SPRINT 021- STARTUPs O QUE APRENDER COM YASUKE

Durante anos ouvi que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval. Bom, por aqui o kadblog retomou as publicações em janeiro com muitas novidades e já no próximo bloco farei a nossa retrospectiva, mas aproveitando o tema Carnaval, fiquei curioso com o samba enredo campeão do Carnaval de São Paulo, Yasuke, uma história centenária do primeiro samurai estrangeiro e negro do Japão, pensei ser uma fantasia, mas ao pesquisar descobri que existem muitos relatos.  

 

Analisando a mecânica das escolas de samba, que se preparam para o desfile com base em 9 quesitos: 

 

Harmonia 

Enredo 

Bateria 

Alegorias 

Fantasia 

Samba 

Comissão de Frente 

Casal Mestre-Sala e Porta-Bandeira 

Evolução 

 

Podemos fazer vários paralelos com startups, pois os founders costumam exercer vários papéis para assim como as escolas de samba, entregarem um trabalho de excelência, e no caso do Carnaval, sempre me chamou a atenção o fator cultural e a força de recepcionar várias pessoas para com, relativamente, pouca preparação participar de um evento com a grandiosidade e tradição do Carnaval. 

 

E no caso da escolha desse personagem Yasuke, podemos listar muitos aprendizados.Com certeza esse homem negro que servia os jesuítas em uma missão portuguesa em 1579 foi muito hábil para passar a servir o japonês Oda Nobunaga e, para a admiração de muitos, ele já tinha noções de japonês e após um ano era fluente no idioma, além de dominar  técnicas de luta e se tornar uma lenda, ou seja, a observar esse personagem do século XV encontramos as características de preparo, força mental e resiliência, que com certeza devemos buscar em nós para empreendermos no mundo de startups. 

 

 

RETROSPECTIVA – KADBLOG 

 

Abrimos em janeiro com um artigo de Educação Financeira, da nossa sempre presente Ana Paula, trazendo dicas preciosas sobre o assunto e recordando uma das palestras da FEBRABAN TECH.  

 

O segundo artigo trouxe uma visão do tamanho do nosso mercado de saúde, a partir do Digital Health Report, produzido pela Agir Ventures e Elogroup, onde nosso colunista João Paulo Cruz trouxe insights de como o setor de saúde é gigantesco, descontrolado, desorganizado, carente e tecnologicamente arcaico. 

 

Tivemos dois artigos bem focados em startups, um do Adalberto Bem Haja falando sobre o processo de investir em startups, onde explica de forma bem didática os desafios para a captação de uma startup, e os papéis de cada um nesse ecossistema. O segundo artigo foi do CEO da Qista, Leonardo Grapeia, sobre a nova aposta dos investidores: startups camelo, é isso aí, saiu o unicórnio e entrou o camelo, importante entender as mudanças que estão acontecendo nessa indústria. 

 

Deixei a minha marca escrevendo um artigo sobre Desacelerar – o que aprendi nas férias, quis compartilhar com nossos leitores lições que tirei nesse início de ano saindo do uso on-line das redes sociais. 

 

E como prometido novidades no blog, três colunistas novos: Guilherme Zamur, Leonardo Zen e Aurélio Araújo, escrevendo respectivamente sobre: 

 

Fiscal Cripto: A Pioneira para declarações de criptoativos no Brasil – nosso convidado conta a história da sua startup, e esperamos que ele venha trazer mais conteúdo de Web 3.0, para o nosso blog 

 

A Virada do Crédito nos bancos digitais – Esqueça a Americanas, foi muita emoção em janeiro, mas as fintechs operando crédito são os verdadeiros camelos, e como fintechs é algo sempre presente no blog, aguardem que teremos mais a presença do Leonardo Zen nesse canal 

 

Nós acreditamos no trabalho a distância tema muito presente nos encontros com executivos, colocar uma verdade absoluta sempre é um risco, mas nada como ouvir uma opinião do founder de uma startup que está aplicando as medidas na prática, a expectativa é ter mais insights vindo dos founders da C7, trazendo mais conteúdo para a nossa audiência. 

 

 

PRÓXIMO SPRINT 

 

No dia 02 de março estarei participando de uma live no canal da ACREFI, com a participação de Leonardo Grapeia e Renato Virches, respectivamente Qista e Vetera, e mediação de Cintia Falcão. 

 

Ainda nesse mês será gravado um podcast no canal da C7, onde irei bater um papo com Aurélio Araújo e Alfredo Moreira. 

 

E esse squad terá mais artigos focados em nosso ecossistema de startups. 

 

Como sempre, tenho que deixar o recado: 

 

Curta 

Comente 

Compartilhe 

Siga nos canais: LinkedIn e Youtube 

Assine nossa newsletter  

 

A kadmotek é uma venture capital que investe em startups na fase early stage, e buscamos trazer conteúdo para apoiar essa travessia dos founders com artigos de convidados com experiência comprovada e em lives e vídeos que estão disponibilizadas em nosso canal no youtube. 

 

#partiu 

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

SPRINT 034 – NETWORKING E INOVAÇÃO: IMPRESSÕES DO WEB SUMMIT RIO

Foram 3 dias de muitos encontros. Entre eles, @Gabriel Pereira, líder do maior canal do mercado financeiro, o @Let’s Media. Se você acompanha meu conteúdo, também precisa acompanhar o conteúdo produzido por esse ex-produtor de sistemas, um verdadeiro influencer do mercado financeiro.

RESOLUÇÃO DO BANCO CENTRAL: COMO PROMOVER E MONITORAR A SAÚDE FINANCEIRA UTILIZANDO A CIÊNCIA COMPORTAMENTAL E ELEMENTOS DE JOGOS

Em julho deste ano entra em vigor a resolução do Banco Central que determina que as instituições financeiras devem promover ações de educação financeira para os clientes.
Segundo o Banco Central, deve ser incentivado o planejamento e o orçamento pessoal e familiar, uma reserva de emergência sólida e o pagamento de contas em dia, evitando a
inadimplência.

Idioma »