SPRINT 021- STARTUPs O QUE APRENDER COM YASUKE

Durante anos ouvi que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval. Bom, por aqui o kadblog retomou as publicações em janeiro com muitas novidades e já no próximo bloco farei a nossa retrospectiva, mas aproveitando o tema Carnaval, fiquei curioso com o samba enredo campeão do Carnaval de São Paulo, Yasuke, uma história centenária do primeiro samurai estrangeiro e negro do Japão, pensei ser uma fantasia, mas ao pesquisar descobri que existem muitos relatos.  

 

Analisando a mecânica das escolas de samba, que se preparam para o desfile com base em 9 quesitos: 

 

Harmonia 

Enredo 

Bateria 

Alegorias 

Fantasia 

Samba 

Comissão de Frente 

Casal Mestre-Sala e Porta-Bandeira 

Evolução 

 

Podemos fazer vários paralelos com startups, pois os founders costumam exercer vários papéis para assim como as escolas de samba, entregarem um trabalho de excelência, e no caso do Carnaval, sempre me chamou a atenção o fator cultural e a força de recepcionar várias pessoas para com, relativamente, pouca preparação participar de um evento com a grandiosidade e tradição do Carnaval. 

 

E no caso da escolha desse personagem Yasuke, podemos listar muitos aprendizados.Com certeza esse homem negro que servia os jesuítas em uma missão portuguesa em 1579 foi muito hábil para passar a servir o japonês Oda Nobunaga e, para a admiração de muitos, ele já tinha noções de japonês e após um ano era fluente no idioma, além de dominar  técnicas de luta e se tornar uma lenda, ou seja, a observar esse personagem do século XV encontramos as características de preparo, força mental e resiliência, que com certeza devemos buscar em nós para empreendermos no mundo de startups. 

 

 

RETROSPECTIVA – KADBLOG 

 

Abrimos em janeiro com um artigo de Educação Financeira, da nossa sempre presente Ana Paula, trazendo dicas preciosas sobre o assunto e recordando uma das palestras da FEBRABAN TECH.  

 

O segundo artigo trouxe uma visão do tamanho do nosso mercado de saúde, a partir do Digital Health Report, produzido pela Agir Ventures e Elogroup, onde nosso colunista João Paulo Cruz trouxe insights de como o setor de saúde é gigantesco, descontrolado, desorganizado, carente e tecnologicamente arcaico. 

 

Tivemos dois artigos bem focados em startups, um do Adalberto Bem Haja falando sobre o processo de investir em startups, onde explica de forma bem didática os desafios para a captação de uma startup, e os papéis de cada um nesse ecossistema. O segundo artigo foi do CEO da Qista, Leonardo Grapeia, sobre a nova aposta dos investidores: startups camelo, é isso aí, saiu o unicórnio e entrou o camelo, importante entender as mudanças que estão acontecendo nessa indústria. 

 

Deixei a minha marca escrevendo um artigo sobre Desacelerar – o que aprendi nas férias, quis compartilhar com nossos leitores lições que tirei nesse início de ano saindo do uso on-line das redes sociais. 

 

E como prometido novidades no blog, três colunistas novos: Guilherme Zamur, Leonardo Zen e Aurélio Araújo, escrevendo respectivamente sobre: 

 

Fiscal Cripto: A Pioneira para declarações de criptoativos no Brasil – nosso convidado conta a história da sua startup, e esperamos que ele venha trazer mais conteúdo de Web 3.0, para o nosso blog 

 

A Virada do Crédito nos bancos digitais – Esqueça a Americanas, foi muita emoção em janeiro, mas as fintechs operando crédito são os verdadeiros camelos, e como fintechs é algo sempre presente no blog, aguardem que teremos mais a presença do Leonardo Zen nesse canal 

 

Nós acreditamos no trabalho a distância tema muito presente nos encontros com executivos, colocar uma verdade absoluta sempre é um risco, mas nada como ouvir uma opinião do founder de uma startup que está aplicando as medidas na prática, a expectativa é ter mais insights vindo dos founders da C7, trazendo mais conteúdo para a nossa audiência. 

 

 

PRÓXIMO SPRINT 

 

No dia 02 de março estarei participando de uma live no canal da ACREFI, com a participação de Leonardo Grapeia e Renato Virches, respectivamente Qista e Vetera, e mediação de Cintia Falcão. 

 

Ainda nesse mês será gravado um podcast no canal da C7, onde irei bater um papo com Aurélio Araújo e Alfredo Moreira. 

 

E esse squad terá mais artigos focados em nosso ecossistema de startups. 

 

Como sempre, tenho que deixar o recado: 

 

Curta 

Comente 

Compartilhe 

Siga nos canais: LinkedIn e Youtube 

Assine nossa newsletter  

 

A kadmotek é uma venture capital que investe em startups na fase early stage, e buscamos trazer conteúdo para apoiar essa travessia dos founders com artigos de convidados com experiência comprovada e em lives e vídeos que estão disponibilizadas em nosso canal no youtube. 

 

#partiu 

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »