DESPERTE O EMPREENDEDOR QUE HÁ EM VOCÊ


Até janeiro de 2020, eu trabalhei 26 anos consecutivos e ininterruptos como gestor de pessoas e processos em grandes empresas, sempre como empregado celetista.

Para muitos, manter um vínculo empregatício com todas as garantias trabalhistas é lema de vida. Um dos fundamentos desta relação é a segurança jurídica para o trabalhador, tendo o resguardo legal sobre gozo de férias, licenças das mais variadas, recolhimento de FGTS, pagamento de horas extras, e talvez o mais importante, valores expressivos de rescisão contratual quando há a demissão comunicada pela empresa.

Por qual motivo estou trazendo esta reflexão? Mesmo eu tendo sido empregado por mais de 25 anos, sempre tive em mente que para prosperarmos profissionalmente, devemos pensar como o empresário. Foi assim que fui conquistando posições nas empresas que passei.

Ser empresário e empreendedor no Brasil, sem sombra de dúvida, é um enorme desafio. Burocracia, impostos exorbitantes, passivos trabalhistas, enfim, uma série de fatores que muitas vezes desestimulam qualquer pessoa eloquente.

A partir de fevereiro de 2020, com os recém-completados 46 anos de idade, pude experimentar uma liberdade que jamais havia imaginado: de iniciar trabalhos pontuais como profissional liberal antes de entrar para o “time” de empreendedores.

Confesso que no início eu senti um grande “frio na barriga” em função da pandemia logo em março, porém, este período foi muito importante para eu amadurecer os trabalhos paralelos que estariam por vir.

Passado um ano, hoje eu estou empreendendo em quatro frentes diferentes: ingressei como sócio de uma grande empresa de cobrança e serviços jurídicos; continuo gerando conteúdo semanal para o meu canal no YouTube, o Vida e Performance, contando com empresas apoiadoras do projeto; lancei uma parceria com a atriz e comunicadora Babi Xavier, promovendo um talk show sobre atendimento ao cliente e comunicação; e por fim, entrei como parceiro de uma startup muito promissorade serviços para pessoas físicas e jurídicas por assinatura. 

Se você trabalha há muitos anos numa empresa e não consegue enxergar um futuro diferente a não ser acatando ordens e tendo líderes podando a sua veia criativa, reflita bem e se questione: não é hora de despertar o empreendedor que há em você?

Abraços e até a próxima!

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »