Inovação ou reinvenção é um combustível para sobrevivência?

 

Nos dias de hoje parece que para a empresa sobreviver precisa sempre estar inovando ou se reinventando, mas será que isso realmente é um combustível para a sobrevivência? Será que essa é a única alternativa? Vamos tentar elucidar cada termo: Inovar, vem do verbo latino Innõva, Innovare… que significa renovar ou introduzir novidades de qualquer espécie. Inovação vem da palavra innovatione, que significa renovado ou tornado novo.

 

O processo mais comum de inovação é a tecnológica. Para Betz (1987), inovação é a introdução de novos produtos, processos e serviços no mercado, e inovação tecnológica é aquela na qual a introdução de novos produtos, baseia-se em novas tecnologias, sendo muito comum, em tempos de pandemia. Já a invenção é uma ideia ou concepção mental de algo que se apresenta na forma de planos, formulas, modelos, protótipos, descrições ou outros meios de registrar ideias. Ela é resultado da ação deliberada para criar algo que atenda uma finalidade especifica. A rigor, a invenção deve referir-se a algo inexistente. Nem toda invenção se transforma em inovação, pois esta só se é efetiva se for implementada e o mercado aceitá-la. Nada garante que a invenção será implementada e que ela resultará em sucesso, alguns exemplos de invenção: óculos, televisão, avião e etc.

 

A inovação segundo Schumpter (1971), entre a concepção de uma ideia e sua introdução no mercado, podem ocorrer inúmeros problemas, seja por problemas técnicos ou por ela não atender algum aspecto tecnológico (hoje, conhecido, como market fit ou dor do mercado). Invenção é um ato individual, diferente da invoção. Por isso posso dizer: PESSOAS INVENTAM, ORGANIZAÇÕES INOVAM.

 

Em síntese, Inovação = Uma boa Ideia + Implantação + Resultado (em tese uma inovação para ser considerada um grande sucesso, deverá apresentar 60% de market share). Alguns exemplos de inovação: aviação a combustão, internet, carro e etc.

 

Para o seu negócio sobreviver, você não precisa pensar necessariamente em uma transformação, basta começar com as pequenas coisas, como por exemplo, melhorar o serviço para o seu cliente, identificar novas oportunidades dentro do seu segmento, ou seja, dentro do ambiente que você conhece. As vezes, a oportunidade está muito mais perto do que você imagina e muito mais barato para implementá-la. Lembre-se que a experiência gera muito mais valor e retorno. Um café comum, custa R$ 5,00, uma experiência no Starbucks custa R$ 10,00 e assim por diante.

 

Segundo Steve Jobs, você deve começar com a experiência e depois ir para tecnologia!

 

Uma excelente semana e até a próxima coluna!

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CARTA AO MERCADO: MIAMI, LONDRES E SÃO PAULO – O Que Vai Ditar o Ritmo das Fintechs em 2025?

Em 2024, a Kadmotek investiu em duas novas startups: BWS Bitfy, focada em infraestrutura blockchain, e VALE:JÁ, especializada em antecipação de crédito para caminhoneiros. Além disso, publicou 40 vídeos (30 webinars e 10 institucionais) e entregou 43 artigos, sempre focados no ecossistema de startups. Para 2025, a Kadmotek vai manter o compromisso com a disseminação de conteúdo relevante, dando destaque para Fintechs, Web3, LegalTechs e EdTechs dentro da tese de investimento.

A CRIAÇÃO DE RIQUEZA É O COMEÇO DA SOLUÇÃO DA POBREZA

A criação de riqueza desempenha um papel fundamental no progresso das sociedades em todo o mundo.
Ela não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também influencia positivamente outros aspectos importantes, como a qualidade de vida, a inovação e o bem-estar geral da população.

REUNIÃO ONLINE, UM CONVITE À CONEXÃO OU À DESCONEXÃO?

A pandemia mudou a forma como trabalhamos, nos conectamos e conduzimos negócios. Com o mundo isolado, as reuniões online se tornaram um pilar essencial para manter processos ativos, equipes unidas e decisões rápidas. Essa transformação mostrou seus inúmeros benefícios: redução de custos, processos mais ágeis, maior sustentabilidade e menos deslocamentos desnecessários. De fato, as reuniões remotas provaram que, em muitos casos, menos pode ser mais – menos trânsito, menos desperdício de tempo e mais produtividade.

Idioma »