Inovação ou reinvenção é um combustível para sobrevivência?

 

Nos dias de hoje parece que para a empresa sobreviver precisa sempre estar inovando ou se reinventando, mas será que isso realmente é um combustível para a sobrevivência? Será que essa é a única alternativa? Vamos tentar elucidar cada termo: Inovar, vem do verbo latino Innõva, Innovare… que significa renovar ou introduzir novidades de qualquer espécie. Inovação vem da palavra innovatione, que significa renovado ou tornado novo.

 

O processo mais comum de inovação é a tecnológica. Para Betz (1987), inovação é a introdução de novos produtos, processos e serviços no mercado, e inovação tecnológica é aquela na qual a introdução de novos produtos, baseia-se em novas tecnologias, sendo muito comum, em tempos de pandemia. Já a invenção é uma ideia ou concepção mental de algo que se apresenta na forma de planos, formulas, modelos, protótipos, descrições ou outros meios de registrar ideias. Ela é resultado da ação deliberada para criar algo que atenda uma finalidade especifica. A rigor, a invenção deve referir-se a algo inexistente. Nem toda invenção se transforma em inovação, pois esta só se é efetiva se for implementada e o mercado aceitá-la. Nada garante que a invenção será implementada e que ela resultará em sucesso, alguns exemplos de invenção: óculos, televisão, avião e etc.

 

A inovação segundo Schumpter (1971), entre a concepção de uma ideia e sua introdução no mercado, podem ocorrer inúmeros problemas, seja por problemas técnicos ou por ela não atender algum aspecto tecnológico (hoje, conhecido, como market fit ou dor do mercado). Invenção é um ato individual, diferente da invoção. Por isso posso dizer: PESSOAS INVENTAM, ORGANIZAÇÕES INOVAM.

 

Em síntese, Inovação = Uma boa Ideia + Implantação + Resultado (em tese uma inovação para ser considerada um grande sucesso, deverá apresentar 60% de market share). Alguns exemplos de inovação: aviação a combustão, internet, carro e etc.

 

Para o seu negócio sobreviver, você não precisa pensar necessariamente em uma transformação, basta começar com as pequenas coisas, como por exemplo, melhorar o serviço para o seu cliente, identificar novas oportunidades dentro do seu segmento, ou seja, dentro do ambiente que você conhece. As vezes, a oportunidade está muito mais perto do que você imagina e muito mais barato para implementá-la. Lembre-se que a experiência gera muito mais valor e retorno. Um café comum, custa R$ 5,00, uma experiência no Starbucks custa R$ 10,00 e assim por diante.

 

Segundo Steve Jobs, você deve começar com a experiência e depois ir para tecnologia!

 

Uma excelente semana e até a próxima coluna!

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »