PARTE I: INDICADORES PARA STARTUPS, O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA INVESTIR?

Todo investimento prefigura retorno, e para que se possa avaliar aportes é necessário examinar a organização e plano de negócio de uma startup.

 

Por isso, é importante validar o posicionamento do negócio no cenário de incertezas econômicas, de mercado e de validação de produto, levando em consideração os fatores de risco e múltiplos cenários. Os investidores devem analisar alguns critérios na hora de fazer seus estudos de viabilidade e avaliar onde vão alocar seu capital e é justamente com base nos indicadores a seguir que devem ser iniciadas as avaliações:

 

 

Receita Recorrente ou MRR

 

Para assegurar a credibilidade dos investidores, esse é um indicador fundamental, pois calcula a receita vinda de clientes fixos e o quanto mais renda vier dessa fonte, mais saudável será o negócio.

 

O MRR é uma métrica que traz a informação sobre a receita previsível mensal para as empresas que tem receita recorrente e controlar essas informações é essencial, com ele é possível analisar de maneira precisa o crescimento dos ganhos comerciais das empresas.

 

 

 

Custo de aquisição de cliente e tempo de retorno (CAC)

 

Essa métrica é feita através da soma de todos os custos que tem com a aquisição dos seus clientes, como exemplo ações de marketing, o valor deve ser dividido pelo número de clientes únicos, como por exemplo: caso tenha investido R$ 300,00 com posts e através dele houve a aquisição de 400 clientes isso significará que o CAC foi de R$ 0,75, não podendo ultrapassar a receita que cada cliente gera.

 

 

 

Ticket Médio

 

O ticket médio refere-se ao valor médio de compra do seu cliente e para realizar este cálculo é necessário somar a receita total das vendas e dividir pelo número de clientes do período. Essa métrica juntamente com o CAC pode sinalizar quanto o seu público-alvo costuma gastar em média possibilitando a mudança de estratégia se necessário.

 

 

 

Lifetime Value

 

Com intuito de apoiar no cálculo do retorno do CAC, outro indicador importante é o lifetime value, pois mensura quanto um cliente gera de receita durante determinado período.

 

Podemos calcular o valor médio de receita por cliente x tempo de vida do cliente (tempo que a conta permanece ativa). Simplificando: ticket médio dividido pelo churn então deve buscar um lifetime value cada vez maior, pois significa que o negócio é vantajoso.

 

 

 

Churn

 

O churn demonstra quantos clientes deixaram de utilizar o seu produto e o quanto mais pessoas param de comprar ou usar, mais você precisa gastar com aquisição, o inverso de taxa de retenção e para os investidores é saudável e aceitável, pode ser preocupante apenas quando passa de uma taxa determinada, que costuma ser de 5%. Preservar clientes é mais barato do que   adquirir novos, então seu esforço com atendimento, encantamento e fidelização de clientes deve ser grande.

 

 

 

NPS

 

Net Promoter Score é uma metodologia considerada para medir a satisfação do cliente com o seu produto ou serviço e pode ser associado que algum problema está elevando seu churn, por exemplo.

 

A pergunta chave que deve ser feita aos clientes para esse indicador é: “em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de nos recomendar ou indicar [o produto ou serviço] a um amigo ou novo cliente?”

 

 

Nesta primeira parte reforço a importância desses indicadores e a necessidade de um bom acompanhamento, pois são premissas básicas exigidas pelos investidores, fico a disposição para ajudar a direcionar na maturidade desses dashboards e contribuir a melhorar os resultados.

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »