Opções de Crédito e Projetos para Startups

Opções de Crédito e Projetos para Startups

 

O desequilíbrio fiscal, a inflação e a paralisação dos projetos de reforma administrativa e tributária ameaçam nosso ambiente de negócios e foram gatilhos para a alta da SELIC.

 

Nesse cenário, voltam as discussões sobre o retorno dos gloriosos tempos dos investimentos em renda fixa | títulos do governo e o temor relacionado à possível escassez de recursos para investimentos, especialmente os ilíquidos onde se encontram as startups, fintechs, healthtechs, lawtechs e hrtechs.

 

Sem entrar em grandes discussões econômicas, é importante lembrar que os juros ainda estão em patamares historicamente baixos e, após um grande período de incertezas, diversos indicadores da economia voltaram aos níveis pré pandemia.

 

Indo além dos indicadores, gostaria de apontar outro caminho, opções de crédito, pouco divulgadas ultimamente, para impulsionamento da economia, inovação e geração de empregos. AS AGÊNCIAS DE FOMENTO vinculadas à administração pública Federal, Estadual e Municipal, instituições que oferecem recursos, principalmente, para pequenas e médias empresas, com juros subsidiados e também abriram linhas especiais para socorrer empresas durante no atual momento de crise sanitária.

 

No âmbito federal destaca-se a FINEP com seus diversos programas e produtos com grande foco na inovação. Tratando-se de recursos subsidiados o processo seletivo é rigoroso e formal, mas se você é um empreendedor no Brasil já enfrenta situações muitos mais complexas. Vale a pena investir tempo para estudar o portifólio do FINEP e verificar se a sua empresa está apta. Caso não esteja, verifique os gaps. É bem provável que esse processo evidencie os itens de governança que faltam no seu negócio.

 

Em São Paulo, temos o Desenvolve São Paulo, que também apresenta muitas soluções para pequenas e médias empresas e tem recursos para microempreendedores atingidos pelos efeitos do COVID 19.

 

Crédito para inovação é um dos destaques do Desenvolve São Paulo e aproveito para informar o que é considerado inovação

 

Inovacred | Programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o financiamento de projetos inovadores para micro, pequenas e médias empresas e outras instituições em investimentos para a introdução de novos produtos, processos, serviços, inovação de marketing ou inovação organizacional, ou aperfeiçoamento da tecnologia existente.

 

Ou seja, inovação não se restringe a novas tecnologias. FIQUE ATENTO.

 

No outro pólo, o setor privado, recente levantamento preparado pelo 100 open startups revelou que entre maio de 2020 e junho de 2021 as parcerias entre empresas tradicionais e startups alcançou o impressionante número de 26.348 com valores estimados em R$ 2,2 bilhões, mais do que o dobro do período anterior.

 

Essa importante sinergia entre o “velho e o novo” decorre das vantagens apresentadas pelas startups: velocidade e baixo custo.

 

Além disso, o estudo constatou que as empresas médias começaram a buscar esse tipo de parceria e o modelo está disseminado em todos os setores da economia. Vale a pena conferir! Excelente plataforma para identificar oportunidades!

 

https://www.openstartups.net/site/

 

https://www.openstartups.net/site/ranking/rankings-corps.html

 

https://www.openstartups.net/br-pt/challenges/

 

Empreender é desafiador, mas existem muitas opções para facilitar a jornada. Pesquise, identifique as soluções para alavancar o seu negócio trace a rota e siga em frente!

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

10 COISAS QUE NÃO SE DEVE DIZER DURANTE UM PITCH DE VC

Quer captar investimento?
Então cuidado com o que você diz.
Já vi pitches brilhantes afundarem porque o founder soltou a frase errada na hora errada.
E não é exagero. O jeito como você se comunica pode ser a diferença entre sair com um cheque ou um “te aviso qualquer coisa”.

PLATAFORMAS E PODER: POR QUE O PIX INCOMODA TANTO?

Vivemos um tempo em que a inovação tecnológica deixou de ser apenas um diferencial de mercado e passou a ser uma disputa de soberania. O desenvolvimento do Pix no Brasil, sistema gratuito, rápido e acessível de transferências eletrônicas, não é apenas uma inovação local, mas tornou-se também um símbolo de resistência a uma lógica global baseada em plataformas privadas que operam como novos senhores digitais.

BLOCKCHAIN? PORQUE A CHINA NOVAMENTE ACELERA NA FRENTE

Imagine o presidente do seu país, reunindo todas as lideranças públicas e privadas e declarando oficialmente que blockchain é uma das prioridades estratégicas da nação. Uma pena não estarmos falando de Brasil, mas de Xi Jiping, presidente da República Popular da China, em um anúncio onde afirma que esta tecnologia será um importante pilar no desenvolvimento industrial da próxima década e que a China deve se posicionar como um “rule-maker” e não como um “follower”.

Idioma »