Muitos brasileiros se orgulham em dizer que o Brasil é o país do futebol, mas segundo o iTForum, https://itforum.com.br/noticias/estudo-brasil-e-o-maior-ecossistema-de-fintechs-da-america-latina/, estamos correndo para figurar entre o País das Fintechs. Em materia global já somos o 5º em relevância, e se for avaliar por cidades, São Paulo já é a quarta. Em um ano onde são esperados: jogos olímpicos de inverno; RIO+30; Bicentenário da nossa independência; Eleições e Copa do Mundo, com nossa taxa de juros retornando a casa de dois dígitos, e tudo isso concorrendo ainda com variantes da COVID. É para não deixar dúvidas que 2022 será um ano desafiador!
O mercado global continua com excesso de liquidez, mas no Brasil com o aumento de juros, já é possível sentir o impacto para os investimentos em startups, as que estão indo para fase de IPO, se juntam a empresas de tecnologia maiores, em um efeito de migração para a bolsa americana. O caso mais recente até a publicação desse artigo, foi o IPO do NuBank em Nova Iorque.
As Fintechs de crédito que operam dentro do seu patrimônio, e as que utilizam funding a partir de FIDCs, terão um desafio de captação em 2022, agora já chegou em nosso País, Fintechs, com a proposta de captações externas, usando tecnologia de blockchain, o que com certeza vale um artigo dedicado ao tema.
Já se discute que as Fintechs terão que provar se conseguem dar resultado, com certeza não faltaram questionamentos, o que é normal, quando um novo entrante aparece, é como um prêmio de Fórmula 1, esse mercado terá algumas Fintechs que estarão no grupo que pontua, análogo a um carro de Fórmula 1 que chega entre os 10 primeiros colocados. Como AKIRA escreveu no artigo do 8º Sprint, é um mar de oportunidades nesse ecossistema.
9º SPRINT – RETROSPECTIVA
Esse sprint não foram de 7 semanas, seguimos a regra de quatro semanas, mas com duas diferenças: tivemos mais entrevistas, com o final de ano e, a ideia foi entrevistar algumas pessoas do nosso ecossistema, mas em breve, queremos trazer mais entrevistas de startups, e tivemos 3 semanas de #repost dos nossos artigos mais lidos dos nossos colunistas.
Segue nossa retrospectiva:
- Design Sprint em Startups: Como Aplicar – Diego Pereira nos trouxe mais um artigo, hands on, nos deu o script para uma SQUAD bem sucedida de design sprint, desenhar, refletir e GO-ON…
Esse método foi criado no Google por Jake Knapp.
- Data Driven e Processos de Gestão – Marcio Annunciato no geral somos bombardeados com notícias negativas, mas nosso professor nos apresentou a evolução dos processos no Brasil, e o reconhecimento como 7º governo digital do mundo, ou seja, agora temos que aproveitar, e saber como tirar proveito e analisar de forma adequada toda essa gama de dados.
- Entrevista – Rodrigo Correia da Silva nessa entrevista traz os motivos que levaram a criar a Suprevida, uma startup com propósito claro: “Saúde ao seu lado”, um marketplace na área de saúde que com certeza vem para mudar esse mercado.
- Live Fintechização do Varejo – Gabriel S Meireles; João Bezerra Leite; Leonardo Grapeia, MSc. e Lucas Hamú – Com a presença de um dos maiores mentores de Fintechs, uma Financeira parceira de fintechs, e uma Fintech na área de saúde, foram debatidas questões como:
- Quais os riscos de observância para uma empresa de Varejo ao entrar no mercado financeiro?
- Focus Financeira é um varejista disfarçado de Fintech ou uma fintech que irá prestar serviço para os varejistas?
- Quais as vantagens de um varejista se apoiar em uma Fintech ao invés de uma companhia tradicional?
- O Inter passou a apresentar receitas no market place nos últimos trimestres, mais recente também tirou o nome de Banco, e até a B3 reclassificou como empresa de Varejo, O Pan comprou a startup Mosaico. Qual será o futuro, ao invés de ter um gerente nos oferecendo PICs, consórcio ou seguro, iremos entrar no app dos nossos bancos tradicionais e teremos ofertas de linha branca, celulares?
- Como o modelo de “credit as a service” entrega proposta de valor para o Varejo?
- As perspectivas para o varejo brasileiro em 2022 – Francisco Ritondaro, Uma reflexão do mercado do Varejo, sobre os desafios do segmento para esse ano.
- Entrevista – Carlos Augusto Oliveira – Um dos nomes mais atuantes no PIX, colecionou nesse 2021 vários artigos sobre fintechs que estiveram entre os mais lidos em nosso blog, compartilhou a sua migração de executivo C-LEVEL de instituições financeiras, para o ecossistema de #startups, em dois papéis o de founder e de investidor anjo.
- Entrevista – Luciano Fantin founder da Riskfence, uma butique que nasceu para atender instituições financeiras, mas pivotou, criando uma forte presença no mundo das fintechs , expõe características de sua equipe “turnaround”, e as perspectivas de futuro para o mercado financeiro.
PRÓXIMO SPRINT
Nossa primeira LIVE do ano já tem as presenças confirmadas Francisco José Ritondaro – 弗朗西斯科 (@GENERAL Shopping); Isa Carita (Icb – Isa Carita Brand) e Rodrigo Alberto Correia da Silva (Suprevida), onde teremos a oportunidade de explorar soluções para Marketing e Varejo na era digital, de novo estamos trazendo visões de pontos de vistas distintos do mercado. SAVE THE DATE 20/01 às 19h.
Em 2021, decidi aumentar os horizontes da kadmotek, meu veículo de investimentos. Entendi que, além de estar presente nos canais digitais, o espírito do meu venture capital deveria compartilhar a experiência e conhecimento de executivos e empreendedores das principais empresas brasileiras. Incorporei esse espírito na nossa missão e, com a contribuição de grandes amigos e amigas, lançamos o kadblog. Foram publicados quase 100 artigos. A nossa page é acompanhada por 1500 seguidores sendo que 25% desse grupo de seguidores estão no nível C-LEVEL em suas companhias, somente com acesso orgânico 3800 pessoas visitaram nosso site.
Esse é o primeiro sprint com nossa nova marca, mais moderna, expressando nosso espírito de quem gosta de realizar travessias. A bússola, para apoiar os founders no caminho para o futuro, sempre com foco na direção correta.
Se você chegou até aqui, não esqueça de curtir e comentar nossos artigos, só assim o algoritmo das redes sociais conduz nossos conteúdos para mais leitores.
#partiu 2022!!!