SPRINT 22 – SXSW 2023: QUAIS FORAM OS TRENDS DA SXSW 2023?

Passei 9 dias em Austin, Texas, conhecida como a Weird City, e como o ponto azul em um mar vermelho, na SXSW, a South By Southwest, um festival de música, cinema e tecnologia, que reúne grandes nomes para discutir tendências, inovações, casos de uso, entre tantos outros assuntos. O evento tem como característica nos deixar com gosto de FOMO “Fear of Missing Out” (medo de perder algo, em tradução livre).
 
Assisti muitas palestras e entre elas Simran Jeet Singh, acelerando a ciência do cannabis, 2032 e os fim dos médicos, Miranda Kerr, Amy Webb, Esther Perel, Dmitri Alperovitch, Valerie June, Sandy Carter, Nabil Ayers, Greg Brockman (CEO da OpenAI), entre muitos outros nomes. Como meu inglês ainda tem muito a evoluir, sempre tive a companhia do Otter, um aplicativo que grava e transcreve de forma simultânea o conteúdo.
 
Estive em dois espaços muito concorridos no evento, o XR Experience, onde pude participar de várias vivências, com realidades mistas e virtuais, inclusive de uma empresa brasileira, e também no Creative Industry Expo, com diversas startups e empresas apresentando suas soluções. Foi uma experiência incrível.
 

 

Na minha agenda paralela, a convite do Pedro Moura da FlourishFI estive na VCFamillia & Founder Famillia Midday Mixer At SXSW, um encontro de latino-americanos da indústria de startups. Também peguei carona com um dos convidados Mario Lemos , e visitamos um lab onde vimos um robô autônomo que já está sendo testado na indústria de logística e petroleira (pena que não era permitido fotografar).

 

Muito conteúdo que quero dedicar um artigo, ou mais, para escrever em detalhes, mas respondendo à pergunta do meu título, o que pode divergir da opinião de outros participantes, as trends que para mim se destacaram foram IA (inteligência artificial) e health (saúde), devido à quantidade de painéis, e claro, às pessoas com que convivi.

 

RETROSPECTIVA – KADBLOG

 

Em matéria de artigos tivemos Leandro Zen, compartilhando O que fazer dentro de casa?, mais uma vez apresentando um case de quem passou por todos os cenários, ele que foi startupeiro, tocou uma empresa financeira e voltou a empreender. Nas entrelinhas, destaca toda a cadeia de processos de tecnologia ultrapassando o tema desenvolvimento, completamente em linha com o início desse artigo. São tantas as mudanças de tecnologia que fica a pergunta: qual será o tamanho do investimento se sua empresa ou startup quiser fazer tudo sozinha?

 

Quando a turma dos nerds se junta adoramos conversar sobre produto, frameworks, modelos de desenvolvimento, sempre trocamos ideias e experiências e aprendemos juntos. E quando os founders me apresentam seus pitchs precisam estar preparados para essa sabatina, mas depois de 3 anos como anjo investidor, assistindo pitchs pela kadmotek ou da Bossanova, apreendi na pele que a agenda do produto concorre em igualdade com a agenda comercial e, nada melhor do que um artigo do Adalberto Bem Haja, sobre Como montar uma equipe de vendas, pois essa é uma dor constante de muitos empreendedores. Outro dia, ao questionar um founder em uma captação sobre como iria fazer com as vendas ao finalizar o round, ouvi a resposta que iria usar os recursos para contratar um gerente comercial, resposta ERRADA, a startup e qualquer empresa precisa de pessoas para tocar o comercial, mas a estratégia tem que ser definida pela liderança. O gerente executa.

 

E para finalizar os artigos, um novo colunista Eldon Clayton, CTO da C7Auto, com 7 dicas sobre o trabalho remoto, essa temática é recorrente no nosso blog e o legal desse artigo são as tips práticas para aplicarmos em qualquer equipe, ou seja, um livro de receitas com fórmulas para:

 

• Rotina

• Ambiente

• Pausas

• Conexão e equipamento

• Hidratação e alimentação

• Interação

• Sobre problemas

 

No canal da kadmotek subiu a live realizada pela ACREFI, com a participação de Leonardo Grapeia e Renato Virches, respectivamente Qista e Vetera, e mediação de Cintia Falcão.

 

 

PRÓXIMO SPRINT

 

Com tanto conteúdo da SXSW 2023 preciso decidir sobre qual tema irei escrever primeiro ou se farei um mix de conteúdo e já estou convidando outros participantes desse evento para compartilharem diferentes pontos de vista, e trazer mais sobre a SXSW 2023.

 

No canal da kadmotek teremos o podcast da C7Auto, onde bati um papo com Aurélio Araújo, Alfredo Moreira e Eldon Clayton.

 

E para você que chegou até aqui, vale lembrar:

• Curta

• Comente

• Compartilhe

• Siga nos canais: LinkedIn e Youtube

• Assine nossa newsletter

 

A kadmotek é uma venture capital que investe em startups na fase early stage e busca trazer conteúdo para apoiar essa travessia dos founders, com artigos de convidados com experiência comprovada, lives e vídeos que estão disponibilizadas em nosso canal no Youtube.

 

#partiu

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

SPRINT 034 – NETWORKING E INOVAÇÃO: IMPRESSÕES DO WEB SUMMIT RIO

Foram 3 dias de muitos encontros. Entre eles, @Gabriel Pereira, líder do maior canal do mercado financeiro, o @Let’s Media. Se você acompanha meu conteúdo, também precisa acompanhar o conteúdo produzido por esse ex-produtor de sistemas, um verdadeiro influencer do mercado financeiro.

RESOLUÇÃO DO BANCO CENTRAL: COMO PROMOVER E MONITORAR A SAÚDE FINANCEIRA UTILIZANDO A CIÊNCIA COMPORTAMENTAL E ELEMENTOS DE JOGOS

Em julho deste ano entra em vigor a resolução do Banco Central que determina que as instituições financeiras devem promover ações de educação financeira para os clientes.
Segundo o Banco Central, deve ser incentivado o planejamento e o orçamento pessoal e familiar, uma reserva de emergência sólida e o pagamento de contas em dia, evitando a
inadimplência.

Idioma »