Venture Debt: a opção mais rápida para acelerar sua startup


A recente publicação do Distrito Dataminer, “Inside Venture Capital Report”, destaque no Valor, em 4 de junho, revelou os impressionantes números das startups brasileiras:


• US$ 2,35 bilhões captados entre janeiro e abril de 2021


• 77 operações de M&A


Ainda sobre startups, o Valor destacou a publicação 100 Startups to Watch, do Pequenas Empresas Grandes Negócios, resultado de uma avaliação técnica de mais de 2.500 startups inscritas e um funil de 27 jurados do setor.


Se a sua empresa está em busca do capital para acelerar, vivemos mais um excelente momento para atrair o investidor. Há capital disponível, apetite ao risco e busca por novos modelos de negócio, conforme artigo do Francisco.


Gilberto falou sobre Venture Capital e Ruy apresentou o step by step para lançar sua startup. Eu farei alguns comentários sobre Venture Debt, opção mais rápida para acessar o recurso necessário para lançar ou acelerar seu negócio.

O que é Venture Debt?


O Venture Debt não envolve participação no capital da empresa, formalmente, é uma operação de crédito, mas as suas características diferem das operações tradicionais no prazo, taxa de juros, garantias e, principalmente, no tempo e metodologia de avaliação.

 

Para começar a sua busca, ao contrário do mercado americano, os bancos brasileiros não trabalham com esse tipo de crédito. Trata-se de uma operação de gestores de recursos especializados e temos vários players no Brasil.

 


Em segundo lugar, ter uma garantia é imprescindível, afinal, o credor não é um investidor anjo, é um gestor de recursos que busca retorno sobre o seu capital e de seus clientes com risco controlado. As garantias preferencialmente são: imóveis e recebíveis.


Vamos às diferenças em relação aos empréstimos bancários:


a) Avaliação e prazo para concessão: os gestores de recursos têm equipes especializadas para Venture Debt. Esse trabalho envolve a avaliação da viabilidade do negócio, a utilização dos recursos e a qualidade das garantias. É uma operação muito mais rápida do que um investimento em participação societária e mais especializada se comparada ao modelo adotado pelos bancos (baseada em cadastros e scores de crédito);

b) Prazo e Carência: a quantidade de parcelas e o período entre o recebimento dos recursos e o início dos pagamentos tendem a ser menores e atrelados à evolução do negócio;


c:) Taxas de Juros: As taxas de juros tendem a ser menores do que as praticadas pelos bancos, pois podem ser aplicadas variáveis de acordo com o desenvolvimento do negócio;


Para negócios que não geram receita e precisam de recursos para entrar em operação, desde que um dos sócios tenha um imóvel para oferecer como garantia, o Venture Debt é uma excelente oportunidade para viabilizar o desenvolvimento do negócio. Se ainda é difícil convencer um investidor de capital, mas você está convencido do sucesso do seu negócio, faz sentido oferecer um dos seus ativos como garantia.


Startups com receita podem utilizar o Venture Debt dando como garantia os seus recebíveis e adiar a captação de investidor para um momento futuro com melhor valuation. Essa operação pode evitar o sacrifício de uma parcela de relevante de equity na primeira rodada de investimento ou até entre rodadas de investimento.

 

Mais uma vez venho provocar os empreendedores! Você está preparado para o investimento? Sua empresa está no radar dos investidores?

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »