Circulando atualmente pelas esferas do mundo corporativo, este questionamento elenca uma série de dúvidas na decisão de qual estratégia abordar, mas antes de qualquer abordagem, a pergunta ideal que sugiro a qualquer player nesta situação seria uma pergunta para auto avaliação: “Como podemos obter uma medição ideal de nossos processos e determinar predições, sem não antes entender os componentes que são abordados através de uma estratégia que avalia desde o comportamento de nossos recursos humanos até o desdobramento do impacto financeiro empresarial causado por um desligamento de um profissional chave na empresa?”
Saber compreender os sinais de alerta quando uma área possui uma grande quantidade de profissionais solicitando desligamento, ou até mesmo quando existe um alto volume de horas extras sendo consumidas para um determinado processo ou por uma área específica é vital para o negócio!
Esse e tantos outros questionamentos interpretados através da análise de dados pode nos trazer respostas valiosas para uma melhoria contínua nas organizações, obtendo como resultado benefícios financeiros, processuais, de competitividade no mercado e principalmente aos profissionais envolvidos (capital humano).
Para essa análise ser realizada é necessário customizar a composição do cenário de acordo com o segmento do negócio, mas com informações básicas já se obtém respostas para formarmos um set de indicadores, e neste texto vou citar como exemplo a avaliação do input Financeiro versus Produtividade, este primeiro cenário já nos leva a analisar dados financeiros (input) versus o salário, benefícios, prêmios e horas extras (output) dos profissionais envolvidos no engajamento daquele processo ou área.
Como resultado, viabiliza a melhor tomada de decisão na avaliação da continuidade dos negócios, matéria prima e recursos da companhia. Parece simples, mas as composições desses valores são oriundas de uma série de fontes podendo ser elas sistêmicas ou manuais. Fato que uma empresa pode ter um sistema de faturamento e finanças, outro para controle de horário, outro para produtividade e outro para folha de pagamento, etc.
Esse é o maior desafio para avaliarmos o famoso crédito e débito, e definições surgem para direcionarmos qual o melhor plano de ação a ser adotado, então deixo aqui algumas perguntas para reflexão:
- Qual área da empresa gera maior quantidade de horas extras?
- Como reduzi-las gerando maior rentabilidade?
- Podemos automatizar atividades que despendem de horas adicionais ou de mão de obra extremamente operacional?
- Se avaliarmos as competências dos profissionais envolvidos, deveríamos trazer novos talentos com menor custo e mais engajamento?
- Não seria o momento ideal para revisões contratuais com nossos fornecedores de benefícios?
- Podemos traçar uma meta e plano de ação para alcançar o objetivo da companhia?
Essas entre tantas outras questões podem ser elencadas na avaliação para a companhia e que deve ser revisada mensalmente, já que a organização e o mercado se movimentam constantemente e a não percepção destas mudanças podem causar impactos significativos.
Precisamos ter embasamento do que está acontecendo, ser transparentes no agora e sempre agir com bom senso. Precisamos traduzir as necessidades do negócio, estimular com perguntas os gestores e assim pensar em soluções. Essas por vez, precisam ser rápidas, ágeis e coerentes para atender a alta volatilidade que vivemos.
Essas são questões iniciais que devem ser levantadas e discutidas pela gestão direcionando como uma bússola para tomada de decisões mais assertivas, assim como outras análises guiadas por indicadores, mas isso deixarei para minha próxima postagem!
One thought on “O RH e a análise de Processos por Indicadores, quais resultados e valores a adoção desta estratégia pode agregar ao seu negócio?”
Excelente abordagem. As empresas que têm o RH com esta visão ampla do negócio, se utilizando inclusive de indicadores, são as que conseguem imprimir grande diferencial no mercado.