SPRINT 014 – SF3: a nova Santana Financeira

Inicio essa sprint com um assunto que está no meu squad pessoal, pois me sinto honrado de, como conselheiro da Santana Financeira, nesse último 1,5 ano, participar do movimento realizado por Joao Carita e Joca Carita rumo a uma nova Santana Financeira. O marco dessa nova fase foi dia 10 de junho, com a live oficial de divulgação da nova marca. 

 

Acompanho essa história desde a época que o senhor João Caritá era diretor de uma instituição financeira especializada em sistemas de crédito de veículos, e o Joca era estagiário na mesa de operações, e eu, programador de uma software house mineira. Tive a oportunidade de participar de toda a história do grupo e, anos depois, como fornecedor de sistemas, e acredito que muitas pessoas do mercado financeiro desconhecem, mas importantes fintechs atuais, nasceram na Santana Financeira, que foi o berço de seus MVP´s.

 

A SF3, novo nome da instituição, se apresenta como uma solução de crédito para micro e pequenos negócios. Na mídia especializada sempre se tem destaque, que a facilidade para o crédito no Brasil é inversamente proporcional ao seu tamanho, em um País onde o fomento para os menores é precário, a SF3 já nasce com histórico de atuação de décadas, mas, afinal, qual é a mudança que podemos esperar desse movimento, é só uma nova identidade visual? Posso compartilhar que não! Nesses 2 anos, durante um período que todos nós passamos pela maior crise sanitária que o mundo já viveu, onde lá no início da pandemia muito se dizia sobre um “novo normal”, foi o período que consolidou uma nova cultura nesse grupo, o manifesto da empresa é concluído com a frase: SF3 é uma marca parceira dos empreendedores. Isso só é possível porque hoje o ambiente está construído baseado na parceria entre todos que participam da companhia, alinhados a uma cultura de propósito, e posso afirmar que quem entrar hoje na SF3 irá sentir um ambiente que preza pela confiança entre os profissionais.

 

Acompanhe a live abaixo e veja os detalhes dessa mudança. A live também contou com a participação de João Anacleto , jornalista especializado no mercado de veículos, destaco na live a discussão sobre os carros elétricos, confrontando com alguns entusiastas.

 

 

O nosso sprint contou com dois novos colunistas Adalberto Bem Haja e Aciane Marino, os quais agradeço por embarcarem nessa jornada de compartilhar conhecimento e experiência com o ecossistema de startups.

 

14º SPRINT – RETROSPECTIVA

Segue o SQUAD das últimas 4 semanas entregues nesse Sprint:

  • Startup a busca do equity – parte II  desafios de um MVP –Gabriel Azevedo – Na segunda parte da jornada de nosso autor sobre a busca do equity, temos a descrição dos desafios de um MVP, e para isso que tal conhecer: MVP Concierge; MVP Funcional; MPV Mágico de OZ; MVP Protótipo; MVP Duplo (um dos meus favoritos), um pouco do livro “A startup Enxuta” de Eric Ries.
  •  

1. Quais foram os impactos para vocês na captação das startups com esse cenário econômico?

2. Quais as alternativas que vocês podem sugerir para as startups nesse ambiente stressado?

3. Para 2023, o mercado espera a redução do juros, e teremos um novo presidente, quais as perspectivas que vocês visualizam para o nosso ecossistema, com essas mudanças?

4. Independente do cenário econômico, o processo de captação de todos as VCs tem um playbook, vocês poderiam compartilhar pontos que hoje vocês julgam como fundamentais nos pitchs das startups?

 

E durante o encontro nossos convidados responderam às perguntas ao vivo do chat.


  • Inovação: como colocar a ideia em prática Leonardo Grapeia  – O desafio da inovação conceituado em amplificadores: Comparação; Materialização; Storytelling; Sinalizar; Pressão social e Comprometimento. Será que a inovação é treino, ou método? O quanto esses amplificadores podem nos beneficiar.

PRÓXIMO SPRINT

Para a próximo sprint, além dos nossos artigos, teremos também a live dia 27/06 às 18:30h com o tema Tendências do mercado brasileiro de lawtechs, com a participação de Cristina DonadioCarlos Akira Sato e Nícolas FabeniPartiu!

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

TEMPO CERTO, LUGAR CERTO

Em minhas discussões com Higor sobre a captação de startups para a incubadora sempre deparamos com o tema sobre vantagens e desvantagens que temos a oferecer por estarmos em Portugal e principalmente como melhor utilizamos nossas expertizes para concretizar e impulsionar os processos das startups.

SPRINT 039 – DA SALA DE AULA AO PALCO DA INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE Web3, BLOCKCHAIN E IMPACTO SOCIAL

Nos últimos meses, tive a oportunidade de me envolver em uma série de eventos que refletiram a transformação e o dinamismo do ecossistema de inovação, sustentabilidade e Web3. Cada um trouxe novos insights, desde as discussões de vanguarda sobre ativos digitais e o papel da IA na Sociedade Brasileira de Inovação, até a rica troca de ideias sobre ESG e impacto social no setor financeiro, explorada no Fórum de Ativos Digitais e no 3F — Futuro, Finanças e Floresta.

PAGAR COM DREX

Na semana passada, explorei o potencial do Drex para otimizar processos e reduzir custos nas empresas. Mas como o Drex pode impactar o dia a dia das pessoas? Foi a pergunta que deixei para hoje.
Imagine que você possa adquirir ativos digitais, reservar quartos de hoteis  e até mesmo comprar ingressos para shows de forma rápida e segura – sem complicações.

IMÓVEIS E BLOCKCHAIN: CONHEÇA O ENORME POTENCIAL TRANSFORMADOR

É um erro presumir que a tecnologia Blockchain só é adequada para vender criptomoedas, embora tenha sido assim que tudo começou. Na verdade, o blockchain é um banco de dados distribuído em milhares de computadores de diferentes usuários. Cada bloco de informação é criptografado com uma chave, o que significa que é quase impossível hackear, falsificar ou alterar os dados.

Idioma »