SPRINT 31: RETROSPECTIVA 2023

“Sozinhos andamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe.”

 

Em uma jornada de muitos eventos, internacionais e nacionais, criação de conteúdo intenso para o ecossistema de Startups, com nossos artigos e lives, destaque na mídia das startups de nosso portfólio, um acompanhamento intenso da Quadra nossa última investida, e o encerramento com o prêmio recebido de Mentor do ano pela bossa invest.

 

Os eventos foram em 4 países: EUA; Inglaterra; Holanda e Suiça. No Brasil além de São Paulo, estive em Brasília, Rio de Janeiro, São Carlos e Curitiba. Conteúdo que foi compartilhado no blog, e nas lives do canal. A minha opinião é que esses eventos nos retiram da zona de conforto, e devemos estar abertos a ideias, e opiniões diversas, e com disposição de interagir com pessoas, pois o networking é fundamental para todos, não só startups.

 

Os artigos foram fundamental com conteúdo dedicado a Fintechs, do nosso mestre  Leandro Zen, e também o apoio presente todos os meses dos founders da leadfy: Alfredo Moreira, Aurelio Araujo e Eldon Clayton, hoje acelerados pela Tech Start, e compartilhando muito da experiência deles.

 

Nos últimos meses compartilhamos a Kadmotek e as startups do seu portfólio na mídia, foi com muito orgulho que tivemos no Valor Econômico, a Quadra Gestora de micro-venture capital aposta em startups do tipo “early stage” de ativos digitais, serviços financeiros, entre outros, e nossa participação no Finsiders,

“No early-stage não falta dinheiro”, dizem líderes da Kadmotek.

 

A Quadra significou um passo intenso da Kadmotek, a sua entrada no mundo Web 3, só foi possível com o investimento conjunto com Amerson Magalhães, João Caritá Junior, Carlos Augusto Oliveira, Frank Yutaka Fujisawa, João Paulo Cruz e Juliano Primavesi. Foram várias visitas para Europa, participando das discussões estratégicas do time e criando uma rede de networking internacional. O mercado de criptoativos está prestes a sair de um grande bear market, com o aguardado lançamento da ETF da BlackRock, e essa startup liderada por Pedro Birmann, e com mais seus 3 founders Thiago Benhami, Ambrose Regan e Marcello Piola veio para ser a solução ONE-STOP SHOP para o mundo de fundos de assets digitais.

 

E o prêmio de mentor de 2023 da bossa invest, onde atuo no pool Fintech, que tem a liderança  do João Bezerra Leite , onde aplicamos mentorias mensais para as Fintechs do nosso pool, junto com outros investidores, mas que destaco o Carlos Augusto de Oliveira e o Rodolfo Fücher com quem sempre aprendo muito nessa jornada. As fintechs que faço acompanhamento mensal Fiscal Cripto do Guilherme Zamur e Andre Ynouye e a LeverPro do Alysson Guimarães.

 

Além das mentorias na Bossa Invest, realizei mentorias voluntárias, e em dois programas de aceleração, o da  Web3Valley e o da Startlaw.

 

Esses programas foram oportunidade de trocas de experiências ricas dentro do ecossistema, e quem tem no meu caso pessoal contribuindo para ter mais repertório para as startups que realizo investimentos diretos, co-investimento ou simplesmente pró-bono.

 

Agora segue minha habitual retrospectiva dos últimos conteúdos da Kadmotek.

 

RETROSPECTIVA – KADBLOG & KADMOTEK

EXPLORANDO OS LIMITES DA ZONA DE CONFORTO: O ENCANTO DA APRENDIZAGEM CONTÍNUAAdalberto Bem Haja

A aprendizagem contínua é mais do que um caminho para adquirir novos conhecimentos; é uma jornada que desencadeia o crescimento, promove a adaptabilidade e enriquece a vida de maneiras inesperadas. Confira no artigo do parceiro Adalberto Bem Haja.

STARTUPS E SUSTENTABILIDADE (ESG)Nícolas Fabeni

Startups e sustentabilidade (ESG) estão cada vez mais interligadas à medida que as empresas buscam integrar práticas ambientais, sociais e de governança em seus modelos de negócios. ESG refere-se a critérios utilizados pelos investidores para avaliar o impacto social e ambiental de uma empresa, além de sua governança corporativa. Esse assunto foi pauta do programa de Aceleração de Novas Ideias da StartLaw e voce confere aqui com Nícolas Fabeni.

BUSINESS AS A SERVICELeandro Zen

“Business as a Service” (BaaS) é um conceito que estende os princípios dos modelos de negócios tradicionais para o domínio da computação em nuvem e arquitetura orientada a serviços. O BaaS envolve essencialmente fornecer diversas funções e serviços empresariais em uma base de assinatura ou pagamento conforme o uso, semelhante à oferta de serviços de computação em nuvem. Ele permite que as empresas acessem e utilizem funcionalidades específicas sem a necessidade de desenvolvimento interno extensivo ou infraestrutura. Esse foi o tema do artigo do nosso parceiro Leandro Zen.

KPIS: FERRAMENTAS QUE IMPULSIONAM O CRESCIMENTO E ACELERAÇÃO DE STARTUPSNícolas Fabeni

Com destaque para o 4º Edital de Aceleração de Novas Ideias da StartLaw,  Nícolas Fabeni fala sobre KPIs, ou Indicadores-Chave de Desempenho, que desempenham um papel crucial no impulsionamento do crescimento e aceleração de startups. Essas métricas fornecem insights valiosos sobre o desempenho e o progresso de uma empresa, ajudando os empreendedores a tomar decisões informadas e aprimorar suas estratégias.

EXPLORANDO O UNIVERSO WEB 3.0: REFLEXÕES A PARTIR DA WEB3VALLEYGilberto Albuquerque

Entre uma escala e outra, também participei no Brasil de alguns eventos. E nesse artigo trago insights de dois eventos relacionados à Web 3.0 no Brasil: O Web3Valley – Imersão Angel 3.0 e o Blockchain Festival Rio 2023, com destaque para alguns temas e painéis dos eventos, as oportunidades, conexões e networking.

CRIPTO VALLEY: DA REVENDA DE FERRARIS À TOKENIZAÇÃO DE ATIVOSGilberto Albuquerque

Em outubro de 2023, participei do CV SUMMIT, um evento realizado pelo CV Labs em Zug, na Suíça, conhecida como o Cripto Valley. E nesse artigo contei um pouco sobre o evento, quais foram os temas de destaque e muito mais.

TUDO O QUE SUA EMPRESA PRECISA SABER PARA NÃO PERDER ESPAÇO ONLINE PARA OS CONCORRENTESEldon Clayton 

Para garantir que sua empresa não perca espaço online para os concorrentes, é crucial adotar uma abordagem estratégica e proativa em relação à presença digital, e ao implementar essas práticas, sua empresa estará mais bem posicionada para competir efetivamente no espaço online e manter ou aumentar sua presença digital em relação aos concorrentes, confira no artigo do nosso parceiro Eldon Clayton.

DESVENDANDO O OPEN FINANCE: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E REFLEXÕES – Gilberto Albuquerque

O Open Finance representa uma mudança significativa no cenário financeiro, trazendo consigo tanto desafios quanto oportunidades. A abordagem cuidadosa, a regulamentação eficaz e a conscientização dos consumidores são elementos fundamentais para garantir uma transição bem-sucedida para esse novo paradigma financeiro aberto. Sugiro que leia meu artigo e assista as duas lives disponíveis em nosso canal sobre o tema Open Finance, os links você encontra no artigo.

SÃO CARLOS EXPERIENCE E A WEB3Daniel Constantino de Oliveira

Em outubro de 2023, a cidade de São Carlos sediou o São Carlos Experience, um grande evento de inovação e tecnologia com conteúdo relevante sobre empreendedorismo e inovação, exposição de startups, música e gastronomia.
Nesse artigo, Daniel Constantino de Oliveira, conta sobre o evento, as trilhas de Web3 e muito mais.

Live: Money 20/20 USA

A última live do ano foi sobre a Money 20/20 USA, um bate papo com Leandro Zen CEO da Zink | Fintech as a Service  e Pedro F. Moura , CEO da Flourish Fi. Confira aqui o conteúdo na íntegra

Episódio 02 – Especial Blockchain Festival 2023

Durante o Blockchain Festival 2023, no Rio de Janeiro, tive a honra de participar de um bate papo com Guto Farias e Daniel Constantino, Cofundadores da Web3Valley  e mediação de Leandro Mazzetto do canal On THE BIT, falando sobre temas relevantes como: Os desafios no acesso ao financiamento para empreendedores; A importância de um ambiente propício ao desenvolvimento tecnológico; Discussão sobre os aspectos culturais e inovadores da tecnologia blockchain e muito mais. Acesse o vídeo abaixo e confira na íntegra.

PRÓXIMO SPRINT

Agora vem a pausa merecida, em janeiro não tem sprint da Kadmotek, somente em fevereiro devemos estar de volta, e teremos novidades. Em 2024 pode contar que o portfólio da Kadmotek irá crescer com mais um player global e mais startups brasileiras.

 

A Kadmotek é uma venture capital que investe em startups na fase early stage, e busca fornecer conteúdo para apoiar os fundadores durante essa jornada. Isso é feito através de artigos de convidados com experiência comprovada, bem como lives e vídeos disponíveis em nosso canal no YouTube.

 

#partiu

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

SUPERANDO DESAFIOS: A JORNADA DAS STARTUPS EM ESTÁGIO INICIAL

No panorama global atual, pequenos empreendedores que lançam startups de tecnologia estão se deparando com um terreno cada vez mais complexo e desafiador. Tais desafios começam com a captação de recursos, um processo que se mostra particularmente difícil em países onde o ecossistema de capital de risco ainda é incipiente.

SXSW: O QUE ROLOU SOBRE WEB 3 E IA

De 8 a 16 de março de 2024, mais de 350 mil pessoas estiveram em Austin, para acompanhar quase 3000 palestrantes, onde foram recebidas pessoas do mundo inteiro, a Sandy Carter trouxe a palestra “A fusão mente-máquina: sete tendências futuras em um mundo pós-inteligência artificial no trabalho”, e Chris Dixon em um bate-papo com Camila Russo, founder, The Deflant, compartilhou a “Construindo a Próxima Era da Internet”.

BLOCKCHAIN E TIDC: A REVOLUÇÃO NO MERCADO DE CAPITAIS

Um exemplo claro dessa tendência é a crescente compreensão do conceito de um Token de Investimento em Direitos Creditórios (TIDC) por aqueles que já trabalhavam com os conhecidos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC).

Idioma »