STARTLAW: PRIMEIRA SEMANA DO EDITAL DE ACELERAÇÃO DE NOVAS IDEIAS 2022

Semana passada demos início ao 3° Edital de aceleração de Novas Ideias, um projeto social muito especial para todos nós; pensado para ajudar novos empreendedores a tirar suas ideias do papel, com mentorias de especialistas e muita troca de experiência com os participantes.

 

 

Para a primeira mentoria contamos com a presença de Júlio Dalfovo, Head Jurídico da StartLaw e eu, Nícolas Fabeni, founder & CEO da StartLaw, para falar sobre “O que é uma Startup: primeiros passos e aspectos legais”. Falamos um pouco sobre o cenário incerto em que estão asstartups; dificuldades que pioneiras enfrentam, usando como exemplo a história de Karl e Bertha Benz, responsáveis pela invenção dos automóveis; estruturação e operacionalização dos processos jurídicos; pré e pós constituição do negócio, além de outros assuntos importantes para o início dessa jornada perante a perspectiva legal.

 

 

Conteúdo baseado em Steve Blank, empreendedor em série, conhecido pela metodologia Customer Development e precursor do termo “Startup Enxuta”, livro de Eric Ries, uma das referências dessa aula.

 

 

 

 

Em nosso segundo encontro, eu e Leandro Couto, Gerente Comercial na MisterLED e Sales Advisor na StartLaw falamos sobre como montar uma máquina de vendas, por, sobre os marcos comerciais de uma Startup; políticas, processos e estrutura comercial; a metodologia do Golden Circle, de Simon Sinek, que nos mostra a importância de sabermos e mostrarmos o porquê fazemos o que fazemos;

 

 

Aula baseada em livros e metodologias de pessoas como: Jeff Bezos, Nassim Nicholas Taleb, Dale Carnegie e Geoffrey A. Moore.

 

 

Nossa última mentoria da semana foi preparada por Christopher Toya, CEO da Techfounder, mostrando como desenvolver uma ideia, as fases dessa jornada e os problemas que podemos enfrentar pelo caminho.

 

 

Trazendo novamente as ideias de Steve Blank e Eric Ries, Christopher mostrou, de forma simples, as fases que todas as startups passam, desde a ideação e a validação do problema e da solução; a adequação do produto ao mercado, até o Scale Up. Christopher destacou também os problemas que os empresários podem enfrentar durante esse processo de criação e validação do MVP e trouxe dicas preciosas para os empreendedores.

 

 

Essa foi, sem dúvidas, uma semana especial para todos nós! A StartLaw, agradece a presença e contribuição dos mentores: Júlio, Leandro e Christopher pelas mentorias incríveis e cheias de conhecimento, com certeza foi de muita valia para todos os participantes.

 

Ainda temos muito pela frente e estamos super ansiosos pelo que está por vir. Aguardem novos artigos.

 

 

Vamos juntos voar mais alto!

 

 

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

ESTAMOS A CAMINHO DA ERA DA CRIPTOECONOMIA?

Que a tecnologia impactou o mercado financeiro, não é novidade. Desde 1990, com o surgimento e rápido crescimento da internet, o mercado financeiro passou por grandes mudanças, desde o surgimento de novos produtos, até novas formas de se relacionar com o cliente e novos modelos de negócios.

PRIVACY BY DESIGN NAS STARTUPS

O conceito de “privacidade desde a concepção” tornou-se mais proeminente nos últimos anos, à medida que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) aumentou as preocupações das empresas sobre questões de privacidade nos seus processos, especialmente em relação à oferta de produtos e serviços ao mercado. A metodologia visa incorporar a privacidade em práticas, tecnologias e sistemas, e ainda serve como diretriz para a criação de novos produtos e serviços.

A IMPORTANCIA DO FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO FEMININO

É impossível falar de empreendedorismo feminino sem entender a motivação por trás de quem empreende, se a ideia empreendedora veio por oportunidade ou necessidade. Por exemplo, um empreendedor que tem a oportunidade de abrir um negócio estando em uma situação “confortável” seja por investimento interno ou recursos próprios.

Idioma »