Inicio essa sprint com um assunto que está no meu squad pessoal, pois me sinto honrado de, como conselheiro da Santana Financeira, nesse último 1,5 ano, participar do movimento realizado por Joao Carita e Joca Carita rumo a uma nova Santana Financeira. O marco dessa nova fase foi dia 10 de junho, com a live oficial de divulgação da nova marca.
Acompanho essa história desde a época que o senhor João Caritá era diretor de uma instituição financeira especializada em sistemas de crédito de veículos, e o Joca era estagiário na mesa de operações, e eu, programador de uma software house mineira. Tive a oportunidade de participar de toda a história do grupo e, anos depois, como fornecedor de sistemas, e acredito que muitas pessoas do mercado financeiro desconhecem, mas importantes fintechs atuais, nasceram na Santana Financeira, que foi o berço de seus MVP´s.
A SF3, novo nome da instituição, se apresenta como uma solução de crédito para micro e pequenos negócios. Na mídia especializada sempre se tem destaque, que a facilidade para o crédito no Brasil é inversamente proporcional ao seu tamanho, em um País onde o fomento para os menores é precário, a SF3 já nasce com histórico de atuação de décadas, mas, afinal, qual é a mudança que podemos esperar desse movimento, é só uma nova identidade visual? Posso compartilhar que não! Nesses 2 anos, durante um período que todos nós passamos pela maior crise sanitária que o mundo já viveu, onde lá no início da pandemia muito se dizia sobre um “novo normal”, foi o período que consolidou uma nova cultura nesse grupo, o manifesto da empresa é concluído com a frase: SF3 é uma marca parceira dos empreendedores. Isso só é possível porque hoje o ambiente está construído baseado na parceria entre todos que participam da companhia, alinhados a uma cultura de propósito, e posso afirmar que quem entrar hoje na SF3 irá sentir um ambiente que preza pela confiança entre os profissionais.
Acompanhe a live abaixo e veja os detalhes dessa mudança. A live também contou com a participação de João Anacleto , jornalista especializado no mercado de veículos, destaco na live a discussão sobre os carros elétricos, confrontando com alguns entusiastas.
O nosso sprint contou com dois novos colunistas Adalberto Bem Haja e Aciane Marino, os quais agradeço por embarcarem nessa jornada de compartilhar conhecimento e experiência com o ecossistema de startups.
14º SPRINT – RETROSPECTIVA
Segue o SQUAD das últimas 4 semanas entregues nesse Sprint:
- Startup a busca do equity – parte II desafios de um MVP –Gabriel Azevedo – Na segunda parte da jornada de nosso autor sobre a busca do equity, temos a descrição dos desafios de um MVP, e para isso que tal conhecer: MVP Concierge; MVP Funcional; MPV Mágico de OZ; MVP Protótipo; MVP Duplo (um dos meus favoritos), um pouco do livro “A startup Enxuta” de Eric Ries.
- SXSW na visão de founders de startups – Tive o prazer de mediar a live com Ingrid Barth , Juliano Primavesi e o Thiago Oliveira sobre a nossa incursão em Austin, onde vimos as principais tendências para os próximos anos. Fiz um resumo desse evento ressaltando pontos que nos chamaram a atenção, citando também os eventos nacionais inspirados na SXSW.
- Corporate Venture Capital no Brasil Carlos Akira Sato – No meio de toda essa crise, novas CVC’s (Corporate Venture Capital) entram no mercado, Vivo, Anima e Renner, contrariando o discurso hoje do mercado, essas CVC´s estão em busca principalmente de oportunidades para agregar aos seus negócios principais.
- Cenário econômico atual e impacto nas startups – Com a participação de Carlos Augusto, Flavio Monteiro eNadia Armelin– discutimos sobre o cenário econômico atual e impacto nas startups. Cada um com sua expertise, pôde dar sua opinião sobre:
1. Quais foram os impactos para vocês na captação das startups com esse cenário econômico?
2. Quais as alternativas que vocês podem sugerir para as startups nesse ambiente stressado?
3. Para 2023, o mercado espera a redução do juros, e teremos um novo presidente, quais as perspectivas que vocês visualizam para o nosso ecossistema, com essas mudanças?
4. Independente do cenário econômico, o processo de captação de todos as VCs tem um playbook, vocês poderiam compartilhar pontos que hoje vocês julgam como fundamentais nos pitchs das startups?
E durante o encontro nossos convidados responderam às perguntas ao vivo do chat.
- Compliance digital: avanços e consequências – Marcio Annunciato – Nosso professor nos trouxe uma reflexão atualizada sobre o novo Compliance, que assumiu um papel importante nas empresas que deve ser orientada para agregar valor e alinhada à cultura das empresas.
- Como acelerar o processo de vendas na sua startup – Adalberto Bem Haja – Inbound, outbound, hunter, farmer, para acelerar mais sobre todas os jargões e processos comerciais um artigo didático e objetivo do nosso novo colunista.
- Inovação: como colocar a ideia em prática Leonardo Grapeia – O desafio da inovação conceituado em amplificadores: Comparação; Materialização; Storytelling; Sinalizar; Pressão social e Comprometimento. Será que a inovação é treino, ou método? O quanto esses amplificadores podem nos beneficiar.
- Adequação do ambiente contábil dentro das instituições de pagamento Aciane Marino – Muitas Fintechs hoje são IP´s (instituições de pagamento), e navegam em regras de observâncias mais brandas que instituições financeiras maiores, mas as mudanças nas regras estão trazendo mais exigências, e nesse artigo estão listadas as falhas mais comuns dos empreendedores.
- South Summit Brasil 2022: inovação sem fronteiras, uma ponte entre Europa e Brasil Maria Clara Fossati – Esse foi um dos eventos que citei em meu artigo na SXSW, a South Summit, evento que nasceu na Espanha, contou com presenças internacionais e tem como uma das metas colocar o Brasil dentro do mapa mundial de inovação, e como nos traz a autora, uma oportunidade de usar como MVP para o próximo evento em 2023, o qual espero estar presente para prestigiar.
PRÓXIMO SPRINT
Para a próximo sprint, além dos nossos artigos, teremos também a live dia 27/06 às 18:30h com o tema Tendências do mercado brasileiro de lawtechs, com a participação de Cristina Donadio, Carlos Akira Sato e Nícolas Fabeni. Partiu!