SPRINT 011 – SABBATICAL OFFICE: SXSW 2022 AUSTIN TEXAS

Escrevo essa linhas depois de uma semana intensa em Austin, na SXSW 2022 (South  by South West), um festival que reúne arte, música e tecnologia, com foco em inovação, onde ouvi muito sobre as tendências para o futuro na visão de vários palestrantes, entre eles Scott Galloway, Jonathan Brill e Amy Webb. Uma oportunidade única de absorver muito conhecimento sobre o metaverso, NFT, cryptomoeda e web 3.0. Conteúdo de sobra para escrever novos artigos, para o nosso ecossistema de startups, e para todos que têm interesse em gestão de pessoas, pois não podia faltar o tema da liderança com propósito, o qual assisti a palestra de Jim Weber, CEO da Brooks Running, uma empresa centenária de tênis de corrida, pouco conhecida no Brasil, mas com destaque nesse mercado.

 

Nosso squad foi intenso, mesmo concorrendo com o carnaval, com guerra na Ucrânia, vivemos em um período ainda extremamente tenso, e em que ainda surge um novo termo no ambiente profissional a resignação, de forma global já chegou ao Brasil, onde profissionais, no meio da maior crise econômica e sanitária, tem dado um grito de:

 

– Eu me demito!

 

 

11° Sprint – Retrospectiva

Esse 11° sprint é também uma retrospectiva comemorativa, há 1 ano essa jornada de publicar artigos de profissionais excepcionais que tenho a honra de compartilhar em nossas redes, e agora também de convidados nas Lives que temos realizado todos os meses. Vamos a nossa retrospectiva:

 

Governança e metodologia Ágil em Startups – Nessa live tivemos a oportunidade de debater com nossos convidados Ana Paula Arbache, Camila Cruz e Ruy Rêde, temas que foram desde a implantação de governança em startups, como a manutenção dos squads de mesas ágil alinhados com LGPD, e os riscos jurídicos para uma startup que não adotou ainda um processo de governança.

 FIDC: R$ 269 BILHÕES SOB GESTÃO por Carlos Akira – Na minha experiência no mercado de crédito, os FIDCs estão conectados como cordão umbilical, e foram um dos fortes instrumentos em anos operando em diversas linhas de crédito, sendo para as Fintechs uma das melhores opções de funding.

 

RELACIONAMENTO COM CLIENTES E USUÁRIOS – IPs DEVERÃO PRESTAR MAIS ATENÇÃO NESTE ASSUNTO por Manoel Jordão, O BACEN acendeu uma luz vermelha no assunto relacionamento com clientes e usuários,  um ponto de atenção para as #fintechs, acompanhar as mudanças faz parte do nosso mercado.

Tendências do Vale do Silício – Fui convidado pela Luby Software e entrevistado por Aristoteles Ferreira, ocasião em que compartilhei as tendências do vale do Silício que identifiquei na minha visita do ano passado, segue o link da gravação desse workshop https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6902735214884597760

 

Uma jornada no Vale do Silício – Parte I por Gilberto Albuquerque – Se as universidades e empresas fossem teletransportadas para outra parte do mundo, será que o resultado seria o mesmo? Essa é uma das perguntas que busco responder nesse primeiro artigo.

 

Uma jornada no Vale do Silício – Parte II por Gilberto Albuquerque -Neste artigo foquei em 3 temas que estiveram presentes na minha viagem em todo momento: Relação founders/investidores; Inteligência Artificial e Blockchain.

 

A ADEQUAÇÃO DA LGPD COMO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO E DIFERENCIAL COMPETITIVO por Ruy Rêde – De forma clara nosso colunista revela o que é necessário para estar adequado a #LGPD, e coloca as empresas, que se adaptaram, com um diferencial competitivo, mais do que uma exigência de Compliance, tornando a empresa alinhada ao mercado.

 

FINTECHIZAÇÃO DO VAREJO por Leonardo Grapeia – Nosso colunista escreve um artigo a partir da live que mediei e que ainda contou com a presença dele, de João Bezerra Leite , de Lucas Hamú e de Gabriel S Meireles , acerca da Fintechização do Varejo, um movimento crescente em nosso mercado.

 

MUDANÇA DE FOCO NA GESTÃO DO RISCO SOCIOAMBIENTAL: A NOVA EMPREITADA por Eduardo Grell – Na estreia de nosso novo convidado, temos uma reflexão sobre o risco socioambiental, em um momento que voltam a se discutir, inclusive, novos projetos de energia nuclear, após o início dessa guerra Rússia x Ucrânia.

 

PRÓXIMO SPRINT

O que você que acompanha esse blog pode esperar para o próxima SQUAD.

• Estamos fechando a live para debater bootstraping x aceleradoras;

• Portfólio – Anúncio de uma nova startup em nosso portfolio;

• SXSW 2022 – Um artigo com mais detalhes do que aconteceu na South by South West.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais, ou assinando nossa newsletter.

Curta, compartilhe, só assim nosso conteúdo atinge mais pessoas.

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

TEMPO CERTO, LUGAR CERTO

Em minhas discussões com Higor sobre a captação de startups para a incubadora sempre deparamos com o tema sobre vantagens e desvantagens que temos a oferecer por estarmos em Portugal e principalmente como melhor utilizamos nossas expertizes para concretizar e impulsionar os processos das startups.

SPRINT 039 – DA SALA DE AULA AO PALCO DA INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE Web3, BLOCKCHAIN E IMPACTO SOCIAL

Nos últimos meses, tive a oportunidade de me envolver em uma série de eventos que refletiram a transformação e o dinamismo do ecossistema de inovação, sustentabilidade e Web3. Cada um trouxe novos insights, desde as discussões de vanguarda sobre ativos digitais e o papel da IA na Sociedade Brasileira de Inovação, até a rica troca de ideias sobre ESG e impacto social no setor financeiro, explorada no Fórum de Ativos Digitais e no 3F — Futuro, Finanças e Floresta.

PAGAR COM DREX

Na semana passada, explorei o potencial do Drex para otimizar processos e reduzir custos nas empresas. Mas como o Drex pode impactar o dia a dia das pessoas? Foi a pergunta que deixei para hoje.
Imagine que você possa adquirir ativos digitais, reservar quartos de hoteis  e até mesmo comprar ingressos para shows de forma rápida e segura – sem complicações.

IMÓVEIS E BLOCKCHAIN: CONHEÇA O ENORME POTENCIAL TRANSFORMADOR

É um erro presumir que a tecnologia Blockchain só é adequada para vender criptomoedas, embora tenha sido assim que tudo começou. Na verdade, o blockchain é um banco de dados distribuído em milhares de computadores de diferentes usuários. Cada bloco de informação é criptografado com uma chave, o que significa que é quase impossível hackear, falsificar ou alterar os dados.

Idioma »