SPRINT 26: NÔMADE DIGITAL NA EUROPA

Nessa jornada de nômade digital, vivi uma nova fase na Europa, com experiências além do esperado. Além dos eventos que planejei inicialmente, Money 20/20 e  London Tech Week 2023, participei também do AI Summit London 2023 e do Point Zero Forum e CV Labs em Zug, na Suíça. Essa edição (Sprint 026) traz três artigos sobre essa jornada, compartilhando as lições aprendidas e espero que você, leitor, se beneficie desse aprendizado.

A Europa está abrindo suas portas para empresas brasileiras e o networking nesse continente pode trazer muitas oportunidades. Embora muitos de nós tenhamos focado no mercado interno, é possível fazer parte do mercado global com preparação e esforço. Essa experiência internacional pode proporcionar aprendizado sobre novas culturas e acesso a receitas em moeda forte.

No próximo sprint (Sprint 027), trarei mais novidades, e mais temas relevantes para o ecossistema de startups. Agradeço a todos os colunistas que contribuíram com seus artigos e aos leitores que nos acompanham, e em especial pela primeira participação de Daniel Constantino de Oliveira com o artigo sobre o livro: Startup Playbook – A Arte de Impulsionar Negócios Inovadores.

O kadblog continuará trazendo conteúdos valiosos e inspiradores.

RETROSPECTIVA – KADBLOG & KADMOTEK

Consigamais+ agora é NEON: 1º EXITGilberto Albuquerque

O feed da Kadmotek relembrou e comemorou o primeiro EXIT ocorrido há 2 anos, quando a operação de venda da Consigamais+ para a Neon foi realizada.

UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: 87% INVESTIRÃO EM TREINAMENTO DE TALENTOSAna Paula Avanci

Em mais um artigo sobre educação, Ana Paula Avanci trouxe que o cenário educacional do Brasil preocupa, com resultados estáveis em exames e falta de alinhamento entre academia e mercado. As startups enfrentam o desafio de encontrar mão de obra altamente qualificada e as empresas para superar esses obstáculos e acompanhar as inovações tecnológicas, investem cada vez mais, na qualificação de seus profissionais para se adaptar às demandas do mercado global.

O SEGREDO DAS STARTUPS: TRANSFORMANDO O COMPLEXO EM ÓBVIO COM O ‘STARTUP PLAYBOOK’Daniel Constantino de Oliveira

Essa estreia do Daniel no kadblog nos contando sobre o desafio de comunicação em startups e como o livro “Startup Playbook – A Arte de Impulsionar Negócios Inovadores” pode ser a solução para esse problema. Dividido em três partes essenciais: Startup Enxuta, Go-to-Market e Fundraisingm, o autor do livro, Gustavo Carriconde, um ex-piloto com experiência em aviação e inovação, desenvolveu o guia para ajudar empreendedores a simplificar conceitos e obter clareza em suas visões. A obra busca facilitar o caminho para o sucesso das startups.

PORQUE ASSESSORIA JURÍDICA, DESDE O INÍCIO, É INDISPENSÁVEL PARA O FUTURO DA SUA STARTUP? –  Nícolas Fabeni 

Em mais um artigo sobre os impactos jurídicos para startups Nícolas Fabeni escreve sobre estudos que demostram que muitos problemas enfrentados por startups envolvem questões tributárias, trabalhistas e de propriedade intelectual, e 46% dos empreendedores acabam gastando dinheiro desnecessariamente por não terem assessoria jurídica adequada. Portanto, ter um assessor jurídico especializado em startups é essencial para evitar riscos e garantir o crescimento seguro do seu negócio.

MONEY 20/20 INSIGHTS E TENDÊNCIAS DA INOVAÇÃO FINANCEIRAGilberto Albuquerque

Meu primeiro artigo da minha jornada de nômade digital em Amsterdã, destaquei forte presença de soluções de pagamentos, incluindo empresas brasileiras como o Banco Rendimento. O evento contou com palestras abordando temas como Open Banking, criptomoedas e inteligência artificial. Uma organização impecável, associada a oportunidades de networking proporcionadas pelo evento.

CRÉDITO, MUITO ALÉM DO ALGORITMO SOFISTICADOLeandro Zen

Nosso mestre em Fintechs traz uma lição para quem quer entrar nesse mercado que vai além de apenas ter tecnologia avançada e proporcionar uma boa experiência aos clientes. O caso da Stone é usado como exemplo, mostrando que o sucesso em pagamentos não garante o mesmo êxito na concessão de crédito. Fintechs iniciantes e pouco estruturadas devem ser cautelosas e considerar diversas fontes de informação, combinando ferramentas tecnológicas com análises tradicionais de crédito para tomar decisões mais assertivas.

O IMPACTO DO BREXIT NAS STARTUPS LATINAS EM LONDRESGilberto Albuquerque

No meu segundo artigo como nômade digital busquei trazer o impacto do Brexit nas startups e empresas de tecnologia latinas em Londres, apresentando a mudança geopolítica como uma chance real para estabelecer pontes comerciais com o Reino Unido e acessarem outros mercados globais.

As discussões sobre a regulação da Web 3 e a relação com a SEC Americana, bem como a empolgação com as oportunidades potenciais surgindo de diferentes ambientes regulatórios, como Londres, no Reino Unido.

A ênfase na inteligência artificial (IA) e seu potencial para impulsionar o crescimento econômico, com exemplos de investimentos da Microsoft em parceria com a OpenAI e a visão de um futuro em que o impacto da IA seja positivo e transformador.

SITE: O CENTRO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITALAlfredo Moreira 

De volta ao kadblog Alfredo Moreira conta como o site é o ponto de contato mais consistente com os clientes em diferentes etapas da jornada de compra, e um bom site deve ter um design atraente, ser intuitivo para os usuários e oferecer pontos de conversão estratégicos para capturar leads. Além disso, é importante monitorar as ações dos visitantes. Manter o site sempre atualizado com e informações relevantes é fundamental para manter a sua comunidade engajada.

BLOCKCHAIN & WEB 3.0 – UM ENCONTRO NO CRYPTO VALLEYGilberto Albuquerque

Finalizei a minha jornada com o evento Point Zero Forum e CV Labs em Zug, na Suíça, conhecida como Crypto Valley, que reuniu líderes e empresas renomadas do mundo blockchain e Web 3.0. Palestrantes de empresas como Transfero, Fireblocks, Cardano Foundation e Crypto Finance Group trouxeram insights sobre soluções inovadoras. O evento foi uma oportunidade única para aprender com profissionais talentosos e visionários no setor cripto.

ACELERANDO DE NOVAS IDEIAS DE STARTUPS

 

A live desse sprint teve a participação de Nícolas Fabeni da StartLaw e ANDRE GUTIERRES da Beelegal Technology . Conversamos sobre o funcionamento de programas de aceleração e detalhes sobre o próximo programa da Startlaw.

Nesse encontro tivemos a oportunidade de conversar sobre como funciona um programa de aceleração e as novidades para o próximo programa de aceleração da StartLaw.

 

PORTFOLIO O QUE ACONTECE?

No sprint inauguramos uma nova seção, com conteúdo sobre startups do portfólio da Kadmotek.

 

 

Flourish Fi : Nova fase da parceria entre a Justa e a Flourish Fi – A parceria entre a Justa e a Flourish Fi promete capacitar os empreendedores brasileiros, tornando a gestão financeira mais acessível, educativa e divertida.

 

Suprevida: A informação sobre saúde muitas vezes é de difícil acesso ou compreensão e no Blog da Suprevida voce encontra diversos assuntos acessíveis para manter-se sempre bem informado, atualizado e com a saúde em dia

PRÓXIMO SPRINT

Minha jornada como nômade digital rendeu novas oportunidades de investimento para o portfólio da Kadmotek, com uma Fintech na indústria de criptomoedas. No próximo sprint, irei entregar a live sobre a Money 20/20, e também uma sobre a Febraban Tech, o principal evento da América Latina para o mercado financeiro. Conto com o apoio dos leitores para curtir, comentar e compartilhar nossos conteúdos e ajudar a expandir nosso alcance.

Não esqueça de se inscrever em nossa newsletter no site para receber mais novidades.

A Kadmotek é uma venture capital que investe em startups na fase early stage, e busca fornecer conteúdo para apoiar os fundadores durante essa jornada. Isso é feito através de artigos de convidados com experiência comprovada, bem como lives e vídeos disponíveis em nosso canal no YouTube.

 

#partiu

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

ESTAMOS A CAMINHO DA ERA DA CRIPTOECONOMIA?

Que a tecnologia impactou o mercado financeiro, não é novidade. Desde 1990, com o surgimento e rápido crescimento da internet, o mercado financeiro passou por grandes mudanças, desde o surgimento de novos produtos, até novas formas de se relacionar com o cliente e novos modelos de negócios.

PRIVACY BY DESIGN NAS STARTUPS

O conceito de “privacidade desde a concepção” tornou-se mais proeminente nos últimos anos, à medida que o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) aumentou as preocupações das empresas sobre questões de privacidade nos seus processos, especialmente em relação à oferta de produtos e serviços ao mercado. A metodologia visa incorporar a privacidade em práticas, tecnologias e sistemas, e ainda serve como diretriz para a criação de novos produtos e serviços.

A IMPORTANCIA DO FOMENTO AO EMPREENDEDORISMO FEMININO

É impossível falar de empreendedorismo feminino sem entender a motivação por trás de quem empreende, se a ideia empreendedora veio por oportunidade ou necessidade. Por exemplo, um empreendedor que tem a oportunidade de abrir um negócio estando em uma situação “confortável” seja por investimento interno ou recursos próprios.

Idioma »