Escrevi esse balanço em Chicago, onde nosso ministro da economia ministrou aulas na área financeira. Antes dessa viagem não tinha a noção que é a cidade reconhecida como uma das mais educadas cidades norte-americana, a 3ª maior cidade dos EUA e tem vários problemas conhecidos de grandes centros urbanos, mas nessa passagem posso compartilhar que é um lugar nos EUA onde o tratamento é muito amigável e educado.
O meu sabatic-office não permite desligar do nosso ambiente de startups, inclusive em um evento que participei da BossaNova Invest, um dos convidados mencionou como o mercado brasileiro de startups está mais aquecido com a chegada de venture capital americanas, que inflacionam o nosso mercado, pois estão acostumados a gastar US$ 200 mil/ano por desenvolvedor e US$ 350 mil/ano por gerente comercial de Techs, o desafio é equilibrar os investimentos, pois excesso de capital em terras tupiniquins, pode induzir ao erro, alguns founders que estão em fase de SEED Capital.
O Brasil corre o risco de um apagão de energia, mas em tecnologia o apagão já chegou. Os últimos números apresentados são de um déficit de 400 mil profissionais de tecnologia no Brasil, e agora tem mais um novo entrante, que são as empresas estrangeiras também procurando profissionais no Brasil.
Na minha humilde opinião, temos a tempestade perfeita, oportunidade para quem tem vontade e se prepara para criar oportunidades.
Nessa retrospectiva contamos com mais um novo convidado Manoel Rodrigues Jordao, que detalha as Fintechs de crédito, inegável o paralelo com os CorBans, um artigo explicando mais ações do BACEN.
7º SPRINT – RETROSPECTIVA
Essa SQUAD entregou 8 artigos, segue a minha retrospectiva:
- Banco do Brasil entra no Venture Capital – Carlos Akira Sato detalha os últimas pesquisas sobre investimentos em startups e ainda traz mais uma opção para captação, o Banco do Brasil com seu novo fundo para startups e com uma estratégia em linha com sua estratégia de negócio.
- Como as mudanças nas regras de correspondentes bancários irão afetar sua fintech – Manoel Rodrigues Jordão detalha as Fintechs de crédito, os correspondentes bancários digitais, fazendo um paralelo com os correspondentes bancários tradicionais e discorre sobre as mudanças que o BACEN adicionou ao mercado.
- Inovação ou reinvenção é um combustível para sobrevivência? – Leonardo Grapeia, MSc. nos provoca a pensar sobre o tema, vamos refletir qual é a dor que a startup que você está envolvido ou, a que você quer criar, se é uma inovação ou uma reinvenção.
- LGPD: O combinado não sai caro – Para quem quer uma análise sobre #LGPD, nosso partner Ruy Rede sintetizou para o ESTADÃO de uma forma clara e objetiva o cenário atual e os próximos passos.
- A transformação digital pode tirar seu emprego. O que fazer? – De uma forma leve, nosso professor Marcio Annunciato descreve algumas das vertentes de conhecimento em alta hoje: especialista; generalista; soft skills; hard skills e programação.
- Liderança humanizada – Alexandre Marques artigo reflexivo sobre o resgate da nossa humanidade, tanto se avançou nas áreas do conhecimento e tecnologia, onde a humanização é uma resposta sistêmica e social para curar essa sociedade.
- Planeta para crianças ou crianças para o planeta – Camilla D´Angelo Clemente nos traz a importância da educação financeira que em vários municípios do Brasil já tem sido introduzida como disciplina obrigatória.
- Antes de empreender, você já pensa como um empresário? – Ubiratan Dib Nogueira expõe como a vida de empresário é diferente do que as séries e a cultura popular nos apresenta, os desafios do momento atual e a importância de ter a cabeça de dono em uma empresa.
PRÓXIMO SPRINT
A expectativa é concluir a entrada em uma nova startup no portfolio da Kadmotek, e organizar a nossa 1ª live em novembro.
Essa foi mais uma retrospectiva, amigos leitores, agradeço as curtidas e comentários, só assim esse conteúdo irá continuar tendo maior visibilidade nas redes.
Até o nosso próximo sprint.