SPRINT 20: BYE BYE 2022 WELCOME 2023

Um ano intenso chega ao final e no primeiro sprint que escrevi no início do ano, o 9º, citei como o ano seria desafiador, com nossa taxa de juros voltando a dois dígitos, eleições e copa do mundo, e claro que o ecossistema de startups foi afetado de diversas formas, mas ao mesmo tempo, a tecnologia é uma teia de oportunidades e vem tecendo os caminhos, superando as adversidades. Revisitando os sprints anteriores, onde descrevo sempre a squad das quatro semanas de atividades, fiz meu exercício de retrospectiva e gostaria de compartilhar com você, caro leitor.

 

 

RETROSPECTIVA – BYE BYE 2022

 

Nômade digital (sprint 019) – O meu desafio pessoal é continuar com a minha jornada de nômade digital, onde busco conhecer outras culturas e entender como o ecossistema de startups se comporta em cada uma delas. Em 2021, fiz minha primeira visita ao Vale do Silício, e claro, gostei tanto que retornei esse ano, e na ocasião anunciei que a Kadmotek adicionou em seu portfólio a Flourish FI, do founder Pedro Moura e Jessica Eting (sprint 013). Ainda no Vale, tive o prazer de ter contato com a Drumwave, do André Vellozo, que trabalha um tema muito presente nas palestras do nosso presidente do BACEN, Roberto Campos Neto, que é a monetização de dados (sprint 018). Esse ano passei também uma temporada na Inglaterra, independente do BREXIT, e percebi que Londres continua sendo um importante centro financeiro, com um governo que tem uma política de apoio às startups nascentes e o ambiente de web 3.0 está muito ativo.

 

Em décadas no mercado de tecnologia, nunca participei de tantos eventos presenciais e todos com muitos aprendizados: SXSW (sprint 011); BossaSummit (sprint 012); Itaú Tech Founders (sprint 012);  CONARH; FEBRABAN TECH (sprint 016); FENABRAVE e HIS.

 

O ano foi bem intenso e cheio de muitas novidades. Atuando como conselheiro na SF3 (sprint 014), participei da criação da nova marca.

 

A Kadmotek foi uma das patrocinadoras do Programa de Aceleração de Novas Ideias 2022 (sprint 017), da Startlaw com o apoio da AB2L, com uma série de artigos assinados por Nicolas Fabeni contando um pouco mais sobre o programa e participei de mentorias para startups junto com João Paulo Cruz.

 

Realizamos 14 lives nesse ano, inclusive uma série com fintechs (Mintech; Vetera; Certdox; Bolsa OTC e Flourish FI) que estiveram da FEBRABAN TECH 2022, e ainda recebi o convite da ACREFI (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento), para debater o tema de tokenização de Ativos (sprint 019).

 

Todo esse conteúdo incrível movimentou nossas redes ao longo desse ano. Muitos assuntos, muito conteúdo e claro, muito aprendizado.

 

Mas antes da retrospectiva do kadblog, quero lembrar que esse projeto vem de encontro com a busca de conhecimento, onde os convidados que escrevem no blog e participam das lives compartilham suas experiências e, para isso o algoritmo das redes sociais precisa ser alimentado com sua curtida, comentário e compartilhamento.

 

 

RETROSPECTIVA – KADBLOG

 

Fechamos o ano com o artigo do Carlos Augusto, sobre as Tendências de Inovações da Indústria Financeira! O que nos aguarda para 2023?, esse artigo foi um resumo dos comentários e conclusões de um Webinar da CERTDOX , com a participação de Diego Perez, Presidente da ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs) e Rodrigo Henriques, Diretor da FENASBAC (Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central), esse artigo traz uma síntese das iniciativas que se destacaram:

 

• Consolidação da Agenda BC#

PIX

OPEN BANKING

CBDC Brasileiro – Real digital

Lift – laboratório de inovação do BACEN

NEXT – programa de aceleração coordenado pela FENASBAC

 

 

E as tendências para 2023:

PIX – Evolução da agenda

Câmbio – disrupção do mercado

OPEN FINANCE

Monetização de dados

Blockchain

Cryptoeconomia

DEFI – Real digital

DEFI – Tokenização

E muito mais…

 

Ainda tivemos também artigo sobre  Programa de Aceleração da Starlaw, com o Demoday da AB2L, de autoria de Nicolas Fabeni. E um artigo com uma reflexão sobre inovações e mudanças nas relações trabalhistas, de autoria de nossa advogada especializada em LGPD, Dra. Camila Cruz, onde fica claro a mudança cultural que estamos atravessando nesse período no consumo de conteúdo da sociedade.

 

Da minha parte, também fechei os artigos sobre a série de lives que realizei a partir da FEBRABAN TECH:

CERTDOX E A REVOLUÇÃO DA INDÚSTRIA FINANCEIRA – Convidado Carlos Augusto

Bolsa OTC: Tokens, Crypto e Blockchain – Convidado Keiji Sakai

Flourish FI: A startup brasileira que nasceu no vale do Silício – Convidado Jean Dantas

 

E a entrega da última live do ano que realizei com Adalberto Bem Haja e Ubiratan Dib Nogueira, para debater Inovação e segurança: podem andar juntas?, onde troquei o papel de moderador com o Ubiratan e debatemos esse tema tão controverso.

 

 

 

PRÓXIMO SPRINT – WELCOME 2023

 

As tendências para 2023 estão no nosso último artigo do ano, como escrevi na retrospectiva do kadblog, e minha expectativa para a Kadmotek é que esse ano que está chegando seja bem recebido e que possamos continuar compartilhando com vocês muito conteúdo sobre:

 

Startups – Novas investidas, depois de um 2022 bem intenso, criticando, apoiando e dando mentoria, estamos mais próximos de trazer novos founders e suas startups ao portfólio da Kadmotek;

Artigos – Novos colunistas vindos do ecossistema de tecnologia, e lawtechs, chegam para oxigenar nosso blog;

Artigos – Jornada digital vai contar um pouco mais sobre o mercado de startups de Londres e compartilhar uma nova experiência em nosso globo;

Canal Youtube – Teremos um painel de entrevistas com startups e fintechs, e mais conteúdo sobre dores e fricções do mercado que essas startups buscam resolver

 

Você que chegou até aqui, lembro que o algoritmo das redes sociais, é maníaco-depressivo, por isso:

Curta

Comente

Compartilhe

Siga nos canais: LinkedIn e Youtube

Assine nosso newsletter

 

A Kadmotek é uma Venture Capital que investe em startups na fase early stage, e buscamos trazer conteúdos para apoiar essa travessia dos founders, com artigos de convidados que compartilham suas experiências reais, e lives com tendências e temas ligados ao ecossistema de startups sempre disponibilizadas em nosso canal no Youtube.

 

#partiu

 

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

SPRINT 034 – NETWORKING E INOVAÇÃO: IMPRESSÕES DO WEB SUMMIT RIO

Foram 3 dias de muitos encontros. Entre eles, @Gabriel Pereira, líder do maior canal do mercado financeiro, o @Let’s Media. Se você acompanha meu conteúdo, também precisa acompanhar o conteúdo produzido por esse ex-produtor de sistemas, um verdadeiro influencer do mercado financeiro.

RESOLUÇÃO DO BANCO CENTRAL: COMO PROMOVER E MONITORAR A SAÚDE FINANCEIRA UTILIZANDO A CIÊNCIA COMPORTAMENTAL E ELEMENTOS DE JOGOS

Em julho deste ano entra em vigor a resolução do Banco Central que determina que as instituições financeiras devem promover ações de educação financeira para os clientes.
Segundo o Banco Central, deve ser incentivado o planejamento e o orçamento pessoal e familiar, uma reserva de emergência sólida e o pagamento de contas em dia, evitando a
inadimplência.

Idioma »