PARTE II – INDICADORES PARA STARTUPS, O QUE É NECESSÁRIO SABER PARA INVESTIR?

Dando continuidade a parte I sobre o tema, vamos abordar nesse artigo outros critérios importantes na hora de fazer seus estudos de viabilidade para investimento em uma startup:

 

 

Annual Recurring Revenue (ARR)

 

ARR (Annual Recurring Revenue) é o faturamento recorrente anual, ou seja, o indicador que demonstra a saúde do faturamento da empresa, pois essa métrica ajuda a gerenciar a situação financeira vigente e avaliar se as metas estão sendo atingidas ou se será necessário altera-las.

 

 

 

Total Addressable Market (TAM)

 

O TAM é um tipo de indicador que proporciona dados focados na demanda total por um produto ou serviço e auxilia no entendimento da receita total que a empresa teoricamente poderia obter de acordo com sua oferta de produtos.

 

 

Serviceable Available Market (SAM)

 

O indicador SAM já vem em complemento ao TAM, e traz dados para avaliarmos sobre  qual parte do TAM nosso produto é apropriado, e indica qual mercado você pode abordar com o modelo de negócios atual, responde a respeito de qual parcela dos participantes do nicho escolhido vai adquirir as ofertas da empresa.

 

 

Serviceable Obtainable Market (SOM)

 

Já o SOM é o pedaço de SAM que a empresa pode observar sobre qual publico de fato vai adquirir seus produtos e serviços e quais serão as vendas de fato que podem ser alcançadas, e assim traçar metas.

 

 

 

 

Cash Burn

 

O Cash Burn é o indicador que reflete o fluxo de caixa negativo de uma empresa, startups geralmente  operam com fluxo de caixa negativo pois as receitas operacionais não cobrem todas as despesas e investimentos, por esse motivo é importante acompanhar todos os indicadores mencionados anteriores para melhorar o desempenho e crescimento da empresa.

 

É de extrema importância que as startups tenham um bom planejamento, saber quanto será gasto até a próxima rodada de investimentos, por exemplo, caso uma empresa necessita de R$100mil/mês e captou R$1milhão, tem uma cobertura de 10 meses.

 

 

 

 

Para finalizar, as startups são avaliadas de forma diferente , pode demorar a chegar ao ponto de equilíbrio, é preciso acompanhar a adesão ao plano de negócios, para o caso de gastos em velocidade diferente do esperado, é preciso reavaliar o projeto, se for superior ao planejado pode-se solicitar aos investidores injetar mais capital e conforme situação é necessário avaliar novas rodadas de captação.

 

Fico por aqui e me coloco a disposição para ajudar a direcionar na maturidade desses dashboards, com foco em melhorar os resultados.

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

OPEN FINANCE SISTEMA FINANCEIRO ABERTO – REGULAMENTAÇÃO JURÍDICA COMENTADA

O Open Finance, que nasceu como Open Banking, inspirado no modelo britânico e liderado pelo Banco Central do Brasil, hoje é referência global. Neste livro, encontramos desde uma visão histórica, o arcabouço jurídico, até os detalhes de toda à estrutura e dos componentes que formam esse modelo brasileiro tão dinâmico.

OS 7 MAIORES ERROS QUE AS EMPRESAS COMETEM AO IMPLEMENTAR IA EM SEUS NEGÓCIOS – E COMO EVITAR CADA UM DELES

A Inteligência Artificial é, sem dúvida, uma tecnologia transformadora que traz inovação e competitividade para as empresas, além de ser um tema que tem atraído a atenção e investimentos crescentes das empresas. No entanto, segundo pesquisa da RAND Corporation, mais de 80% dos projetos de IA falham. Isso significa que, na prática, a maior parte dos investimentos realizados em IA não gera retorno, impactando negativamente o negócio e desmotivando equipes.

DATA-DRIVEN INSIGHTS: QUANDO DADOS VIRAM PRODUTO

A promessa de converter dados em valor nunca foi tão concreta. E isso não é só discurso: Em 2025, o volume global de indicadores criados e movimentados deve ultrapassar 180 zettabytes, segundo a Statista – o que equivale a mais de 340 terabytes gerados por minuto em média. Entretanto, a forma como as empresas encaram essa transformação ainda varia drasticamente. Algumas tratam a Inteligência Artificial como custo, outras como ferramenta de eficiência, e poucas – ainda poucas – a encaram como fonte direta de receita.

Idioma »