RIO WEB SUMMIT 2023: DESVENDANDO INOVAÇÕES, CONEXÕES GLOBAIS E O FUTURO DAS STARTUPS

A Web Summit é uma das maiores conferências de tecnologia e startups do mundo. Realizada globalmente em Lisboa e Portugal, ela reúne líderes da indústria, empreendedores, investidores e entusiastas de tecnologia para discutir as tendências e inovações, e esse ano a cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, sediou e foi palco da primeira edição Brasileira desse evento que contou mais de 21.000 participantes, 974 startups apresentando suas soluções e representando 28 indústrias, de 42 países, prestigiadas por mais de 500 investidores e ainda com a presença de 400 palestrantes brasileiros e estrangeiros que dedicaram seu tempo para disseminar conhecimento.

 

Hoje, quero compartilhar um pouco sobre o evento, as palestras, os temas e soluções que foram destaque e, se você não foi ao evento já te convido a assistir a Live no canal da Kadmotek Web Summit o que as startups nos contam, com link direto no final do artigo, onde que conversei com founders de startups que marcaram presença no evento: Aurélio Araújo da Leadfy.me,  Gustavo del Favero Cruz da Mintech Brasil e Juliana Leão Dias da IZIS .

 

A Web Summit proporciona as startups a oportunidade de apresentar suas ideias, produtos e serviços para potenciais investidores, mentores e parceiros de negócios. É o momento para as startups divulgarem suas propostas, conquistarem visibilidade e fazerem contatos valiosos na indústria.

 

Além disso, as startups que participam da Web Summit têm a chance de participar de sessões de mentoria, workshops e painéis de discussão com especialistas do setor e ainda podem participar de competições para ganhar prêmios, reconhecimento e apoio financeiro para apoiar seu crescimento.

 

É uma oportunidade única para as startups aprenderem com as experiências de outros empreendedores, receber feedback e obter insights sobre as tendências emergentes no mundo das startups e da tecnologia. A Web Summit é um ambiente propício à troca de conhecimentos, networking e colaboração, e muitas startups saem do evento com novas parcerias e oportunidades de negócios, como nos relatou Aurélio Araújo founder da Leadfy.me, que esteve no evento apresentando sua startup e saiu de lá com um convite espetacular para apresentar sua solução no palco da Collision em Toronto, Canadá.

Do conhecimento diversificado

A Web Summit contou com uma diversidade enorme de temas e assuntos que foram discutidos durante os três dias do evento, por centenas de profissionais e lideranças empresariais que marcaram presença e compartilharam um pouco do seu conhecimento com os presentes.

 

Entre os representantes brasileiros tivemos: Gabriel Braga, CEO do Quinto Andar; Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza; Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil; Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco; Robson Privado, cofundador do MadeiraMadeira; Wagner Ruiz, cofundador do EBanx; Ana Buchaim, CMO da B3; Daniel Knopfholz, CTO do Boticário e Fernando Machado, CMO da NotCo

 

Mas o evento trouxe também com o brilhantismo dos profissionais de destaque de outros países, como Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai; Neil Patel, fundador da NP Digital; Cassie Kozyrkov, Chief Decision Scientist no Google; Andrew Warden, CMO do Semrush; Chelsea Manning, Security Consultant da Nym; Meredith Whittaker, presidente da Signal e Catherine Powell, Global Head of Hosting do Airbnb.

Os temas em destaque

Muitos foram os temas do evento, mas posso ênfase aqui para IA e suas aplicações que, sem dúvida, “incendiou” o evento, especialmente ChatGPT e sua regulamentação. Ficou claro nas discussões que ainda pairam muitas dúvidas sobre as questões éticas e sociais e especialmente quanto à privacidade e uso responsável dos dados, e claro, sobre a possibilidade de substituição do potencial humano.

 

Ainda sobre IA, outro destaque foi sua aplicação nas instituições financeiras, que pode ser usada, dentre outras funções, para combater fraudes. O evento tambem trouxe vários outros insights como por exemplo: os métodos de pagamento alternativos e sua expansão, o data analytics com a discussão sobre a importância de as empresas adotarem uma postura data driven e muito mais.

 

Em resumo, o Rio Web Summit abriu caminho para discussões sobre o futuro da tecnologia e suas aplicações dentro das empresas trazendo diversos insights, gerando oportunidades, conexões e networking, especialmente pela grandiosidade do evento e as oportunidades de conexão com outros países. Mas principalmente colocou de vez nosso país no mapa do ecossistema de startups. E deixo aqui uma dica: O Web Summit voltará ao Rio em 2024, então já faça sua pré-inscrição e garanta sua participação no evento, pois vale muito a pena!

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »