VENTURE CAPITAL 2021 – 2022

Nos últimos dois anos eventos globais negativos abalaram a economia mundial e forçaram os governos de todos os países a promover ações, principalmente a distribuição de trilhões de dólares de ajuda à população e às empresas de todos os setores.

 

Após desse período desafiador, esperávamos uma recuperação gradual das economias, já estávamos vendo isso, mesmo com o final dos subsídios, quando fomos surpreendidos com um conflito armado em plena Europa.

 

A inflação, que já era uma ameaça global, deverá afetar severamente todas as economias em consequência da elevação considerável do preço das commodities, tanto aquelas produzidas pela Rússia, Ucrânia e Belarus, quanto as demais devido às dificuldades logísticas causadas pelo conflito. As sanções econômicas impostas à Rússia ainda tem impactos incertos sobre os demais países.

 

O Banco Central brasileiro liderou as medidas ortodoxas de contenção da inflação, iniciou um ciclo perverso de aumento da taxa de juros para tentar combater a inflação e voltamos ao perigoso top 5 das taxas de juros. Considerando que não vivemos um momento de demanda em alta, mas de oferta em baixa associada ao R$ desvalorizado, o cenário é delicado.

 

Inflação alta = consumo menor principalmente na baixa renda (maior parte da população brasileira)

 

Taxa de juros alta = alta no investimento em Renda Fixa

 

Taxa de juros alta = crédito mais caro e restrito

 

Os investimentos em Renda Fixa cresceram e atraíram o interesse de investidores internacionais.

 

A questão a ser respondida é: Os efeitos globais da inflação e da crise iniciada com o conflito armado na Europa serão capazes de interromper o ciclo virtuoso de investimentos, destacadamente de Venture Capital no Brasil? Vejam os números que precisam ser batidos

 

Em 2021, de acordo a LAVCA (Associação para o Investimento em Capital Privado na América Latina), os investimentos de capital privado alcaçaram o valor recorde de US$ 29,4 bilhões, sendo US$ 15,7 bilhões em capital de risco atingiu, mais do que a América Latina levantou na década anterior inteira.

 

 

Pesquisa feita pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP) em parceria com a empresa de auditoria KPMG, publicada no Valor, apontam que:

 

Fundos de private equity e venture capital em empresas brasileiras cresceram 128% em 2021, totalizando R$ 53,8 bilhões

 

Investimentos de Venture Capital em startups brasileiras, atingiram o nível recorde de R$ 46,5 bilhões em 2021, crescimento de 219%.

 

No último trimestre de 2021, Fundos de Venture Capital investiram R$ 13 bilhões em startups, aumento de 261% em relação ao mesmo período de 2020.

 

 

O principais setores foram:

 

Fintechs e insurtechs 28%

 

Retailtechs 20%

 

Healthtechs 8%

 

 

Em 2022, somente no mês de janeiro, de acordo com o SlingHub, startups brasileiras captaram R$ 3 bilhões em 62 rodadas.

 

O cenário é desafiador, mas o tamanho do mercado brasileiro e as oportunidades a serem exploradas continuam atraindo grande interesse dos investidores brasileiros e estrangeiros.

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »