O que é proposta de valor?

O que é proposta de valor?

Você já parou para pensar o que é proposta de valor? Como definir? Como conseguir conectar com o cliente?

Proposta de valor nada mais é do que entregar produto e serviço para o seu cliente, basicamente é como o cliente enxerga o seu produto. Se você não faz ideia como conseguir identificar a sua proposta de valor, vou sugerir uma ferramenta muito simples que pode ajudar na sua reflexão, estou falando do CANVAS. É uma ferramenta, com várias funcionalidades e uma delas é de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes em uma única página. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios (imagem abaixo).

 

A tela de modelo de negócios

 

Esse desenho passa pela principais áreas da empresa, como estrutura de custos, fontes de renda (como a empresa recebe dinheiro), parcerias chaves (fornecedores, revendedores e etc), atividades chaves da empresa, recursos chaves, PROPOSTA DE VALOR, relações com clientes, canais e segmentos de mercados. Não é atoa que a proposta de valor está no centro do desenho, em tese é assim que a empresa deveria ver e colocar o seu cliente. A proposta de valor tem como foco deixar claro o valor proporcionado aos clientes, que problema dos clientes nós ajudamos resolver e que necessidades satisfazemos dos clientes. Em resumo, é colocar o cliente no centro da decisões.

Uma excelente semana e até a próxima coluna!

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

ESTAMOS A CAMINHO DA ERA DA CRIPTOECONOMIA?

Que a tecnologia impactou o mercado financeiro, não é novidade. Desde 1990, com o surgimento e rápido crescimento da internet, o mercado financeiro passou por grandes mudanças, desde o surgimento de novos produtos, até novas formas de se relacionar com o cliente e novos modelos de negócios.

PRIVACY BY DESIGN NAS STARTUPS

O conceito de “privacidade desde a concepção” tornou-se mais proeminente nos últimos anos, à medida que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) aumentou as preocupações das empresas sobre questões de privacidade nos seus processos, especialmente em relação à oferta de produtos e serviços ao mercado. A metodologia visa incorporar a privacidade em práticas, tecnologias e sistemas, e ainda serve como diretriz para a criação de novos produtos e serviços.

A IMPORTANCIA DO FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO FEMININO

É impossível falar de empreendedorismo feminino sem entender a motivação por trás de quem empreende, se a ideia empreendedora veio por oportunidade ou necessidade. Por exemplo, um empreendedor que tem a oportunidade de abrir um negócio estando em uma situação “confortável” seja por investimento interno ou recursos próprios.

Idioma »