Estive em Stanford e Berkeley e tenho que agradecer dois founders que foram muito importantes nessa minha estadia: André Vellozo da DrumWave, e Pedro Moura da Flourish. Depois de 4 semanas na Califórnia tive a oportunidade de assistir palestras de founders de startups, venture capitals, fundos de private equity, e conversas enriquecedoras nesse curto e intenso período. Para esse sprint reservo a escrever que nosso mercado local tem muito para desenvolver em tecnologia e maturidade de negócios para levar nossas startups a disputarem esse jogo.
Vou roubar a citação do capitão Nascimento, no filme tropa de Elite, missão dada é missão cumprida, pois temos agora uma nova investida, a Suprevida. Em uma jornada de 5 meses conhecemos o Rodrigo Alberto Correia da Silva, foi uma trilha instigante e nosso novo founder, em pouco tempo, já passou por uma série de desafios, inclusive lançar uma healthtech na maior pandemia da história da humanidade, e contra todas as adversidades, a Suprevida se mostra com um perfil SCALE UP, em uma linha de produtos que os consumidores só conseguiam consumir viajando para grandes centros. Quando você começa a entender o propósito dessa startup, não tem como você não se envolver com esse negócio e claro, fizemos nosso primeiro investimento com co-investidores Carlos Augusto de Oliveira, Carlos Akira Sato, João Paulo Cruz e Marcio Gonçalves. São atuais as preocupações e ações norteadas pela agenda ESG, em um país como nosso onde as pessoas não têm acesso à saúde, sem medo de errar esse é o caso de uma startup ESG além de healthtech.
A segunda missão do artigo anterior, foi nossa LIVE, com o tema Desafios e soluções para gestão de pessoas onde nossos convidados Ana Paula Avanci, Fernando Azar e Yumiko Watanabe debateram suas experiências em:
• Integrar as novas lideranças ao modelo de transformação que estamos vivendo, onde se faz necessários líderes com uma visão humana
• Resolver o dia de dia de processamentos de folha em um ambiente de alta regulação
• KPIs – definição, gestão e priorização
Nessa live foram expostas várias dores do segmento de gestão de pessoas por HRTECHs, onde os processos ainda são manuais ou em planilhas, um cenário de várias oportunidades. A kadmotek tem uma investida para apoiar os gestores em KPIs, a Arturos, como uma solução tropicalizada, visto que nosso mercado tem muitas jabuticabas.
Cada um desses assuntos vale um artigo dedicado ao tema:
• Vale do Silício – O ecossistema de startups
• Suprevida – Quais foram os passos para entrada da kadmotek
• Desafios e soluções para gestão de pessoas
8º SPRINT – RETROSPECTIVA
Nossos colunistas nesse SQUAD nos presentearam com mais experiências ligadas a pessoas, muito conteúdo no universo de Fintechs, Lawtechs e interessantes para qualquer outro tipo de startup.
• Produtividade e agilidade fiscal: Vale a pena terceirizar? – Ana Paula Avanci abordou uma dor para empresas pequenas, grandes e médias, o custo Brasil. O nosso excesso de processos burocráticos na gestão de pessoas ao invés de termos o RH focado em cultura, benefícios, desenvolvimento de carreiras, e outros itens importantes para quem faz as empresas acontecerem, temos que demandar uma energia relevante com processos para atender autarquias do governo.
• Geração 5.0 As oportunidades em startups – Gilberto Albuquerque – Esse artigo escrevi antes da visita Berkeley CA, e como a cada dia estou mais próximo dos 5.0 e mais distantes do 4.8, vendo o mercado americano, onde muitas pessoas acima do 5.0 estão atuando, e com muito preparo e energia, a minha conclusão é que estamos atrasados, quando lembro que conheço instituições financeiras que tem como regra no RH restrição a contratar pessoas com mais de 50 anos, tenho orgulho de em anos onde acumulei a diretoria de RH, manter abertas as portas para contratação de pessoas que tinham suas portas fechadas pelo mercado financeiro e que sempre contribuíram com experiências aos mais jovens, análogo a bons times de futebol que sempre têm alguns jogadores veteranos no elenco.
• O câmbio nas instituições de pagamento: Uma grande revolução que se aproxima! Você está preparado? – Luciano Fantin apresentou as mudanças que estão por vir na legislação. Agora a dúvida que fica no ar: Quanto as criptomoedas não irão influenciar nesse mercado, visto que o processo de remessa para o exterior, ainda é muito burocrático, e sujeito a falhas? Nesse artigo tivemos ainda comentários sobre nossa moeda se tornar conversível, acredito que isso está muito associado à moeda digital nacional que está sendo criado pelo BACEN.
• COLOCANDO A MÃO NA MASSA – Marcio Annunciato traz uma série de desafios para a transformação digital, de forma didática estão elencadas, reforça a minha tese, após a nossa Live, um mar de oportunidades para diversas startups atenderem um mercado que está com muitas dores e carente de boas soluções.
• Agenda Positiva: PIX + 5G + e-COMMERCE – Carlos Akira Sato demonstra com dados a quantidade de oportunidades em nosso mercado, ainda fazendo referência a artigos do Carlos Augusto de Oliveira, Luciano Fantin e Manoel Rodrigues Jordao. Nas últimas semanas que a mídia publicou notícias negativas de duas Fintechs nacionais que estão listadas na NASDAQ, e alguns comentários chegaram a citar a possibilidade do IPO mais esperado do ano, do NUBANK ser cancelado, foi apresentado nesse artigo muitas oportunidades que ainda sequer são exploradas pelas Fintechs.
• OS PILARES DE UMA LIDERANÇA HUMANIZADA – Alexandre Marques apresentou os três pilares para liderança humanizada: segurança psicológica, conflito e humanocracia. Um artigo que de forma didática detalha os conceitos de liderança humanizada que já é um modelo mais bem desenvolvido no ecossistema das startups.
• LGPD: e OPEN DATA – Ruy Rede traz o quanto a LGPD é parte integrante para se construir os OPEN DATA, e mais específico para o nosso mundo de Fintechs, as pessoas físicas sendo empoderadas dos seus dados na construção desse arcabouço para o OPEN BANKING | OPEN FINANCE.
PRÓXIMO SPRINT
A Kadmotek nasceu com a missão de caminhar ao lado de espíritos empreendedores, trocar experiências de travessias passadas, para contar com orgulho nossas histórias no final da jornada, embarcou nessa viagem agora a Suprevida, mas todos vocês leitores fazem parte dessa jornada, nesse próximo sprint a minha expectativa é contar mais sobre a Suprevida.
No final das portas de 2021, iremos trazer mais uma LIVE e já estão confirmados João Bezerra Leite, Leonardo Grapeia e Lucas Hamu, respectivamente um investidor anjo, um diretor de uma financeira e uma Fintech, com um tema polêmico: Fintechização do Varejo. SAVE THE DATE 14/12 às 19h.
Esse é o último sprint de 2021, nas três primeiras semanas de dezembro ainda teremos artigos depois entramos em 3 semanas com repost dos artigos mais lidos durante o ano inteiro, a 4ª semana do Sprint será então na segunda semana de janeiro.
Acreditamos que somente com a educação nosso país pode melhorar, amigos leitores, agradeço as curtidas e comentários, só assim esse conteúdo irá continuar tendo maior visibilidade nas redes.
Até o nosso próximo sprint.