SPRINT 24: WEBSUMMIT TEM MAIS RESENHAS & STARTUPS E SEUS DESAFIOS

Quero destacar a WebSummit e os highlights que Francisco Ritondaro nos trouxe do evento. Esse evento foi a trend no Brasil e até ganhou relevância na TV aberta do nosso país, com reportagens, artigos e muitas postagens nas redes sociais. É muita resenha para esse evento internacional que teve sua primeira versão fora da Europa.

Para trazer mais informações sobre o que pode se tornar o maior evento internacional de startups no Brasil, convidei Francisco Ritondaro para mediar a próxima live no canal da Kadmotek no Youtube, com três startupeiros que estiveram presentes no evento, conto mais no nosso tópico final sobre o próximo sprint.

 

O momento para as startups continua desafiador, e a contribuição desse squad foram 9 artigos. Dois desses artigos contaram com novos convidados, Yasmin Graeml, da Flourish Fi, uma das investidas pela Kadmotek, uma nômade digital que trabalha para essa startup de São Francisco, mas a cada post nas redes sociais está em um local diferente; e Felipe Fagundes, da HI, outra das minhas investidas através da Bossanova. Felipe é um jovem startupeiro que começou com um projeto na área de saúde, mas acabou pivotando (mudando o modelo de negócio), para resolver outra “dor” do segmento da saúde. Ele teve a coragem de corrigir seu rumo.

 

Além dos nossos dois estreantes que escreverem sobre desafios com os quais estão lidando, em nossa retrospectiva há muito mais, desde web 3.0, fraudes financeiras, questões jurídicas, home-office, e como sempre abordamos temas relacionados a Fintechs. Fica o convite para ler além do resumo que compartilho, visitar as páginas dos artigos completos, comentar, deixar seu like e compartilhar. Somente assim esse conteúdo poderá alcançar mais pessoas nas redes sociais.

 

 

RETROSPECTIVA – KADBLOG & KADMOTEK

 

Francisco RitondaroHIGHLIGHTS DO WEB SUMMIT RIO

Temos a oportunidade de conhecer, na visão do nosso colunista, o que se destacou nos dias que esteve presente no Web Summit Rio. Ele menciona que o evento reuniu especialistas, empreendedores e entusiastas para discutir e apresentar as últimas tendências do setor. Entre os destaques estão as palestras inspiradoras de líderes de empresas renomadas, como Google e Facebook, que compartilharam insights e experiências. Além disso, foram realizados painéis e debates sobre temas como inteligência artificial, blockchain e impacto social da tecnologia. O texto ressalta que o Web Summit Rio proporcionou uma oportunidade única de aprendizado e networking, impulsionando o ecossistema tecnológico no Brasil e promovendo a inovação no país.

 

João PauloO PAPEL DO VENTURE CAPITAL NO FUTURO DO EMPREENDEDORISMO

O venture capital desempenha um papel crucial ao fornecer financiamento e suporte para startups e empreendedores promissores. Esses investidores estão dispostos a correr riscos ao investir em empresas emergentes com potencial de crescimento e inovação.

João Paulo hoje participa como co-investidor na BossaNova, e é skin in the game, pois também está co-investindo com a Kadmotek, onde também entra com smart-money nas startups que estamos juntos, oferecendo expertise, networking e orientação estratégica para ajudar as startups a alcançarem seu pleno potencial.

 

Nicolas Fabeni PROBLEMAS DE STARTUPS EARLY STAGE

Nosso autor que adora trazer desafios, esse startupeiro é advogado, e hoje sua solução é focada em apoiar o jurídico para startups, ele destaca que, apesar do entusiasmo e da inovação, as startups enfrentam desafios que podem comprometer seu sucesso. Entre os problemas mencionados estão a falta de capital e recursos financeiros, a dificuldade em construir uma equipe talentosa, a falta de experiência na gestão de negócios e a incerteza em relação ao mercado e e aceitação do produto ou serviço. Mais um artigo que destaca a importância de buscar apoio de mentores, investidores e incubadoras, que podem oferecer orientação e suporte para superar os obstáculos típicos das startups em estágio inicial.

 

Yasmin GraemlCIÊNCIA COMPORTAMENTAL IMPULSIONA ENGAJAMENTO E O BEM-ESTAR FINANCEIRO

A ciência comportamental está sendo usada para impulsionar o engajamento e o bem-estar financeiro das pessoas. Nunca nos preocupamos tanto em analisar com a forma como pensamos e tomamos decisões pode afetar diretamente nossa saúde financeira. Por isso, estão sendo aplicados princípios da ciência comportamental no desenvolvimento de soluções que incentivam o planejamento financeiro, o controle de gastos e a economia. Essas soluções utilizam estratégias como gamificação, lembretes automáticos e metas personalizadas para ajudar as pessoas a tomarem decisões mais conscientes e saudáveis em relação ao dinheiro.

 

Leonardo GrapeiaINOVAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS NA PREVENÇÃO A FRAUDES

Grapeia, nossa figurinha carimbada nesse blog, fala sobre como a inovação e as novas tecnologias estão sendo usadas para prevenir fraudes. Ele destaca que as fraudes estão se tornando cada vez mais sofisticadas, exigindo soluções avançadas para combatê-las. As mudanças necessárias para um melhor controle na abertura de contas em bancos digitais. É necessário o maior uso de inteligência artificial, aprendizado de máquina e análise de dados, para identificar padrões suspeitos e prever possíveis fraudes. Além disso, são citadas ferramentas de autenticação biométrica, como reconhecimento facial e de voz, que tornam mais difícil para os fraudadores enganarem o sistema.

 

Eldon Clayton7 FERRAMENTAS PARA TE AJUDAR NO TRABALHO REMOTO

Eldon compartilha sete ferramentas úteis para te ajudar no trabalho remoto. Ele lidera uma startup em Brasília, que antes da pandemia tinha toda a operação local, e hoje não tem mais fronteiras. Somente com recursos tecnológicos foi possível aumentar a colaboração e a produtividade. As ferramentas podem ajudar a manter a equipe conectada, produtiva e eficiente durante o trabalho remoto, tornando-o mais fácil e colaborativo. Lógico que nada disso substitui uma liderança participativa, e comprometida para manter a cultura da empresa, independentemente de estarem remotos.

 

Felipe FagundesCOLAPSO DA SAÚDE: UM PROBLEMA QUE EXIGE SOLUÇÕES INOVADORAS

Nosso estreante abordou o colapso do sistema de saúde e a necessidade de soluções inovadoras para enfrentar esse problema. Destacou que a demanda por serviços de saúde está aumentando rapidamente, enquanto os recursos e infraestrutura não conseguem acompanhar. Para resolver essa situação, são necessárias abordagens inovadoras, como o uso da tecnologia para agilizar processos, a implementação de telemedicina e a adoção de modelos de cuidados preventivos. Essas soluções inovadoras têm o potencial de melhorar a eficiência do sistema de saúde e garantir um atendimento mais ágil e acessível para a população.

 

Gilberto AlbuquerqueTOKENIZAÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO

Muitas pessoas estão pensando a “tokenização” no mercado financeiro é algo que muda todas as regras atuais, mas na verdade ela é mais simples do que isso, é somente um novo meio para que ativos tradicionais como imóveis ou obras de arte sejam transformados em tokens digitais que podem ser negociados no blockchain. Essa tokenização traz várias vantagens como maior liquidez, fracionamento dos ativos e acesso facilitado a investimentos antes restritos a grandes investidores. O que irá permitir a automatização de processos e a redução de custos. Com isso, a tokenização irá revolucionar o mercado financeiro, tornando-o mais acessível e eficiente para todos os tipos de investidores.

 

Leandro ZenO PODER DO EMBEDDED FINTECH

Se você não conhece o que são embedded fintech, ou quer saber mais casos de uso, esse artigo é para você. São fintechs que oferecem serviços financeiros integrados em plataformas de terceiros, como aplicativos de compras ou redes sociais. Essas fintechs têm se tornado populares porque oferecem conveniência e facilidade aos usuários, permitindo que eles realizem transações financeiras sem sair do aplicativo que estão usando. Além disso, essas fintechs podem aproveitar os dados e o contexto das plataformas hospedeiras para personalizar ainda mais os serviços oferecidos. Com isso, as fintechs têm o potencial de transformar a maneira como as pessoas lidam com o dinheiro, tornando as transações financeiras mais simples e acessíveis no dia a dia.

 

 

BOSSA SUMMIT – NA VISÃO DAS VENTURE CAPITALS E FINTECHS

 

Tive o prazer de bater um papo com Ana Laura Rebello, Fabio Leger e Ricardo Hiraki, respectivamente da Leonora Ventures, iCertus e Plano, sobre o maior evento que conecta investidores com startups, além da oportunidade de capturar as percepções e expectativas para o próximo ano, ouvimos os founders dessas duas startups investidas pela BossaNova compartilharem um pouco das “dores” que vem para resolver no mercado financeiro. 

 

 

 

PRÓXIMO SPRINT

 

Podem esperar muito mais conteúdo para o ecossistema de startups, na próxima squad teremos mais sobre Fintechs, Web 3.0, tecnologia, inovação, jurídico para startups e muito mais.

 

A live do próximo sprint como antecipei no início do artigo será mediada pelo Francisco Ritondaro, e teremos também: Aurelio Araújo, Gustavo Del Favero e Juliana Leão, respectivamente da Leadfy, Mintech Brasil e Exio.

 

Recordar é viver, lembre-se de:

• Curtir

• Comentar

• Compartilhar

• Seguir nos canais: LinkedIn e Youtube

• Assine nossa newsletter

 

A Kadmotek é uma venture capital que investe em startups na fase early stage, e busca fornecer conteúdo para apoiar os fundadores durante essa jornada. Isso é feito através de artigos de convidados com experiência comprovada, bem como lives e vídeos disponíveis em nosso canal no YouTube.

 

#partiu

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

ESTAMOS A CAMINHO DA ERA DA CRIPTOECONOMIA?

Que a tecnologia impactou o mercado financeiro, não é novidade. Desde 1990, com o surgimento e rápido crescimento da internet, o mercado financeiro passou por grandes mudanças, desde o surgimento de novos produtos, até novas formas de se relacionar com o cliente e novos modelos de negócios.

PRIVACY BY DESIGN NAS STARTUPS

O conceito de “privacidade desde a concepção” tornou-se mais proeminente nos últimos anos, à medida que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) aumentou as preocupações das empresas sobre questões de privacidade nos seus processos, especialmente em relação à oferta de produtos e serviços ao mercado. A metodologia visa incorporar a privacidade em práticas, tecnologias e sistemas, e ainda serve como diretriz para a criação de novos produtos e serviços.

A IMPORTANCIA DO FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO FEMININO

É impossível falar de empreendedorismo feminino sem entender a motivação por trás de quem empreende, se a ideia empreendedora veio por oportunidade ou necessidade. Por exemplo, um empreendedor que tem a oportunidade de abrir um negócio estando em uma situação “confortável” seja por investimento interno ou recursos próprios.

Idioma »