STARTUP SUMMIT 2022 Florianópolis/SC – 3 Dias Mergulhado em Startups e Inovação

Florianópolis respira tecnologia, inovação e uma vontade imensa em quebrar barreiras.

 

Tive a oportunidade de ir à Florianópolis no Startup Summit 2022, onde me senti totalmente envolvido por este ecossistema na cidade. A cidade de Floripa e algumas outras cidades do Estado do Santa Catarina, evoluíram bastante nos últimos anos.

 

Uma parceria forte e consistente entre a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) e o Sebrae SC, fez com que um evento da magnitude de grandes centros, tenha acontecido de forma extraordinária. Trouxeram experiências, tecnologia, dicas, internacionalização de startups, Web 3.0, Metaverso, entre diversos outros assuntos.

 

Dessa forma, gostaria de trazer um pouco desta imersão realizada no Startup Summit 2022.

 


 

 

ACATE – Associação Catarinense de Tecnologia

 

“Aqui pessoas, tecnologia e inovação se conectam!” Esta é a frase que li logo que entrei em um dos prédios do parque tecnológico e que já demonstra a importância da conexão entre startups tecnológicas e as pessoas.

 

Estive na ACATE por algumas horas, acompanhado pela vice-presidente da PeopleTech (startup incubada na ACATE) e CEO da Vangarden, Izabel Mattos, que teve a gentileza de fazer um tour, mostrando toda estrutura, o ecossistema e o poder do relacionamento do parque tecnológico.

 

A ACATE tem uma estrutura clean, bonita e que incentiva o encontro entre pessoas e startups. É um ambiente inspirador, envolvente e que vem crescendo a todo instante. Ao entrar em um dos prédios, você é recepcionado pela “Catia”, que é um robô com inteligência artificial que faz uma introdução da ACATE para o visitante. Em seguida, um atendente humano chega até você e traz um óculos de realidade virtual, para você caminhar por dentro de um escritório ultra moderno e ter a experiência do Metaverso.

 

Para se ter uma ideia da importância da tecnologia em Santa Catarina, segundo ACATE/NeoWay, 7% do faturamento nacional em tecnologia é de SC, apresentando um valor de R$ 17.7 bilhões. Esse valor se divide da seguinte forma nas regiões de SC: 42,5% na Grande Florianópolis, 22,7% no Vale do Itajaí, 17,2% no Norte Catarinense, 8,1% no Oeste Catarinense, 6,4% no Sul Catarinense e 3,1% na região Serrana de SC.

 

E com tudo isso, a ACATE possui diversos benefícios para que você leve sua startup para lá. Mais informações, acesse o site https://www.acate.com.br.

 

 

 

Startup Summit

 

O evento foi realizado entre os dias 4 e 5 de agosto deste ano, contendo vários painéis simultâneos, o que era difícil de escolher em qual deles participar. Porém, com um aplicativo você podia selecionar as que mais te atraia. Com 8 palcos simultâneos, talks nos estandes e apresentações das startups que estavam expondo, foi assim que dividi minha imersão nesses 2 dias.

 

Assuntos como inovação, jornada de sucesso de empresas, crescimento de SaaS, tendências, investimento em startups, Metaverso, Web 3.0, oportunidades para startups brasileiras fora do país, equity e o ecossistema de SC, foram os temas mais discutido.

 

Durante todo evento, é perceptível a vontade de founders e investidores em contribuírem para evolução do Brasil com projetos inovadores e disruptivos. Como por exemplo, ajudar startups early stage, principalmente nos estágios de pontos de inflexão, pode fazer toda a diferença. Pois, nós brasileiros somos guerreiros por empreendermos em um país com tantas crises.

 

Contudo, focar na excelência operacional, independente se a startup possui ou não investimentos, fará muita diferença no futuro. Essa excelência operacional vai desde a gestão de pessoas de forma eficiente, que é a parte a ser desenvolvida pelo ser humano, à execução de testes automatizados de uma plataforma, que garante a qualidade, a acuracidade e credibilidade do produto, criando assim, produtos cada vez mais escaláveis.

 

Como foi dito pelo Co-Founder e CEO do Ebanx: “Não importa se precisa inovar ou mudar a rota, o importante é crescer”. E esse deve ser o foco das startups.

 

E com foco em resolver soluções de problemas não só para o Brasil, mas para o mundo, as startups brasileiras podem aproveitar as oportunidades para internacionalizar o seu negócio. Empresas como a apexBrasil, que, levou para o evento uma palestra sobre o processo para uma startup brasileira se candidatar. E um bom exemplo de edital que está saindo fresquinho do forno é o da Espanha. Para se ter uma ideia, só Barcelona e Madrid, possuem investimento maiores que U$ 14 bilhões. E aí, bora internacionalizar seu negócio?

 


 

 

Qual é o Preço do Amanhã?

 

E para fechar com chave de ouro, o CEO do Grupo Primo, Thiago Nigro trouxe uma reflexão sobre o tempo.

 

Muitos de nós tomamos a decisão de executar ações de imediato, como por exemplo a compra de um carro. Na maioria das vezes, não compramos o carro à vista e com isso parcelamos a uma quantidade que parece não ter fim. Desse modo, pagamos um carro, por exemplo, em 10 anos, sendo que em 5 anos ele valerá quase que a metade. Ou seja, abrimos mão de 15 anos da nossa vida para compra de algo imediato e alguém ganhou 15 anos a mais por se sacrificar e abrir mão de algo do agora.

 

Contudo, entendemos que o sacrifício de imediato não é algo ruim, pois você abre mão do hoje para colher x vezes mais no futuro. E se for fazendo isso a cada dia, você terá dinheiro para mais anos do que viverá. Conquistando assim, a sua Liberdade Financeira.

 

Portanto, não desperdice o seu tempo. Crie bons hábitos. Evolua em seu aprendizado. Leia. Gaste tempo com as pessoas que ama. E pense no futuro!

 

“Calcule a rota do seu sonho e tenha coragem de decolar”

 

E aí, bora para o próximo startup summit?

 

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CROWDFUNDING NO BRASIL: UM BATE-PAPO COM ESPECIALISTAS DO SETOR

O crowdfunding vem se consolidando como uma alternativa atraente de captação de recursos para startups no Brasil. Nos últimos meses, tive a oportunidade de conversar com três importantes players desse ecossistema: Leonardo Zamboni, da Captable, Camila Nasser da Kria e os sócios Carlos Rubinstein e Leonardo Silva da Wiztartup – investimentos em startups e PMEs. Abaixo, compartilho os principais pontos dessas discussões, focando nas oportunidades, desafios e o futuro do crowdfunding no país.

O PODER DOS AIRDROPS NA ERA WEB3: UMA FERRAMENTA TRANSFORMADORA PARA USUÁRIOS E STARTUPS

Airdrops de criptomoedas são uma ferramenta poderosa e inovadora, usada por startups Web3 para distribuir tokens gratuitamente a seus usuários. Essa prática tem como principal objetivo criar uma base inicial de holders e testers, ao mesmo tempo que estimula a descentralização do projeto. Ao distribuir tokens para early adopters ou usuários engajados, as startups ganham visibilidade, feedback e atraem a atenção de uma comunidade que pode contribuir para o sucesso da plataforma.

OPORTUNIDADES PARA FINTECHS NA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

O evento “3F: Futuro, Finanças e Florestas” destacou a importância da sustentabilidade no setor financeiro e o papel das fintechs na construção de um sistema que integra finanças e responsabilidade ambiental. Em meio às mudanças climáticas, o Brasil busca se posicionar como líder nesse movimento, aproveitando a capacidade de inovação do mercado financeiro para promover práticas verdes. Dois conceitos foram centrais nas discussões: a taxonomia verde e o Bureau de Dados do Agro. Ambos representam pilares para as fintechs desenvolverem produtos e serviços, impulsionando uma economia mais sustentável e inclusiva.

ESG NA LIDERANÇA: A IMPORTÂNCIA DE GESTORES DE SEGURANÇA, FACILITIES E INFRAESTRUTURA ESTAREM ALINHADOS ÀS NOVAS PRÁTICAS

Nos últimos anos, as práticas de ESG (Environmental, Social, and Governance) emergiram como um dos pilares mais importantes da gestão moderna. A crescente conscientização sobre questões ambientais, a responsabilidade social corporativa e a necessidade de uma governança transparente e robusta estão redesenhando o papel de líderes e gestores em todas as indústrias.

Idioma »