PARTE II – INDICADORES PARA STARTUPS, O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA INVESTIR?

Dando continuidade a parte I sobre o tema, vamos abordar nesse artigo outros critérios importantes na hora de fazer seus estudos de viabilidade para investimento em uma startup:

 

 

Annual Recurring Revenue (ARR)

 

ARR (Annual Recurring Revenue) é o faturamento recorrente anual, ou seja, o indicador que demonstra a saúde do faturamento da empresa, pois essa métrica ajuda a gerenciar a situação financeira vigente e avaliar se as metas estão sendo atingidas ou se será necessário altera-las.

 

 

 

Total Addressable Market (TAM)

 

O TAM é um tipo de indicador que proporciona dados focados na demanda total por um produto ou serviço e auxilia no entendimento da receita total que a empresa teoricamente poderia obter de acordo com sua oferta de produtos.

 

 

Serviceable Available Market (SAM)

 

O indicador SAM já vem em complemento ao TAM, e traz dados para avaliarmos sobre  qual parte do TAM nosso produto é apropriado, e indica qual mercado você pode abordar com o modelo de negócios atual, responde a respeito de qual parcela dos participantes do nicho escolhido vai adquirir as ofertas da empresa.

 

 

Serviceable Obtainable Market (SOM)

 

Já o SOM é o pedaço de SAM que a empresa pode observar sobre qual publico de fato vai adquirir seus produtos e serviços e quais serão as vendas de fato que podem ser alcançadas, e assim traçar metas.

 

 

 

 

Cash Burn

 

O Cash Burn é o indicador que reflete o fluxo de caixa negativo de uma empresa, startups geralmente  operam com fluxo de caixa negativo pois as receitas operacionais não cobrem todas as despesas e investimentos, por esse motivo é importante acompanhar todos os indicadores mencionados anteriores para melhorar o desempenho e crescimento da empresa.

 

É de extrema importância que as startups tenham um bom planejamento, saber quanto será gasto até a próxima rodada de investimentos, por exemplo, caso uma empresa necessita de R$100mil/mês e captou R$1milhão, tem uma cobertura de 10 meses.

 

 

 

 

Para finalizar, as startups são avaliadas de forma diferente , pode demorar a chegar ao ponto de equilíbrio, é preciso acompanhar a adesão ao plano de negócios, para o caso de gastos em velocidade diferente do esperado, é preciso reavaliar o projeto, se for superior ao planejado pode-se solicitar aos investidores injetar mais capital e conforme situação é necessário avaliar novas rodadas de captação.

 

Fico por aqui e me coloco a disposição para ajudar a direcionar na maturidade desses dashboards, com foco em melhorar os resultados.

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

TEMPO CERTO, LUGAR CERTO

Em minhas discussões com Higor sobre a captação de startups para a incubadora sempre deparamos com o tema sobre vantagens e desvantagens que temos a oferecer por estarmos em Portugal e principalmente como melhor utilizamos nossas expertizes para concretizar e impulsionar os processos das startups.

SPRINT 039 – DA SALA DE AULA AO PALCO DA INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE Web3, BLOCKCHAIN E IMPACTO SOCIAL

Nos últimos meses, tive a oportunidade de me envolver em uma série de eventos que refletiram a transformação e o dinamismo do ecossistema de inovação, sustentabilidade e Web3. Cada um trouxe novos insights, desde as discussões de vanguarda sobre ativos digitais e o papel da IA na Sociedade Brasileira de Inovação, até a rica troca de ideias sobre ESG e impacto social no setor financeiro, explorada no Fórum de Ativos Digitais e no 3F — Futuro, Finanças e Floresta.

PAGAR COM DREX

Na semana passada, explorei o potencial do Drex para otimizar processos e reduzir custos nas empresas. Mas como o Drex pode impactar o dia a dia das pessoas? Foi a pergunta que deixei para hoje.
Imagine que você possa adquirir ativos digitais, reservar quartos de hoteis  e até mesmo comprar ingressos para shows de forma rápida e segura – sem complicações.

IMÓVEIS E BLOCKCHAIN: CONHEÇA O ENORME POTENCIAL TRANSFORMADOR

É um erro presumir que a tecnologia Blockchain só é adequada para vender criptomoedas, embora tenha sido assim que tudo começou. Na verdade, o blockchain é um banco de dados distribuído em milhares de computadores de diferentes usuários. Cada bloco de informação é criptografado com uma chave, o que significa que é quase impossível hackear, falsificar ou alterar os dados.

Idioma »