SEO para Startups: Novos clientes a baixo custo

Neste artigo vamos explorar alguns pontos importantes que podem ajudar a conquistar clientes com SEO para startups.

Todas as Startups precisam manter o CAC (custo de aquisição de clientes) dentro do planejado, apesar dessa tarefa não ser nada fácil, temos algumas estratégias de marketing digital que podem ser utilizadas para conquistar novos usuários de forma econômica.

 

O que é SEO?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), trata-se de algumas técnicas que são utilizadas para melhorar o posicionamento de páginas web dentro dos buscadores como o Google ou Bing.

 

Entendendo mais sobre SEO

Estar na primeira página do Google é essencial para ganhar tráfego, demonstrar credibilidade e expor a solução que uma Startup pode entregar aos seus clientes e usuários.

Caso sua Startup não esteja na primeira página do Google, raramente ela receberá cliques e você precisará investir em Google Ads (anúncios Google) para ter um bom tráfego.

Geralmente as Startups iniciantes não têm muitos recursos para investir em anúncios, portanto usar técnicas de SEO para startup vai ajudar sua empresa a estar bem ranqueada na SERP (Search Engine Results Page ou simplesmente página de resultados) é um caminho econômico e, geralmente, acarreta excelentes resultados.

 

 

Diferença entre Anúncios x Resultados orgânicos

Avaliando a imagem abaixo, podemos entender melhor a diferença de anúncios e resultados orgânicos. Para anunciar e ter seu site aparente onde pontuamos o quadrado vermelho, você precisaria investir CPC (custo por clique) na plataforma Google Ads. Infelizmente os anúncios digitais estão cada vez mais caros, em alguns setores o custo por clique pode inviabilizar o investimento por tornar o CAC (custo de aquisição de usuários) muito maior que o LTV (life time value ou valor que um cliente retorna ao longo do tempo).

Os resultados orgânicos, que estão nos quadros verdes da imagem, são escolhidos para serem exibidos pelo algoritmo do buscador, e as técnicas de SEO para startups ajudam a incentivar o algoritmo a levar nossos sites até os melhores resultados.

 

Como usar SEO no site da minha Startup

Antes de explorarmos algumas dicas de SEO para startups precisamos entender que o algoritmo do Google pode sofrer várias alterações ao longo do ano, e o Google não informa o que foi alterado em seu funcionamento. Outro grande problema é que mesmo que seu site alcance a primeira página, não é garantido que ele permanecerá por lá um longo período. Portanto, o trabalho de SEO é constante e deve ser acompanhado de perto.

 

 

Como acompanhar o posicionamento no Google

No mercado existem várias ferramentas muito aprimoradas para acompanhar o trabalho de SEO, mas como esse artigo se direciona às Startups que estão iniciando sua jornada online vamos tratar apenas de ferramentas gratuitas que serão úteis no dia a dia do trabalho de SEO para startups.

O próprio Google disponibiliza o Search Console que ajuda na avaliação do desempenho de pesquisa do site. Com essa ferramenta sua Startup poderá avaliar os termos que ativam seus resultados, a quantidade de impressões, cliques e até falhas e recomendações que o próprio Google sugere para melhorar seu desempenho.

Um treinamento gratuito sobre Search Console está disponível no Youtube da empresa: Search Console Training.

 

 

Planejando o trabalho de SEO

Antes de criar seu site, produzir uma série de conteúdos e landing pages, é necessário conhecer o mercado a ser explorado e o comportamento do público-alvo, isso facilitará o trabalho de SEO.

Precisamos definir bem quais são as principais palavras chaves a serem exploradas, e para conhecer os principais termos de um segmento, podemos usar outra ferramenta gratuita do Google o Google Trends.

O Google Trends lhe permite conhecer os principais termos de pesquisa por categoria, comparar diferentes palavras-chave e entender seu volume por região. Além disso nos mostra assuntos relacionados ao termo consultado e pesquisas relacionadas que estão em ascensão.

Outra ferramenta gratuita para consultar possíveis termos é o Ubersuggest que detalha até mesmo notícias relacionadas ao termo consultado e exibe métricas de volume pesquisado, CPC médio, dificuldade de posicionamento entre outros.

 

 

Dicas de aplicações de SEO on page

Em SEO costuma-se separar o trabalho em on page e off page, onde o on page trata sobre as modificações necessárias para se fazer dentro do próprio site e o off page ações externas que possam contribuir com o ranking na SERP.

 

Como aplicar o SEO on page

URL amigável

Algumas dicas que costumam ajudar o Google a entender seu conteúdo é escolher bem a URL do seu site, não apenas o domínio, mas também a organização do seu sitemap.xml.

Uma URL amigável ajuda o robô a relacionar seu conteúdo ao assunto, além disso ajuda o usuário na leitura na própria SERP.

Digamos que a página a ser criada quer conquistar usuários que buscam um serviço de encanador, para isso nunca use uma URL como “seusite.com/página1234” aliás esse “página1234” não sugere nenhum termo relevante, o melhor seria utilizar “seusite.com/servico-encanador” ou “seusite.com/contratar-encanador”. Lembrando que pesquisar o termo mais adequado é essencial antes de determinar a URL e os outros pontos a seguir.

 

 

Meta Title bem definida

Continuando no exemplo da página que se destina à contratação de um serviço de encanador, outra dica interessante é pensar bem no título da página, que dentro do seu código fonte deve ser determinado na meta title.

Capriche ao criar um título para cada página de seu site, aliás essa será a primeira leitura que um usuário terá ao encontrar seu site na SERP, a meta tile deve conter em média 56 caracteres para que o buscador não corte seu título. Para o exemplo que estamos usando um ótimo título seria “Contratar Serviço de Encanador Online – Nome do seu Site”.

A grande dica aqui, é verificar como as pessoas buscam essa solução, entregar esses termos direto no título é um grande atalho para um bom posicionamento.

 

Meta description no SEO para Startups

A meta description é o resumo que o Google apresenta para as pessoas diretamente na SERP, a imagem abaixo exemplifica bem o que cada meta define no buscador:

 

 

O Google corta a meta description em 160 caracteres, portanto procure criar um resumo do que seu público-alvo irá encontrar com uma média de 156 caracteres e claro, não esqueça de usar os principais termos que deseja indexar no Google nas frases dessa descrição.

Só isso basta para SEO on page?

Não, existem outras técnicas como metas em imagens, rich snippets e velocidade do site. Além disso as alterações precisam ser feitas e acompanhar a evolução com o tempo, nem sempre o trabalho de SEO para startups traz resultados a curtíssimo prazo.

 

Como faço SEO off page?

O SEO off page são as ações que precisam ser feitas fora do seu site, para ajudá-lo na indexação e rankeamento, abaixo algumas dicas:

 

Backlinks

O Google se preocupa sim com a estrutura e código fonte de seu site para definir seu posicionamento na SERP, porém ele também avalia como seu site se relaciona com o restante da Web.

Ter outros sites relevantes sobre seu segmento apontando links e sugerindo seu conteúdo ajuda o Google a entender que seu site tem relevância no assunto que aborda. Aproveite sua rede de parceiros para uma troca de links, publique seu site em suas redes sociais com frequência e deixe seus links nos canais públicos que tiver como seu canal do Youtube por exemplo.

Sugira também seu conteúdo para jornalistas e colunas de informações online como blogs e notícias do seu segmento, ter uma referência assim apontando links para seu site aumentará sua relevância.

 

Google My business

Outra dica é criar uma conta do Google Meu Negócio para sua Startup, ela pode indexar no Google Maps e impactar pessoas próximas às regiões de atuações que apontar em sua ficha empresarial.

Em sua ficha é possível adicionar botões para link do site, ligação ou contato por mensagem online, além de possuir um feed que pode ser atualizado diariamente e é exibido diretamente na SERP.

 

Conclusão

Nos dias de hoje o que não é encontrado nos canais digitais, principalmente em buscadores, simplesmente não existe. Usar o SEO a favor de sua Startup aumentará a visibilidade podendo atrair clientes, parceiros e até mesmo investidores.

Para ter um bom SEO para startups é preciso muito mais do que abordado aqui neste artigo, existem muitas ações que podem ser feitas para complementar o resultado. SEO também se aplica em YouTube, Google Play e outros buscadores, sabia? Agora, bora estudar e mãos à obra!

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  • One thought on “SEO para Startups: Novos clientes a baixo custo

  1. Me chamo Roberto, gostei muito do seu site e conteúdo,
    e até salvei aqui nos Favoritos para ler com calma outras
    postagens depois. Quero saber se Vocês aceitam parcerias
    para troca de Backlinks para aumentar as suas visitas reais?
    Se tiver interesse em melhorar seu posicionamento e o
    número de visitantes com Tráfego Orgânico, entre no meu
    site tambem (TrafegoParaSite.com.br) e Cadastre-se
    Grátis.

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