Ventures ou (Ad)ventures: nos Investimentos em Tecnologia?


Dizem que: “a melhor tecnologia é aquela que ajuda você a resolver os problemas que você não tinha antes de implementá-la”, mas será?

A decisão sobre o investimento em tecnologia é algo que preocupa e motiva milhares de executivos. Enquanto buscam uma maior produtividade em processos, deparam-se com a dúvida cruel sobre o montante investido, retorno e tempo de implantação. No caso de investidores externos, a preocupação traz a reboque a gestão financeira para geração de valor e estratégia do negócio.

As ideias, inovações, invenções e melhores oportunidades de negócios agora brotam de um conceito ensinado nas escolas de marketing desde sua criação: A SATISFAÇÃO DO CLIENTE! 

Mas quem é este CLIENTE? Ferramentas de Marketing Contextual, Soluções de CRM’s tentam desenhar seu perfil. Estão se aproximando tanto deste perfil, que muitas vezes nem o cliente sabe que precisa daquela funcionalidade, mas a recebe como um diferencial. Steve Jobs já profetizava este cenário nos primórdios da criação da APPLE… sem a abundância de dados que a tecnologia nos proporciona nos tempos atuais. Seria uma visão ou teimosia de alguém que não se conformava com as limitações, apimentado com o espírito competitivo com extrema busca de perfeição e diferenciação?

Estas reflexões nos trazem de volta ao título deste texto: INVESTIR EM TECNOLOGIA É UM RISCO OU UMA OPORTUNIDADE?

Embora não haja uma resposta precisa para esta pergunta e as variáveis de timing e valor do investimento sejam as premissas para a análise, arrisco-me a dizer que vale a pena investir! Instituições financeiras já se renderam a isto há muito tempo e hoje buscam as startups como oxigenação para suas estruturas. Clientes demandam novas soluções a cada minuto e as empresas precisam estar prontas on line, real time, 24×7, sem falhas e com total integridade da informação. Na área da saúde e educação, é cada vez mais evidente a necessidade de investimento em tecnologia na revisão de seus processos. O retorno sobre investimento para fornecedores de soluções é praticamente certo.

O investimento é uma arma poderosa para transformar as ideias em planos de ação e os planos em realidade. As dificuldades que aparecem fazem parte do processo e devemos tê-las como desafios a serem transpostos, com a perseverança indispensável a qualquer empreendedor.

Hoje é possível implantar novas idéias em cinco dias com uma metodologia simples (método SPRINT): MAPEIE, FAÇA ESBOÇOS, DECIDA, MONTE O PROTÓTIPO e FAÇA O TESTE. A tecnologia é essencial, mas não está sozinha. Especialistas são necessários e manutenção de foco complementam os ingredientes para o sucesso.

Em resumo, investir em tecnologia traz resultado praticamente garantido (VENTURE). Torna-se um risco (ADVENTURE), quando o investidor coloca seu dinheiro apenas na ideia, sem sustentação estratégica, sem plano de retorno financeiro, sem estar cercado de uma boa equipe de especialistas e principalmente sem estar disposto a aprender a cada passo do processo.

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook
  • One thought on “Ventures ou (Ad)ventures: nos Investimentos em Tecnologia?

Deixe um comentário

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »