SÃO CARLOS EXPERIENCE E A WEB3

São Carlos é um polo consolidado em formação de doutores e grandes mentes acadêmicas, mas esse ano, foi dado mais um passo na cidade em prol da inovação e tecnologia, estou falando do São Carlos Experience que aconteceu em outubro, na semana de 22 a 29. A proposta do evento foi trazer conteúdos relevantes sobre empreendedorismo e inovação, exposição de startups, música e gastronomia.

 

Tive a oportunidade de participar do evento não só como espectador, mas como painelista, para falar de Web3 e como essa tecnologia gera oportunidades de negócios e investimentos, aliás, me surpreendeu positivamente o evento trazer conteúdos sobre Web3, este ano participei de muitos grandes eventos e poucos tiveram trilhas específicas sobre este assunto.

 

As trilhas de Web3 trouxeram os seguintes painéis:

NFT não é só figurinha!

Esse painel foi muito bem representado por George Garrido, entusiasta e investidor de Web3 e CEO da OneSix, teve também participação dos empreendedores Lucas Schoch CEO da Bitfy BWS e Nathalia Locks CEO da Sislabs e também contou com a participação do Gilberto Albuquerque investidor e CEO da Kadmotek Venture, além de ser mediado por Leandro Mazzetto empreendedor, Founder da Investy Club e produtor de conteúdo sobre Web3.

 

O painel teve como principal objetivo ressignificar as aplicações que são possíveis com NFT’s, que vai muito além de uma figurinha como sugerido no tema, isto é, NFT’s podem ser amplamente aplicadas para otimizar processos, quando aplicado por exemplo no setor de ingressos, clube de benefícios, artes, entre outras aplicações. Na minha percepção, o painel mais do que cumpriu com o prometido e o mais importante, é que cada um dos painelistas atuam de formas distintas no mercado, o que contribui para uma visão multidisciplinar.

Painel: NFT Não é só figurinha, Sanca Experience 2023

A verdadeira história da Web3

A verdadeira história da Web3, foi uma palestra conduzida por Lucas Schoch, fundador e CEO da Bitfy BWS. Mais do que falar da relevância da transformação que vem acontecendo nessa nova geração da internet, o conteúdo exposto por Lucas, trouxe muitos inputs importantes sobre o nascimento dessa tecnologia, demonstrando que mais do que uma nova tecnologia, existem aspectos culturais, sociais e econômicos que provocaram essa disrupção.

 

Na minha opinião, esse conteúdo foi muito rico, quando entendemos os bastidores de uma inovação, temos mais clareza sobre o real impacto e importância do que está sendo construído, e essa palestra trouxe esses fundamentos para os espectadores.

Painel: A verdadeira história da Web3, Sanca Experience 2023

Por que Web3 e por que agora?

Nesse painel que tive o prazer de participar juntamente com meu sócio, Guto Farias CEO na Web3Valley e sendo mediado por George Garrido, CEO da OneSix, tivemos a oportunidade de discutir sobre o porque a Web3 será amplamente adotada em um futuro não muito distante bem como porque agora é o melhor momento para aprender, investir e empreender em Web3.

 

O objetivo do painel foi escancarar o tamanho da oportunidade que estamos vivendo na web3, novos modelos de negócios, novas formas de resolver problemas, novos modelos de investimentos e produtos financeiros e muitas demandas educacionais.

 

Foi um bate-papo muito rico e legal de participar, acredito muito que temos muitas oportunidades no setor, poder espalhar essa mensagem faz parte do meu propósito e da Web3Valley na qual sou co-fundador e executivo.

Painel: Por que Web3 e por que agora, Sanca Experience 2023

O futuro da Web3 no Brasil

O último painel que também pude participar, foi conduzido magistralmente por Gilberto Albuquerque, trazendo grandes provocações para os participantes do painel que além de mim contou novamente com Guto Farias e Lucas Schoch.

 

Discutimos um pouco sobre as perspectivas futuras da web3 no Brasil, destacamos especialmente o movimento realizado pelo Banco Central com a implementação do DREX, que é o sistema base para o Real Digital que entrará em produção em 2024.

 

Foi destacado que com esse movimento do banco central, o mercado se torna ainda mais oportuno para projetos, novos produtos financeiros com base em tokenização e soluções que agreguem infraestrutura blockchain para companhias, fundos e players especialmente do mercado financeiro. Além disso, Guto destacou o quanto o cenário Brasil está favorável para inovação e Startups, em breve a tendência é o setor atrair olhares de fundos de risco brasileiros que ainda estão tímidos em investimentos nesse ramo.

Painel: O futuro da Web3 no Brasil, Sanca Experience 2023

Conclusão

São Carlos foi incrível em promover um evento de alto nível, superou muito minhas expectativas, embora eu tenha destacado as trilhas de web3, houve muitos outros conteúdos relevantes sobre empreendedorismo, investimentos, tecnologia e Startups. Foram mais de 200 horas de conteúdo, 200 palestrantes, 9.000 participantes, 3.000 inscritos nas trilhas e mais de 18 cidades participantes, sem contar que o evento foi acompanhado de muita boa música e uma gastronomia local que surpreendeu o paladar.

 

Acredito que a cidade está no caminho certo e sem dúvidas o resultado desse movimento é atrair talentos, recursos e parceiros relevantes para o desenvolvimento da cidade, nesse caminho, a Web3Valley, Kadmotek Venture, Bitfy BWS e outras empresas que participaram, já estão analisando possibilidades de estarem próximas e ativas na cidade, isso é muito importante e positivo para todos os envolvidos.

 

Não poderia finalizar sem agradecer aos parceiros e amigos que estiveram comigo nessa missão, em especial ao Gilberto Albuquerque que nos conectou com o George Garrido, ao Garrido, que representou em maior nível a cidade de São Carlos, nos conectando ao ecossistema e participando na organização do evento, ao Guto Farias que sempre está conosco levando conhecimento e oportunidades da Web3 pelo ecossistema da Web3Valley, ao Lucas Schoch que além de ser um cara mega inteligente e conectado, está construindo algo incrível na Bitfy BWS, ao Leandro Mazzetto que nos últimos tempos tem nos acompanhado em vários eventos e representa muito bem o ecossistema empreendedor Web3 e por último o grande José Portela que tem se dedicado a acompanhar o ecossistema de novos empreendedores e também está sempre conosco nos eventos.

 

Desejo que 2024 seja um ano incrível para São Carlos, para todos os amigos e leitores da Kadmotek Venture e para todo o ecossistema da nova era da internet, WEB3.

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

OS CICLOS DO CRÉDITO

O desafio começa logo na primeira análise, primeiro ciclo que pensamos em sua maior parte, fazer em um período maior, a sua renovação, manutenção ou alteração. A abertura de limite, um processo geralmente mais minucioso e por isso, o pensamento de ter uma manutenção menor, uma vez que grande parte, ou parte dos players do mercado, realiza várias buscas e análises manuais.

SUPERANDO DESAFIOS: A JORNADA DAS STARTUPS EM ESTÁGIO INICIAL

No panorama global atual, pequenos empreendedores que lançam startups de tecnologia estão se deparando com um terreno cada vez mais complexo e desafiador. Tais desafios começam com a captação de recursos, um processo que se mostra particularmente difícil em países onde o ecossistema de capital de risco ainda é incipiente.

SXSW: O QUE ROLOU SOBRE WEB 3 E IA

De 8 a 16 de março de 2024, mais de 350 mil pessoas estiveram em Austin, para acompanhar quase 3000 palestrantes, onde foram recebidas pessoas do mundo inteiro, a Sandy Carter trouxe a palestra “A fusão mente-máquina: sete tendências futuras em um mundo pós-inteligência artificial no trabalho”, e Chris Dixon em um bate-papo com Camila Russo, founder, The Deflant, compartilhou a “Construindo a Próxima Era da Internet”.

Idioma »