SPRINT 016: RETROSPECTIVA & FEBRABAN TECH

Quem já acompanha os sprints que escrevo sabe que ao final de cada quatro semanas faço uma retrospectiva dos artigos, lives e outras ações da kadmotek. Quando constituí essa venture capital, meu propósito era que os meus investimentos em startups fossem além das minhas iniciativas como investidor-anjo,  e depois da primeira fase sozinho, passei a convidar investidores (amigos) para me acompanharem nessa jornada,  foi quando inclusive, constituímos o comitê de investimentos da kadmotek, com a participação Ana Paula Avanci, Carlos Akira Sato, Carlos Augusto Oliveira, Francisco Ritondaro, João Paulo Cruz e Leonardo Grapeia.

 

Esse dream team comprou a ideia da kadmotek em 2020, quando compartilhei com eles que meus planos iam além de identificar startups, investir, mentorizar e ajudar na jornada ao EXIT. Eram dois projetos, o primeiro de conteúdo ao ecossistema de startups, cuja execução iniciou em março/2021, com o kadblog, e a maioria dos artigos foram produzidos por nós, e  outros convidados (amigos) que se dispuseram a apoiar, não irei citar o nome de todos, mas posso garantir que cada artigo foi muito importante nessa jornada. Em novembro, a Ana Paula e o Carlos Akira, me convenceram a realizar lives mensais, confesso que fui resistente, pois é mais um compromisso, mas já foram 9 lives nesse período, sou suspeito para escrever, mas os números não mentem, a consistência nas visualizações tem se mantido, e os feedbacks muito positivos.

 

Toda essa introdução, antes de iniciar a retrospectiva dos artigos, vem de encontro com parte do título desse artigo FEBRABAN TECH 2022, onde fui expositor por quase 20 edições desse evento, e depois de 2 anos de pandemia, sem ter o evento presencial, visitei expositores, assisti palestras, e o mais importante, que foi consenso com todos que conversei, a satisfação de interagir com pessoas. Confesso que fiquei surpreso ao receber pela primeira vez o feedback de vários profissionais que conheço de longa data, sobre o projeto da kadmotek, que compartilha conhecimento e experiência para o ecossistema de startups, lógico que a maioria composta por pessoas do meu networking, mas tive a surpresa de ser apresentado a várias pessoas que não me conheciam, mas de alguma forma já tinham tido contato com todo esse conteúdo,  tudo isso me trouxe o sentimento  de que estamos no trilha correta dessa travessia! O segundo projeto vou deixar para escrever em outro sprint.

 

Sinto que tenho a missão de compartilhar o máximo que puder e espero, antes de fechar o sprint 017, escrever pelo menos 2 artigos sobre o evento, agora estou empenhado em realizar as lives,  e nos próximos dias teremos algumas com startups que estiveram presentes no evento. A primeira confirmada é a Mintech Brasil, o seu CEO Gustavo DelFavero Cruz, foi o Pitch Vencedor do evento, e traz uma solução inovadora, dia 22/ago às 19h, acompanhem no nosso canal, segue o link para inscrição.

 

São vários os assuntos que posso trazer para vocês, e além da Mintech espero contar um pouco sobre a  Certdox, Vetera,  Drumwave e Flourish. Espero confirmar ainda a presença de um convidado que poderá compartilhar um pouco sobre várias fintechs que se apresentaram no evento. Quanto as palestras quero escrever um artigo sobre: educação financeira; Paul Krugman; Banco do futuro e não pode faltar a palestra do Roberto Campos.

Sobre o nosso squad, o que foi entregue, e quem deu sua contribuição para esse ecossistema vibrante:

  •  
  • Os desafios do compliance frente a cultura brasileira – Bruna Marcucci Pedro: Nossa mais nova convidada, busca desmitificar o estigma de “vilão” do compliance, e esclarece a importância para as startups ter processos que cumpram com requisitos de integridade e segurança jurídica, até porque é um diferencial competitivo em uma captação por fundos de investimentos, quero destacar que a presença feminina nesse blog não só é constante, como sempre traz um conteúdo relevante, na data de publicação desse artigo, o conteúdo escrito pela nossa autora figura como o 4º mais lido, essa estatística é sempre em relação aos últimos 90 dias do histórico do blog, ou seja, para demonstrar a importância do tema que nossa autora compartilhou.
  •  
  • Falta de educação financeira aumenta desigualdade  em era de instabilidade Leonardo Grapeia: fez uma reflexão sobre os riscos da falta da educação financeira na nossa população, que foi publicada na EXAME , e feito um repost no kadblog, nosso colunista de carteirinha e membro do comitê de investidores, que tive o prazer de encontrar na FEBRABAN Tech.
  •  
  • Desafio da retenção de talentos : Mediei um desafio q foi constante na minha vida profissional, o desafio da retenção de talentos, e para esse debate contei com a presença da Ana Paula AvanciGrazielle Mazuco e Joao Carita Junior, três executivos com longa experiência na gestão de pessoas, a Ana Paula é figurinha carimbada em nossos conteúdos, com diversos artigos, primeira convidada que retornou a esse canal, e também faz parte do comitê de investimentos da kadmotek, o João Carita é diretor da SF3, onde atuo como conselheiro, e pude acompanhar a mudança de cultura liderada por ele, e seu irmão Joca Caritá
  •  
  • O momento da (R)evolução da gestão de contas a receber – Pedro Bono: apresenta a dor que sua Fintech resolve na área financeira, um segmento que teve baixa evolução tecnológica, ele de forma didática expõe como há mais de 40 anos os departamentos estão ainda utilizando processos arcaicos, vale a pena ler mesmo para quem não é dessa área, pois pode ser inspiração para mudar algo em sua companhia. A Receivé uma das investidas da Bossanova Investimentos, onde esse autor que escreve é investidor e realiza mentorias de forma pontual.
  •  
  • Healtechs: Investimentos, escaladas e avanços Gilberto Albuquerque: O mercado de helthtechs além de desafiador, tem um propósito intrínseco na sua natureza, Rodrigo Alberto Correia da Silvaque lidera a Suprevida deu uma entrevista no canal BM&C News de forma muito elucidativa, e compartilho nesse artigo a minha opinião sobre a entrevista. A Suprevida é uma das startups do portfólio da kadmotek, que foi co-investida com Carlos AkiraCarlos Augusto e João Paulo, e todos os meses realizamos uma reunião de mentoria para apoiar a jornada essa healthtech.
  •  
  • O impacto do novo marco legal das garantias Carlos Augusto:  Há décadas o mercado de crédito imobiliário esperava uma mudança para destravar as garantias imobiliárias, Carlos Augusto de Oliveira nos traz as novidades desse marco legal, que com certeza também pode trazer oportunidades para as #fintechs desse mercado.
  •  
  • O Poder da Comunicação Adalberto Bem Haja: Pelo 5º sprint seguido presente no kadblog, conhecia como investidor e mentor, na BossaNova, mas agora vejo que temos um escritor presente nesse blog, vem nos questionar “por que precisamos nos comunicar com qualidade se eu já me comunico?” , e explica sobre os vários tipos de comunicação:
    • Emocional
    • Racional
    • Digital
    • Orgânica x inteligência artificial
    • Empresarial
    • Adaptabilidade e evolução na comunicação
    • Ética
    •  
  • LIVE LAWTECH – TENDÊNCIAS –NICOLAS FABENI: No sprint anterior mencionei a live que debatemos sobre as tendências no mercado de LAWTECHS/ LEGALTECHS, nesse artigo nosso participante da live, que ainda contou com a presença de Carlos Akira e Cristina Donadio, nos traz alguns pontos de destaque da live, cabe ressaltar que o Nicolas Fabeni é da StartLaw, e também é o responsável pelo programa de aceleração da AB2L, onde a kadmotek será patrocinadora, e junto com o João Paulo iremos realizar mentoria para as startups do programa.
  •  

Squad entregue, vamos iniciar o próximo, com mais lives nesse período, mais curtas, ao invés de 45m serão de 30m, e somente com um convidado, conto com a participação da nossa audiência no chat, para poder extrair o máximo dos convidados.

 

Se você chegou até aqui, tomo a liberdade de pedir o like, comentar com suas sugestões para melhorar esse conteúdo, e compartilhar, só assim esse conteúdo pode chegar para mais pessoas, e quem sabe inspirar algumas delas para se tornarem empreendedores em startups.

 

 

#Partiu

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

ESTAMOS A CAMINHO DA ERA DA CRIPTOECONOMIA?

Que a tecnologia impactou o mercado financeiro, não é novidade. Desde 1990, com o surgimento e rápido crescimento da internet, o mercado financeiro passou por grandes mudanças, desde o surgimento de novos produtos, até novas formas de se relacionar com o cliente e novos modelos de negócios.

PRIVACY BY DESIGN NAS STARTUPS

O conceito de “privacidade desde a concepção” tornou-se mais proeminente nos últimos anos, à medida que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) aumentou as preocupações das empresas sobre questões de privacidade nos seus processos, especialmente em relação à oferta de produtos e serviços ao mercado. A metodologia visa incorporar a privacidade em práticas, tecnologias e sistemas, e ainda serve como diretriz para a criação de novos produtos e serviços.

A IMPORTANCIA DO FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO FEMININO

É impossível falar de empreendedorismo feminino sem entender a motivação por trás de quem empreende, se a ideia empreendedora veio por oportunidade ou necessidade. Por exemplo, um empreendedor que tem a oportunidade de abrir um negócio estando em uma situação “confortável” seja por investimento interno ou recursos próprios.

Idioma »