SPRINT 035: HISTÓRIAS E INSIGHTS DE ACELERADORAS DE STARTUPS

TEXTO

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

A missão da Kadmotek é “Caminhar ao lado de espíritos empreendedores, trocar experiências de travessias passadas, para contar com orgulho nossas histórias no final da jornada”. Com o objetivo de cumprir essa missão, iniciamos um novo projeto em nosso canal no YouTube de webinars. Serão séries publicadas nos próximos meses com conteúdo destinado aos startupeiros (fundadores de startups) e futuros empreendedores. Iniciamos essa série conversando com três aceleradoras de startups: StartLaw, Darwin Startups e Web3Valley.

 

A série abriu com Nícolas Fabeni, CEO da StartLaw, que já realizou quatro programas de aceleração, todos com o apoio da @AB2L. Essa iniciativa nasceu da sua vontade de retribuir ao ecossistema parte do que recebeu ao participar de um programa de aceleração ainda na universidade. Um ponto de destaque do nosso convidado foi a discussão sobre os desafios das startups: desenvolvimento de produtos e área comercial. Participei como mentor nos dois últimos programas e foi uma experiência enriquecedora ver a evolução das startups até o pitch day.

O segundo vídeo foi com Rafaelle Ross, coordenadora de projetos da Darwin Startups. Jornalista de formação, ela se encantou com o ecossistema de startups e teve a oportunidade de liderar projetos em uma aceleradora renomada do setor, que tem um manifesto com os valores: inquietude, resiliência, ambição, alegria e humildade. O que chamou a atenção foi como, em diversas respostas, ficou clara a conexão com os valores do manifesto.

Fechamos essa série com Guto Farias e Daniel Constantino de Oliveira, respectivamente CEO e COO da Web3Valley, a primeira aceleradora focada em startups do mundo Web3. É comum as pessoas associarem o investimento em Web3 com criptoativos e, naturalmente, com a compra de criptomoedas. Esses empreendedores trouxeram uma outra perspectiva: a de investir em projetos Web3. Eles estão ajudando a trazer conhecimento aos fundadores de startups nesse mercado, desde a construção de projetos até a captação de recursos.

RETROSPECTIVA – KADBLOG & KADMOTEK

A Resolução Conjunta n° 8 de 21/12/2023 dispõe sobre medidas de educação financeira a serem adotadas por instituições financeiras, instituições de pagamento e demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, e nossa colunista Yasmin Graeml conta como fazer isso usando ciência comportamental, em uma jornada gameficada.

Nosso convidado traz de forma didática as expectativas de tokenização em um dos maiores mercados brasileiro, o imobiliário, que pode inclusive ser uma das novas formas de financiamento para esse mercado que ainda é carente, visto que é considerado um dos maiores sonhos das pessoas.

Como sempre nosso mestre de Fintechs procura trazer de forma clara movimentos de mercado, na busca de novas receitas, e aproveitando das estruturas de BaaS (banking as a service), novos entrantes trazem os bancos invisíveis, quer entender mais? É só ler o artigo do nosso mestre Zen.

CANAL NO YOUTUBE DA KADMOTEK

Iniciamos esse artigo contando sobre a nossa série de webinar com aceleradoras de startups, mas também tivemos no canal vídeos sobre 3 investidas da Kadmotek:

ConsigaMais+ o primeiro exit da Kadmotek.

O projeto da ConsigaMais+ se destaca por uma série de características que o tornam um empreendimento bem-sucedido e desde o início, a fintech priorizou a obtenção de resultados e a construção da família ConsigaMais+. Houve uma busca incessante por processos otimizados, acompanhada de debates fervorosos, mantendo sempre um padrão exemplar de profissionalismo. A meta era clara: tornar-se a principal empresa de consignado privado independente.

O notável crescimento da empresa atraiu a atenção de grandes players do mercado, incluindo a NEON, uma fintech em estágio mais avançado, com investimentos de grandes grupos estrangeiros e um propósito claro de capacitar as pessoas a terem controle sobre suas finanças. Os fundadores da ConsigaMais+ não hesitaram; era uma sinergia perfeita. O próximo passo era unir forças.

A Suprevida, uma das investidas da Kadmotek, é uma HealthTech, com uma plataforma de tecnologia e serviços voltada à otimização da cadeia de suprimentos de produtos de saúde e nutrição, facilitando o acesso a um amplo leque de produtos essenciais e assegurando a disponibilidade de um arsenal terapêutico diversificado para profissionais e empresas de saúde.

Arturos é uma startup com soluções tecnológicas, amigáveis e que utiliza o que há de melhor em funcionalidades, tecnologia e design, que transformam a forma de administrar, valorizando o colaborador com o objetivo de otimizar, conectar e elevar vidas.

PRÓXIMO SPRINT

Em junho estarei em mais uma missão: London Tech Week 2024. Pelo 2º ano estarei nesse evento, e dessa vez acompanhado do pessoal da Web3Valley, com a agenda bem focada no evento, espero junto dos meus colegas de viagem trazer muito mais sobre as oportunidades do ecossistema de startups de Londres, que é um hub para a Europa, oriente médio, África, Ásia, e por que não escrever Rússia.

 

A Kadmotek é mais do que uma simples venture capital que investe em startups na fase early stage. Estamos empenhados em fornecer suporte significativo aos founders durante toda a sua jornada. Isso se traduz em artigos de convidados com expertise comprovada, além de vídeos e lives disponíveis em nosso canal no YouTube. Junte-se a nós nesta emocionante jornada de inovação e descobertas.

 

#partiu

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

SUPERANDO DESAFIOS: A JORNADA DAS STARTUPS EM ESTÁGIO INICIAL

No panorama global atual, pequenos empreendedores que lançam startups de tecnologia estão se deparando com um terreno cada vez mais complexo e desafiador. Tais desafios começam com a captação de recursos, um processo que se mostra particularmente difícil em países onde o ecossistema de capital de risco ainda é incipiente.

SXSW: O QUE ROLOU SOBRE WEB 3 E IA

De 8 a 16 de março de 2024, mais de 350 mil pessoas estiveram em Austin, para acompanhar quase 3000 palestrantes, onde foram recebidas pessoas do mundo inteiro, a Sandy Carter trouxe a palestra “A fusão mente-máquina: sete tendências futuras em um mundo pós-inteligência artificial no trabalho”, e Chris Dixon em um bate-papo com Camila Russo, founder, The Deflant, compartilhou a “Construindo a Próxima Era da Internet”.

BLOCKCHAIN E TIDC: A REVOLUÇÃO NO MERCADO DE CAPITAIS

Um exemplo claro dessa tendência é a crescente compreensão do conceito de um Token de Investimento em Direitos Creditórios (TIDC) por aqueles que já trabalhavam com os conhecidos Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC).

Idioma »