TUDO O QUE SUA EMPRESA PRECISA SABER PARA NÃO PERDER ESPAÇO ONLINE PARA OS CONCORRENTES

A concorrência sempre vai existir. Por isso, garantir uma fatia do mercado, oferecendo diferenciais, é um dos maiores desafios das empresas, além da crise financeira e instabilidade da economia.

 

Desenvolva estratégias inovadoras

 

A concorrência no mundo digital é tão acirrada quanto no mundo real e, para se destacar, é melhor estar à frente e ficar sempre de olho nas novidades. Os recursos tecnológicos estão se reinventando constantemente e é preciso estar atento para perceber o que se enquadra melhor na sua comunicação de forma a atrair seus futuros clientes.

 

Investigue o que seus concorrentes estão fazendo

 

A famosa “stalkeada” que muitas pessoas utilizam na vida particular, aqui também tem um papel importante para o marketing digital. É fundamental monitorar as ações de seus concorrentes (para ter conhecimento, não copiar), avaliar e saber como se diferenciar de forma que seja possível inovar e estar em primeiro lugar. Afinal, é o que dizem o quão importante é aprender com os erros alheios, certo?

 

Você pode pesquisar, por exemplo, como estão as falhas dos sites ou ver as reclamações dos clientes direcionados a isso em redes sociais, hashtags ou sites especializados como o Reclame Aqui.

 

Compare sempre seus pontos fortes e fracos

 

A partir desta investigação de concorrentes no segmento e do mesmo porte que você, faça uma lista comparativa do que a sua empresa possui de melhor e pior em relação aos outros. Afinal, a disputa pelo mercado digital anda cada vez mais acirrada e sempre o melhor estará à frente.

 

Para avaliar seus pontos fortes, questione quais são eles. Como andam as comunicações nas redes sociais? Você tem uma boa taxa de abertura de seus e-mails marketing? Você recebe feedbacks positivos em avaliações e comentários? Suas publicações estão sendo compartilhadas? Se sim, vale a pena investir ainda mais nesses pontos e estar sempre se aprimorando.

 

Quanto aos pontos fracos você deve se questionar, por exemplo, se está oferecendo conteúdo de qualidade, se está tendo boas estratégias de inbound, se está tendo uma boa performance em mecanismos de busca. Caso a resposta seja, de fato, negativa, é de extrema importância entrar em contato com profissionais da área.

 

Valorize a jornada e experiência do cliente

 

É preciso pensar pela lógica do consumidor: é claro que ele, antes de entrar em contato com você por meio de alguma plataforma digital, já realizou uma pesquisa sobre você e seus concorrentes e, se ele entrou em contato com você, é porque você está conquistando o seu espaço online. E o melhor: sabendo disso, você deve valorizar ainda mais este cliente oferecendo experiências diferenciadas, como melhores condições, por exemplo.

 

E claro: invista sempre no atendimento impecável e respostas rápidas nas redes sociais, explorando recursos tecnológicos para apresentar melhor seus produtos (como vídeos e tutoriais, por exemplo).

 

Fortaleça a sua marca melhorando o seu branding

 

É normal encontrar os mesmos produtos sendo vendidos por empresas concorrentes com faixas de preços semelhantes. Mas a questão é: qual é o seu diferencial que fará com que o consumidor escolha você? É aí que entra o poder da sua marca!

 

É de extrema importância que você trabalhe o seu branding, ou seja, tratar de ações alinhadas ao posicionamento e aos valores da sua marca, com o objetivo de criar conexões tanto conscientes quanto inconscientes para que seus clientes escolham a sua empresa. Vale ressaltar que, a forma como o seu conteúdo é oferecido, a personalidade da marca, tom de voz utilizado, a persona e os canais de comunicação, também influenciam e impactam diretamente neste posicionamento, exigindo uma grande porcentagem da sua atenção.

 

Seguindo essas orientações, a sua empresa ficará em destaque no ambiente digital, fidelizando e conquistando mais clientes. Conte sempre com um time qualificado para aumentar ainda mais a sua performance no marketing digital.

 

>> Esse texto foi editado e a versão original foi publicada por C7 Auto, confira aqui.

 

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