PARTE I: INDICADORES PARA STARTUPS, O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA INVESTIR?

Todo investimento prefigura retorno, e para que se possa avaliar aportes é necessário examinar a organização e plano de negócio de uma startup.

 

Por isso, é importante validar o posicionamento do negócio no cenário de incertezas econômicas, de mercado e de validação de produto, levando em consideração os fatores de risco e múltiplos cenários. Os investidores devem analisar alguns critérios na hora de fazer seus estudos de viabilidade e avaliar onde vão alocar seu capital e é justamente com base nos indicadores a seguir que devem ser iniciadas as avaliações:

 

 

Receita Recorrente ou MRR

 

Para assegurar a credibilidade dos investidores, esse é um indicador fundamental, pois calcula a receita vinda de clientes fixos e o quanto mais renda vier dessa fonte, mais saudável será o negócio.

 

O MRR é uma métrica que traz a informação sobre a receita previsível mensal para as empresas que tem receita recorrente e controlar essas informações é essencial, com ele é possível analisar de maneira precisa o crescimento dos ganhos comerciais das empresas.

 

 

 

Custo de aquisição de cliente e tempo de retorno (CAC)

 

Essa métrica é feita através da soma de todos os custos que tem com a aquisição dos seus clientes, como exemplo ações de marketing, o valor deve ser dividido pelo número de clientes únicos, como por exemplo: caso tenha investido R$ 300,00 com posts e através dele houve a aquisição de 400 clientes isso significará que o CAC foi de R$ 0,75, não podendo ultrapassar a receita que cada cliente gera.

 

 

 

Ticket Médio

 

O ticket médio refere-se ao valor médio de compra do seu cliente e para realizar este cálculo é necessário somar a receita total das vendas e dividir pelo número de clientes do período. Essa métrica juntamente com o CAC pode sinalizar quanto o seu público-alvo costuma gastar em média possibilitando a mudança de estratégia se necessário.

 

 

 

Lifetime Value

 

Com intuito de apoiar no cálculo do retorno do CAC, outro indicador importante é o lifetime value, pois mensura quanto um cliente gera de receita durante determinado período.

 

Podemos calcular o valor médio de receita por cliente x tempo de vida do cliente (tempo que a conta permanece ativa). Simplificando: ticket médio dividido pelo churn então deve buscar um lifetime value cada vez maior, pois significa que o negócio é vantajoso.

 

 

 

Churn

 

O churn demonstra quantos clientes deixaram de utilizar o seu produto e o quanto mais pessoas param de comprar ou usar, mais você precisa gastar com aquisição, o inverso de taxa de retenção e para os investidores é saudável e aceitável, pode ser preocupante apenas quando passa de uma taxa determinada, que costuma ser de 5%. Preservar clientes é mais barato do que   adquirir novos, então seu esforço com atendimento, encantamento e fidelização de clientes deve ser grande.

 

 

 

NPS

 

Net Promoter Score é uma metodologia considerada para medir a satisfação do cliente com o seu produto ou serviço e pode ser associado que algum problema está elevando seu churn, por exemplo.

 

A pergunta chave que deve ser feita aos clientes para esse indicador é: “em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de nos recomendar ou indicar [o produto ou serviço] a um amigo ou novo cliente?”

 

 

Nesta primeira parte reforço a importância desses indicadores e a necessidade de um bom acompanhamento, pois são premissas básicas exigidas pelos investidores, fico a disposição para ajudar a direcionar na maturidade desses dashboards e contribuir a melhorar os resultados.

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

TEMPO CERTO, LUGAR CERTO

Em minhas discussões com Higor sobre a captação de startups para a incubadora sempre deparamos com o tema sobre vantagens e desvantagens que temos a oferecer por estarmos em Portugal e principalmente como melhor utilizamos nossas expertizes para concretizar e impulsionar os processos das startups.

SPRINT 039 – DA SALA DE AULA AO PALCO DA INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE Web3, BLOCKCHAIN E IMPACTO SOCIAL

Nos últimos meses, tive a oportunidade de me envolver em uma série de eventos que refletiram a transformação e o dinamismo do ecossistema de inovação, sustentabilidade e Web3. Cada um trouxe novos insights, desde as discussões de vanguarda sobre ativos digitais e o papel da IA na Sociedade Brasileira de Inovação, até a rica troca de ideias sobre ESG e impacto social no setor financeiro, explorada no Fórum de Ativos Digitais e no 3F — Futuro, Finanças e Floresta.

PAGAR COM DREX

Na semana passada, explorei o potencial do Drex para otimizar processos e reduzir custos nas empresas. Mas como o Drex pode impactar o dia a dia das pessoas? Foi a pergunta que deixei para hoje.
Imagine que você possa adquirir ativos digitais, reservar quartos de hoteis  e até mesmo comprar ingressos para shows de forma rápida e segura – sem complicações.

IMÓVEIS E BLOCKCHAIN: CONHEÇA O ENORME POTENCIAL TRANSFORMADOR

É um erro presumir que a tecnologia Blockchain só é adequada para vender criptomoedas, embora tenha sido assim que tudo começou. Na verdade, o blockchain é um banco de dados distribuído em milhares de computadores de diferentes usuários. Cada bloco de informação é criptografado com uma chave, o que significa que é quase impossível hackear, falsificar ou alterar os dados.

Idioma »