O que é proposta de valor?

O que é proposta de valor?

Você já parou para pensar o que é proposta de valor? Como definir? Como conseguir conectar com o cliente?

Proposta de valor nada mais é do que entregar produto e serviço para o seu cliente, basicamente é como o cliente enxerga o seu produto. Se você não faz ideia como conseguir identificar a sua proposta de valor, vou sugerir uma ferramenta muito simples que pode ajudar na sua reflexão, estou falando do CANVAS. É uma ferramenta, com várias funcionalidades e uma delas é de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes em uma única página. É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos do modelo de negócios (imagem abaixo).

 

A tela de modelo de negócios

 

Esse desenho passa pela principais áreas da empresa, como estrutura de custos, fontes de renda (como a empresa recebe dinheiro), parcerias chaves (fornecedores, revendedores e etc), atividades chaves da empresa, recursos chaves, PROPOSTA DE VALOR, relações com clientes, canais e segmentos de mercados. Não é atoa que a proposta de valor está no centro do desenho, em tese é assim que a empresa deveria ver e colocar o seu cliente. A proposta de valor tem como foco deixar claro o valor proporcionado aos clientes, que problema dos clientes nós ajudamos resolver e que necessidades satisfazemos dos clientes. Em resumo, é colocar o cliente no centro da decisões.

Uma excelente semana e até a próxima coluna!

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

OPEN FINANCE SISTEMA FINANCEIRO ABERTO – REGULAMENTAÇÃO JURÍDICA COMENTADA

O Open Finance, que nasceu como Open Banking, inspirado no modelo britânico e liderado pelo Banco Central do Brasil, hoje é referência global. Neste livro, encontramos desde uma visão histórica, o arcabouço jurídico, até os detalhes de toda à estrutura e dos componentes que formam esse modelo brasileiro tão dinâmico.

OS 7 MAIORES ERROS QUE AS EMPRESAS COMETEM AO IMPLEMENTAR IA EM SEUS NEGÓCIOS – E COMO EVITAR CADA UM DELES

A Inteligência Artificial é, sem dúvida, uma tecnologia transformadora que traz inovação e competitividade para as empresas, além de ser um tema que tem atraído a atenção e investimentos crescentes das empresas. No entanto, segundo pesquisa da RAND Corporation, mais de 80% dos projetos de IA falham. Isso significa que, na prática, a maior parte dos investimentos realizados em IA não gera retorno, impactando negativamente o negócio e desmotivando equipes.

DATA-DRIVEN INSIGHTS: QUANDO DADOS VIRAM PRODUTO

A promessa de converter dados em valor nunca foi tão concreta. E isso não é só discurso: Em 2025, o volume global de indicadores criados e movimentados deve ultrapassar 180 zettabytes, segundo a Statista – o que equivale a mais de 340 terabytes gerados por minuto em média. Entretanto, a forma como as empresas encaram essa transformação ainda varia drasticamente. Algumas tratam a Inteligência Artificial como custo, outras como ferramenta de eficiência, e poucas – ainda poucas – a encaram como fonte direta de receita.

Idioma »