SPRINT 009 – PAÍS DO FUTEBOL OU DAS FINTECHS

Muitos brasileiros se orgulham em dizer que o Brasil é o país do futebol, mas segundo o iTForum, https://itforum.com.br/noticias/estudo-brasil-e-o-maior-ecossistema-de-fintechs-da-america-latina/, estamos correndo para figurar entre o País das Fintechs. Em materia global já somos o 5º em relevância, e se for avaliar por cidades, São Paulo já é a quarta. Em um ano onde são esperados: jogos olímpicos de inverno; RIO+30; Bicentenário da nossa independência; Eleições e Copa do Mundo, com nossa taxa de juros retornando a casa de dois dígitos, e tudo isso concorrendo ainda com variantes da COVID. É para não deixar dúvidas que 2022 será um ano desafiador!

 

O mercado global continua com excesso de liquidez, mas no Brasil com o aumento de juros, já é possível sentir o impacto para os investimentos em startups, as que estão indo para fase de IPO, se juntam a empresas de tecnologia maiores, em um efeito de migração para a bolsa americana. O caso mais recente até a publicação desse artigo, foi o IPO do NuBank em Nova Iorque.

 

As Fintechs de crédito que operam dentro do seu patrimônio, e as que utilizam funding a partir de FIDCs, terão um desafio de captação em 2022, agora já chegou em nosso País, Fintechs, com a proposta de captações externas, usando tecnologia de blockchain, o que com certeza vale um artigo dedicado ao tema.

 

Já se discute que as Fintechs terão que provar se conseguem dar resultado, com certeza não faltaram questionamentos, o que é normal, quando um novo entrante aparece, é como um prêmio de Fórmula 1, esse mercado terá algumas Fintechs que estarão no grupo que pontua, análogo a um carro de Fórmula 1 que chega entre os 10 primeiros colocados. Como  AKIRA escreveu no artigo do 8º Sprint, é um mar de oportunidades nesse ecossistema.

 

 

9º SPRINT – RETROSPECTIVA

 

Esse sprint não foram de 7 semanas, seguimos a regra de quatro semanas, mas com duas diferenças: tivemos mais entrevistas, com o final de ano e, a ideia foi entrevistar algumas pessoas do nosso ecossistema, mas em breve, queremos trazer mais entrevistas de startups, e tivemos 3 semanas de #repost dos nossos artigos mais lidos dos nossos colunistas.

Segue nossa retrospectiva:

 

 

  • Data Driven e Processos de GestãoMarcio Annunciato no geral somos bombardeados com notícias negativas, mas nosso professor nos apresentou a evolução dos processos no Brasil, e o reconhecimento como 7º governo digital do mundo, ou seja, agora temos que aproveitar, e saber como tirar proveito e analisar de forma adequada toda essa gama de dados.

 

  • EntrevistaRodrigo Correia da Silva nessa entrevista traz os motivos que levaram a criar a Suprevida, uma startup com propósito claro: “Saúde ao seu lado”,  um marketplace na área de saúde que com certeza vem para mudar esse mercado.

 

  1. Quais os riscos de observância para uma empresa de Varejo ao entrar no mercado financeiro?
  2. Focus Financeira é um varejista disfarçado de Fintech ou uma fintech que irá prestar serviço para os varejistas?
  3. Quais as vantagens de um varejista se apoiar em uma Fintech ao invés de uma companhia tradicional?
  4. O Inter passou a apresentar receitas no market place nos últimos trimestres, mais recente também tirou o nome de Banco, e até a B3 reclassificou como empresa de Varejo, O Pan comprou a startup Mosaico. Qual será o futuro, ao invés de ter um gerente nos oferecendo PICs, consórcio ou seguro, iremos entrar no app dos nossos bancos tradicionais e teremos ofertas de linha branca, celulares?
  5. Como o modelo de “credit as a service” entrega proposta de valor para o Varejo?

 

 

  • EntrevistaCarlos Augusto Oliveira – Um dos nomes mais atuantes no PIX, colecionou nesse 2021 vários artigos sobre fintechs que estiveram entre os mais lidos em nosso blog, compartilhou a sua migração de executivo C-LEVEL de instituições financeiras, para o ecossistema de #startups, em dois papéis o de founder e de investidor anjo.

 

  • EntrevistaLuciano Fantin  founder da Riskfence, uma butique que nasceu para atender instituições financeiras, mas pivotou, criando uma forte presença no mundo das fintechs , expõe características de sua equipe “turnaround”, e as perspectivas de futuro para o mercado financeiro.

 

 

PRÓXIMO SPRINT

 

Nossa primeira LIVE do ano já tem as presenças confirmadas Francisco José Ritondaro – 弗朗西斯科 (@GENERAL Shopping); Isa Carita (Icb – Isa Carita Brand) e Rodrigo Alberto Correia da Silva (Suprevida), onde teremos a oportunidade de explorar soluções para Marketing e Varejo na era digital, de novo estamos trazendo visões de pontos de vistas distintos do mercado. SAVE THE DATE 20/01 às 19h.

 

Em 2021, decidi aumentar os horizontes da kadmotek, meu veículo de investimentos. Entendi que, além de estar presente nos canais digitais, o espírito do meu venture capital deveria compartilhar a experiência e conhecimento de executivos e empreendedores das principais empresas brasileiras. Incorporei esse espírito na nossa missão e, com a contribuição de grandes amigos e amigas, lançamos o kadblog. Foram publicados quase 100 artigos. A nossa page é acompanhada por 1500 seguidores sendo que 25% desse grupo de seguidores estão no nível C-LEVEL em suas companhias, somente com acesso orgânico 3800 pessoas visitaram nosso site.

 

Esse é o primeiro sprint com nossa nova marca, mais moderna, expressando nosso espírito de quem gosta de realizar travessias. A bússola, para apoiar os founders no caminho para o futuro, sempre com foco na direção correta.

 

Se você chegou até aqui, não esqueça de curtir e comentar nossos artigos, só assim o algoritmo das redes sociais conduz nossos conteúdos para mais leitores.

 

#partiu 2022!!!

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

OPEN FINANCE SISTEMA FINANCEIRO ABERTO – REGULAMENTAÇÃO JURÍDICA COMENTADA

O Open Finance, que nasceu como Open Banking, inspirado no modelo britânico e liderado pelo Banco Central do Brasil, hoje é referência global. Neste livro, encontramos desde uma visão histórica, o arcabouço jurídico, até os detalhes de toda à estrutura e dos componentes que formam esse modelo brasileiro tão dinâmico.

OS 7 MAIORES ERROS QUE AS EMPRESAS COMETEM AO IMPLEMENTAR IA EM SEUS NEGÓCIOS – E COMO EVITAR CADA UM DELES

A Inteligência Artificial é, sem dúvida, uma tecnologia transformadora que traz inovação e competitividade para as empresas, além de ser um tema que tem atraído a atenção e investimentos crescentes das empresas. No entanto, segundo pesquisa da RAND Corporation, mais de 80% dos projetos de IA falham. Isso significa que, na prática, a maior parte dos investimentos realizados em IA não gera retorno, impactando negativamente o negócio e desmotivando equipes.

DATA-DRIVEN INSIGHTS: QUANDO DADOS VIRAM PRODUTO

A promessa de converter dados em valor nunca foi tão concreta. E isso não é só discurso: Em 2025, o volume global de indicadores criados e movimentados deve ultrapassar 180 zettabytes, segundo a Statista – o que equivale a mais de 340 terabytes gerados por minuto em média. Entretanto, a forma como as empresas encaram essa transformação ainda varia drasticamente. Algumas tratam a Inteligência Artificial como custo, outras como ferramenta de eficiência, e poucas – ainda poucas – a encaram como fonte direta de receita.

Idioma »