Recentemente, tivemos o prazer de receber o nosso parceiro Gilberto Albuquerque, CEO da Kadmotec VC, para a gravação de mais um episódio do nosso #C7cast. Como um grande entusiasta da web 3, Gilberto compartilhou conosco sua visão sobre a tokenização de ativos e como isso pode impactar o mercado automotivo no Brasil.
Durante o episódio, Gilberto contou sua trajetória profissional e de como se tornou um investidor de projetos vinculados à web 3. Além de explicar conceitualmente blockchain e NFT, pontuou que a tokenização de ativos é um universo relativamente novo, mas que tem o potencial de transformar a maneira como as empresas levantam fundos, e de como os investidores acessam com segurança novas oportunidades de negócios.
Ao falar sobre a tokenização no setor automotivo, nosso convidado destacou a segurança da tecnologia blockchain e seu potencial de democratizar o acesso a investimentos e possibilidades de negócios para nosso setor. Tradicionalmente, investir em veículos requer um alto nível de capital e conhecimento especializado. Com a tokenização, no entanto, os investidores podem buscar em ativos fracionados, o que significa que eles podem investir em negócios ou mesmo em partes de carros, ou qualquer outro bem, assim como empreendedores podem levantar recursos, como uma alternativa a empréstimos. Gilberto trouxe bons exemplos.
Primeiro ilustrou como o uso tokens fungíveis pode ajudar um empreendedor da cadeia de peças e acessórios pode se capitalizar com com tokens que tem um valor específico de custo, mas com vantagens para quem adquire: um token de R$ 100,00 (cem reais) de custo para o cliente que quando for realizado terá o valor de R$ 110 (cento e sessenta reais) na realização, como um programa de fidelidade. E esses tokens ainda podem virar ativos comercializáveis no médio prazo. Depois ainda colocou a possibilidade do uso de tokens fungíveis para formalizar a posse de bens compartilhados como barcos e carros de luxos.
Na sequência destacou como os NFT´s associados aos carros podem contribuir para monitoramento e fiscalização, assim como as possibilidades de viabilização da venda digital de carros.
Como bem enfatizou, ainda estamos nos estágios iniciais da tokenização de ativos e há muitas incertezas e desafios a serem enfrentados, principalmente no tocante a burocracia e mudanças na legislação, afinal exige-se uma modernização dos papéis dos órgãos públicos. Gilberto destacou que “público e privado têm que andar juntos”. No entanto, ele está confiante de que a tecnologia tem o potencial de transformar o mercado automotivo no Brasil e em todo o mundo, afinal a inovação não pode ser ignorada e o progresso não tem freio.
Foi um prazer tê-lo no nosso #C7Cast e aprender mais sobre a tokenização de ativos e suas possíveis aplicações no mercado automotivo. Estamos animados para ver como essa tecnologia continuará a evoluir e transformar a maneira como investimos e acessamos oportunidades de investimento.
Obrigado Gilberto, foi uma verdadeira aula!
Posts relacionados:
- TOKENIZAÇÃO NO MERCADO FINANCEIRO
- SPRINT 23: BOSSA SUMMIT, SXSW, TOKENIZAÇÃO, UNIVERSIDADE, FINTECHS, DESAFIOS JURÍDICOS PARA STARTUPS E MUITO MAIS…
- OS AVANÇOS NO MERCADO DE CÂMBIO PARA O CONSUMIDOR
- FENALAW 2022 E AS TENDÊNCIAS PARA O MERCADO JURÍDICO
- Passo-a-passo para lançar uma startup no mercado de investimentos