DESPERTE O EMPREENDEDOR QUE HÁ EM VOCÊ


Até janeiro de 2020, eu trabalhei 26 anos consecutivos e ininterruptos como gestor de pessoas e processos em grandes empresas, sempre como empregado celetista.

Para muitos, manter um vínculo empregatício com todas as garantias trabalhistas é lema de vida. Um dos fundamentos desta relação é a segurança jurídica para o trabalhador, tendo o resguardo legal sobre gozo de férias, licenças das mais variadas, recolhimento de FGTS, pagamento de horas extras, e talvez o mais importante, valores expressivos de rescisão contratual quando há a demissão comunicada pela empresa.

Por qual motivo estou trazendo esta reflexão? Mesmo eu tendo sido empregado por mais de 25 anos, sempre tive em mente que para prosperarmos profissionalmente, devemos pensar como o empresário. Foi assim que fui conquistando posições nas empresas que passei.

Ser empresário e empreendedor no Brasil, sem sombra de dúvida, é um enorme desafio. Burocracia, impostos exorbitantes, passivos trabalhistas, enfim, uma série de fatores que muitas vezes desestimulam qualquer pessoa eloquente.

A partir de fevereiro de 2020, com os recém-completados 46 anos de idade, pude experimentar uma liberdade que jamais havia imaginado: de iniciar trabalhos pontuais como profissional liberal antes de entrar para o “time” de empreendedores.

Confesso que no início eu senti um grande “frio na barriga” em função da pandemia logo em março, porém, este período foi muito importante para eu amadurecer os trabalhos paralelos que estariam por vir.

Passado um ano, hoje eu estou empreendendo em quatro frentes diferentes: ingressei como sócio de uma grande empresa de cobrança e serviços jurídicos; continuo gerando conteúdo semanal para o meu canal no YouTube, o Vida e Performance, contando com empresas apoiadoras do projeto; lancei uma parceria com a atriz e comunicadora Babi Xavier, promovendo um talk show sobre atendimento ao cliente e comunicação; e por fim, entrei como parceiro de uma startup muito promissorade serviços para pessoas físicas e jurídicas por assinatura. 

Se você trabalha há muitos anos numa empresa e não consegue enxergar um futuro diferente a não ser acatando ordens e tendo líderes podando a sua veia criativa, reflita bem e se questione: não é hora de despertar o empreendedor que há em você?

Abraços e até a próxima!

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

TEMPO CERTO, LUGAR CERTO

Em minhas discussões com Higor sobre a captação de startups para a incubadora sempre deparamos com o tema sobre vantagens e desvantagens que temos a oferecer por estarmos em Portugal e principalmente como melhor utilizamos nossas expertizes para concretizar e impulsionar os processos das startups.

SPRINT 039 – DA SALA DE AULA AO PALCO DA INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE Web3, BLOCKCHAIN E IMPACTO SOCIAL

Nos últimos meses, tive a oportunidade de me envolver em uma série de eventos que refletiram a transformação e o dinamismo do ecossistema de inovação, sustentabilidade e Web3. Cada um trouxe novos insights, desde as discussões de vanguarda sobre ativos digitais e o papel da IA na Sociedade Brasileira de Inovação, até a rica troca de ideias sobre ESG e impacto social no setor financeiro, explorada no Fórum de Ativos Digitais e no 3F — Futuro, Finanças e Floresta.

PAGAR COM DREX

Na semana passada, explorei o potencial do Drex para otimizar processos e reduzir custos nas empresas. Mas como o Drex pode impactar o dia a dia das pessoas? Foi a pergunta que deixei para hoje.
Imagine que você possa adquirir ativos digitais, reservar quartos de hoteis  e até mesmo comprar ingressos para shows de forma rápida e segura – sem complicações.

IMÓVEIS E BLOCKCHAIN: CONHEÇA O ENORME POTENCIAL TRANSFORMADOR

É um erro presumir que a tecnologia Blockchain só é adequada para vender criptomoedas, embora tenha sido assim que tudo começou. Na verdade, o blockchain é um banco de dados distribuído em milhares de computadores de diferentes usuários. Cada bloco de informação é criptografado com uma chave, o que significa que é quase impossível hackear, falsificar ou alterar os dados.

Idioma »