SPRINT 010 – COMITÊ DE INVESTIMENTOS

Um dos muitos aprendizados que tive realizando travessias no Brasil foi melhor traduzido em um pensamento que Clarice Lispector transformou em verso:

 

Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza mais longe.

 

De forma empírica, sempre compartilhei o fato de que os meus projetos tinham que ser debatidos ao extremo, e quando estamos numa trilha, no início parece que o objetivo se resume a chegar ao final, mas é igual a um projeto bem-sucedido: as melhores passagens são aquelas em que  há sinergia entre as pessoas, ao entendermos que estamos juntos na jornada de corpo e alma, para, ao chegarmos ao final da trilha, celebrarmos a travessia e planejarmos o próximo desafio.

 

O investimento realizado em dezembro na  Suprevida foi o primeiro onde contei com a companhia de amigos na tomada de decisão. Eles aceitaram o desafio de apoiar a kadmotek nessa trilha, e estão junto comigo, avaliando novas startups e construindo sinergias. Apresento nesse sprint o nosso comitê de investimentos: Ana Paula Avanci,  Carlos Akira Sato,Carlos Augusto de Oliveira, Francisco José Ritondaro, João Paulo Cruz, Leonardo Grapeia, MSc.

 

Agradeço a presença desses companheiros de travessia, pois com certeza a kadmotek irá mais longe nessa jornada, após esse primeiro passo de investimento com co-investidores, que também já estão, junto comigo, apoiando outra fintech na captação de investimentos, com certeza teremos novidades em breve.

 

 

10º SPRINT – RETROSPECTIVA

 

Nossa retrospectiva das últimas semanas vem acompanhada de um início de ano que acelerado, onde parece que já estamos aprendendo a conviver com o vírus da COVID, seguem nossos artigos:

 

BLOCKCHAIN A 4ª revolução chegouLeonardo Grapeia, MSc.  traz um artigo didático sobre #blockchain, e inclusive, a sua mudança de percepção após um curso no MIT. Na minha concepção, essa tecnologia já tinha se provado disruptiva, mas voltei do Vale do Silício convicto de que as criptomoedas, mesmo com todas polêmicas envolvidas, são uma realidade. O debate no vale é intenso quanto a adoção cada vez maior desses novos ativos.

 

Live Marketing e Varejo na era digital – Convidados Francisco José Ritondaro – 弗朗西斯科 (GENERAL Shopping); Isa Carita (Icb – Isa Carita Brand) e Rodrigo Alberto Correia da Silva (Suprevida) A nossa primeira Live do ano trouxe um debate atual, onde várias perguntas foram respondidas por esse dream team:

 

  1. Qual o desafio dos varejistas das lojas físicas considerando as ferramentas de marketing digital? Quais estratégias dos shoppings para apoiar os varejistas?
  2. Nosso país é um país continental com problemas de logística, o que pode ser uma barreira para o marketing digital?
  3. Dicas para jovens realizarem negócios digitais.
  4. Phydigital, o que é?
  5. Quais os desafios para escalar as vendas usando marketing digital?
  6. Como administrar a produção de conteúdo para diferentes canais?
  7. Como avaliar o movimento sobre taxar a cadeia de varejistas, e se isso abre uma oportunidade para os shoppings?
  8. Qual estratégia de investimento para as demandas de marketing digital e desenvolvimento de produto?
  9. Como ampliar o público alvo, depois de ter uma persona consolidada?

 

Governança de uma StartupRuy Rede nosso colunista old skull, que trouxe experiência e anos de bagagem para a Beelegal explana sobre governança.  E no próximo dia 17/02 contaremos com sua participação em uma Live, sobre o tema  governança e metodologia Ágil.

 

Brasil e as HealthtechsRodrigo Alberto Correia  da Silva traz sua visão atual do mercado nacional, esclarecendo diversas oportunidades para #startups, como ele cita no artigo temos um ativo enorme. Rodrigo ainda pontua as características particulares do nosso Brasil, e conclui com detalhes do mercado de #healthtechs, onde hoje está construindo uma jornada ímpar com a Suprevida.

 

Até onde alcança a fiscalização eletrônicaMarcio Annunciato explica que o compliance digital agora é uma realidade, o e-social avança a passos largos, e de forma alinhada com processos de governança, então todos temos que estar muito atentos a esses movimentos.

 

Saiba porque o OPEN INSURANCE mal iniciou e já enfrenta resistências do setor  Carlos Augusto Oliveira nos traz as dores do OPEN INSURANCE, o segmento hoje regulado pela SUSEP iniciou a sua transformação, e o Brasil pode se tornar um país de vanguarda, onde novas insurancetechs chegam a cada dia.

 

O trabalho remoto veio para ficar. Quais as suas implicações  – Victor Loyola traz os prós e contras do trabalho remoto, é certo que sempre haverá o saudosismo, algo que é natural do ser humano, mas os mercados foram transformados nesses dois anos e essa síntese pode ajudar na sua reflexão, no Sprint 003 também publiquei um artigo sobre o tema Home Office Veio para ficar?  

 

Desafios e soluções para Gestão de PessoasAna Paula Avanci – No Sprint 008 comentei que essa live merecia um artigo, e a nossa convidada, trouxe uma síntese, e aproveitou para trazer mais detalhes que não teve oportunidade de comentar no nosso encontro, se você tem dúvidas nas perguntas abaixo, não deixe de ler o artigo, ou assistir essa live no nosso canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UCH-5lkVf1ROe_LG8FVhy5kQ

 

  1. Quais os principais desafios na gestão de pessoas?
  2. E a tecnologia na gestão de pessoas? É possível identificar uma parceria
  3. A gestão de pessoas precisa da análise de processos?

 

 

PRÓXIMO SPRINT

 

Na nossa próxima LIVE, que acontecerá no próximo dia 17/02,  com as presenças confirmadas de Ana Paula ArbacheCamila Lopes Cruz e Ruy Rede, o debate será sobre governança e metodologia ágil em startups. Será que são compatíveis? SAVE THE DATE 17/02 às 19h.

 

Em março virão mais novidades. Acompanhem nosso feed,  assinem a nossa newsletter e  inscreva-se no nosso canal no youtube, para não perder nossos conteúdos.

 

Curtidas e comentários em nossos artigos são bem-vindos, pois só assim o algoritmo das redes sociais amplia a visibilidade de nosso conteúdo.

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CROWDFUNDING NO BRASIL: UM BATE-PAPO COM ESPECIALISTAS DO SETOR

O crowdfunding vem se consolidando como uma alternativa atraente de captação de recursos para startups no Brasil. Nos últimos meses, tive a oportunidade de conversar com três importantes players desse ecossistema: Leonardo Zamboni, da Captable, Camila Nasser da Kria e os sócios Carlos Rubinstein e Leonardo Silva da Wiztartup – investimentos em startups e PMEs. Abaixo, compartilho os principais pontos dessas discussões, focando nas oportunidades, desafios e o futuro do crowdfunding no país.

O PODER DOS AIRDROPS NA ERA WEB3: UMA FERRAMENTA TRANSFORMADORA PARA USUÁRIOS E STARTUPS

Airdrops de criptomoedas são uma ferramenta poderosa e inovadora, usada por startups Web3 para distribuir tokens gratuitamente a seus usuários. Essa prática tem como principal objetivo criar uma base inicial de holders e testers, ao mesmo tempo que estimula a descentralização do projeto. Ao distribuir tokens para early adopters ou usuários engajados, as startups ganham visibilidade, feedback e atraem a atenção de uma comunidade que pode contribuir para o sucesso da plataforma.

OPORTUNIDADES PARA FINTECHS NA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

O evento “3F: Futuro, Finanças e Florestas” destacou a importância da sustentabilidade no setor financeiro e o papel das fintechs na construção de um sistema que integra finanças e responsabilidade ambiental. Em meio às mudanças climáticas, o Brasil busca se posicionar como líder nesse movimento, aproveitando a capacidade de inovação do mercado financeiro para promover práticas verdes. Dois conceitos foram centrais nas discussões: a taxonomia verde e o Bureau de Dados do Agro. Ambos representam pilares para as fintechs desenvolverem produtos e serviços, impulsionando uma economia mais sustentável e inclusiva.

ESG NA LIDERANÇA: A IMPORTÂNCIA DE GESTORES DE SEGURANÇA, FACILITIES E INFRAESTRUTURA ESTAREM ALINHADOS ÀS NOVAS PRÁTICAS

Nos últimos anos, as práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) emergiram como um dos pilares mais importantes da gestão moderna. A crescente conscientização sobre questões ambientais, a responsabilidade social corporativa e a necessidade de uma governança transparente e robusta estão redesenhando o papel de líderes e gestores em todas as indústrias.

Idioma »