SPRINT 017 – ENQUANTO ALGUÉM CHORA, AS STARTUPS TÊM QUE VENDER LENÇO

Final de squad, 4 semanas se passaram, o mundo sempre terá desafios e o nosso papel é trazer conteúdo para as startups terem ferramentas para desenvolver o melhor produto.

 

Escrevo essa sprint com o cenário onde o mercado financeiro está stressado, todos os bancos centrais subindo os juros, China ainda com cidades sendo fechadas pela COVID, guerra na Ucrânia, e lemos notícias de muitos fundos de venture capital alinhados com esse momento negativo, as startups sendo cobradas a segurar caixa, até porque as big techs nos EUA sofrem com a alta dos juros americanos.

 

O mercado de early stage que estou inserido houve revisões, mas até por conta do valuation ser menor, os founders tem que se preparar melhor e os fundos desse mercado continuam firmes atrás de oportunidades. Como co-investidor na @BOSSANOVA INVESTIMENTOS tenho acompanhado esse apetite em investir em startups nessa fase, e como disse Antônio Patrus, diretor da Bossa Nova em artigo recente publicado sobre Investimento em Equity é tendência e momento é de oportunidades, “Equity é a palavra do momento”.

 

A kadmotek é uma venture capital que investe em startups na fase early stage, e para apoiar a jornada dos founders buscamos trazer conteúdos que podem agregar nessa travessia, com artigos de convidados com experiência comprovada, em C-LEVEL em companhias de destaque, ou como founders de startups, e em lives que estão disponibilizadas em nosso canal no youtube.

FEBRABAN TECH 2022 – SÉRIE DE LIVES

 
Quem acompanha esses sprints viu que na kadmotek missão dada é missão cumprida. Nesse squad entregamos 3 lives de fintechs presentes na FEBRABAN TECH 2022, onde tive o prazer de conversar com:

Gustavo Del Favero da Mintech Brasil, um papo com uma fintech que traz uma solução que através do celular pessoal identifica o comportamento do usuário, outro ponto que explorei foi a ferramenta de fraude que pode entregar aos seus clientes.

Renato Virches da Vetera Tecnologia e Soluções , uma solução focada no registro de garantias de veículos, cujo diferencial está na análise de garantias com base no desenvolvimento de algoritmos próprios, e ainda toda a expertise de uma equipe de profissionais com experiência de longa data nesse segmento.

Carlos Augusto Oliveira da Certdox, fintech especializada em registro de garantias imobiliárias, dentre outras, e que adquiriu uma startup especializada em voto eletrônico. Além de explorarmos as dores solucionadas, foi uma oportunidade de debater sobre tokenização, e formas de melhorar os processos de garantias para expandir o mercado de crédito.

Para nosso próximo sprint contaremos com mais 2 lives, a Bolsa OTC  com Keiji Sakai, um dos jurados das Fintechs da FEBRABAN TECH, e hoje founder de uma startup que vem com um modelo de tokenização de ativos, falaremos sobre tendências, e claro, sobre o que identificou na FEBRABAN TECH.

Outro convidado será Jean Dantas da Flourish FI, uma fintech americana investida pela kadmotek, que poderá compartilhar conosco a visão de quem visitou pela primeira vez o maior evento de tecnologia do mercado financeiro.

ARTIGOS

Nesse sprint tivemos  6 artigos divididos em 4 autores, sendo que metade deles são do Nicolas Fabeni, CEO da Startlaw, que está dividindo conosco semanalmente um pouco da experiência com o programa de aceleração das startups. Até aqui ele nos trouxe sobre  Startlaw  história de aceleração, a Primeira semana do programa de aceleração de novas ideias 2022, e para finalizar o artigo ele fala sobre Edital de aceleração voltado a novos empreendedores e enquanto durar o programa de aceleração, teremos as contribuições semanais do Nicolas, dividindo um pouco da programação de aceleração  de novas ideias  realizado pela StartLaw, em parceria com a AB2L – Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs e Banana Startups, e patrocinado pela LPBK ADVOGADOS ASSOCIADOSPreâmbulo Tech, FG Capital, Kadmotek Venture e Booming.vc.

 

Tivemos também um artigo que escrevi sobre a palestra do presidente do BACEN, Roberto Campos Neto na FEBRABAN TECH, onde o tema central da sua palestra foi como monetizar ativos digitais, como esses valores podem ser distribuídos, verificados e transferíveis, e sobretudo a visibilidade de todo esse processo, as pessoas estão procurando representação digital de algo que tenha valor.

 

Gabriel Azevedo nos trouxe sua experiência na STARTUP SUMMIT 2022 Florianópolis-SC: 3 dias mergulhado em startups e inovação  ele trouxe um slogan para mexer conosco “Aqui pessoas, tecnologia e inovação se conectam”, lendo esse artigo, é para concluirmos que temos que adicionar esse evento na agenda de 2023, ao ler você capta o melhor do espírito brasileiro, a agenda que ele compartilhou teve aquele coração brasileiro, pelos relatos no nosso colunista.

 

E por último, tivemos  uma figurinha carimbada nesse espaço, Ana  Paula Avanci, com a Parte II – indicadores para startups, o que é necessário para saber investir? Detalhando sobre:

• ARR

• TAM

• SAM

• SOM

• Cash Burn

 

PRÓXIMO SPRINT

 

Já temos duas lives agendadas, e com certeza teremos mais artigos que os startupeiros de plantão poderão tirar lições para seus negócios.

 

Você que chegou até aqui, fica o lembrete: curta, comente, compartilhe, siga nossos canais (linkedin e youtube), e assine nosso newsletter, somente com esse apoio, esse conteúdo irá alcançar mais startupeiros, empreendedores, gestores, gerentes de projetos, investidores, e todos que tiverem algum interesse nesse ecossistema.

 

#partiu

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

SPRINT 034 – NETWORKING E INOVAÇÃO: IMPRESSÕES DO WEB SUMMIT RIO

Foram 3 dias de muitos encontros. Entre eles, @Gabriel Pereira, líder do maior canal do mercado financeiro, o @Let’s Media. Se você acompanha meu conteúdo, também precisa acompanhar o conteúdo produzido por esse ex-produtor de sistemas, um verdadeiro influencer do mercado financeiro.

RESOLUÇÃO DO BANCO CENTRAL: COMO PROMOVER E MONITORAR A SAÚDE FINANCEIRA UTILIZANDO A CIÊNCIA COMPORTAMENTAL E ELEMENTOS DE JOGOS

Em julho deste ano entra em vigor a resolução do Banco Central que determina que as instituições financeiras devem promover ações de educação financeira para os clientes.
Segundo o Banco Central, deve ser incentivado o planejamento e o orçamento pessoal e familiar, uma reserva de emergência sólida e o pagamento de contas em dia, evitando a
inadimplência.

Idioma »