A Web Summit é uma das maiores conferências de tecnologia e startups do mundo. Realizada globalmente em Lisboa e Portugal, ela reúne líderes da indústria, empreendedores, investidores e entusiastas de tecnologia para discutir as tendências e inovações, e esse ano a cidade maravilhosa, Rio de Janeiro, sediou e foi palco da primeira edição Brasileira desse evento que contou mais de 21.000 participantes, 974 startups apresentando suas soluções e representando 28 indústrias, de 42 países, prestigiadas por mais de 500 investidores e ainda com a presença de 400 palestrantes brasileiros e estrangeiros que dedicaram seu tempo para disseminar conhecimento.
Hoje, quero compartilhar um pouco sobre o evento, as palestras, os temas e soluções que foram destaque e, se você não foi ao evento já te convido a assistir a Live no canal da Kadmotek Web Summit o que as startups nos contam, com link direto no final do artigo, onde que conversei com founders de startups que marcaram presença no evento: Aurélio Araújo da Leadfy.me, Gustavo del Favero Cruz da Mintech Brasil e Juliana Leão Dias da IZIS .
A Web Summit proporciona as startups a oportunidade de apresentar suas ideias, produtos e serviços para potenciais investidores, mentores e parceiros de negócios. É o momento para as startups divulgarem suas propostas, conquistarem visibilidade e fazerem contatos valiosos na indústria.
Além disso, as startups que participam da Web Summit têm a chance de participar de sessões de mentoria, workshops e painéis de discussão com especialistas do setor e ainda podem participar de competições para ganhar prêmios, reconhecimento e apoio financeiro para apoiar seu crescimento.
É uma oportunidade única para as startups aprenderem com as experiências de outros empreendedores, receber feedback e obter insights sobre as tendências emergentes no mundo das startups e da tecnologia. A Web Summit é um ambiente propício à troca de conhecimentos, networking e colaboração, e muitas startups saem do evento com novas parcerias e oportunidades de negócios, como nos relatou Aurélio Araújo founder da Leadfy.me, que esteve no evento apresentando sua startup e saiu de lá com um convite espetacular para apresentar sua solução no palco da Collision em Toronto, Canadá.
Do conhecimento diversificado
A Web Summit contou com uma diversidade enorme de temas e assuntos que foram discutidos durante os três dias do evento, por centenas de profissionais e lideranças empresariais que marcaram presença e compartilharam um pouco do seu conhecimento com os presentes.
Entre os representantes brasileiros tivemos: Gabriel Braga, CEO do Quinto Andar; Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza; Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil; Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco; Robson Privado, cofundador do MadeiraMadeira; Wagner Ruiz, cofundador do EBanx; Ana Buchaim, CMO da B3; Daniel Knopfholz, CTO do Boticário e Fernando Machado, CMO da NotCo.
Mas o evento trouxe também com o brilhantismo dos profissionais de destaque de outros países, como Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai; Neil Patel, fundador da NP Digital; Cassie Kozyrkov, Chief Decision Scientist no Google; Andrew Warden, CMO do Semrush; Chelsea Manning, Security Consultant da Nym; Meredith Whittaker, presidente da Signal e Catherine Powell, Global Head of Hosting do Airbnb.
Os temas em destaque
Muitos foram os temas do evento, mas posso ênfase aqui para IA e suas aplicações que, sem dúvida, “incendiou” o evento, especialmente ChatGPT e sua regulamentação. Ficou claro nas discussões que ainda pairam muitas dúvidas sobre as questões éticas e sociais e especialmente quanto à privacidade e uso responsável dos dados, e claro, sobre a possibilidade de substituição do potencial humano.
Ainda sobre IA, outro destaque foi sua aplicação nas instituições financeiras, que pode ser usada, dentre outras funções, para combater fraudes. O evento tambem trouxe vários outros insights como por exemplo: os métodos de pagamento alternativos e sua expansão, o data analytics com a discussão sobre a importância de as empresas adotarem uma postura data driven e muito mais.
Em resumo, o Rio Web Summit abriu caminho para discussões sobre o futuro da tecnologia e suas aplicações dentro das empresas trazendo diversos insights, gerando oportunidades, conexões e networking, especialmente pela grandiosidade do evento e as oportunidades de conexão com outros países. Mas principalmente colocou de vez nosso país no mapa do ecossistema de startups. E deixo aqui uma dica: O Web Summit voltará ao Rio em 2024, então já faça sua pré-inscrição e garanta sua participação no evento, pois vale muito a pena!
Posts relacionados:
- EXPLORANDO A DIVERSIDADE DE IDEIAS E INOVAÇÕES NO SXSW 2023: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO DESTAQUE
- BOSSA SUMMIT IMPULSIONANDO INOVAÇÃO E CONEXÕES ESTRATÉGICAS PARA VCs, FINTECHS E INVESTIDORES
- SPRINT 25: FID 2023 & FINSIDERS, WEB SUMMIT RIO E MUITO MAIS PARA STARTUPS & FINTECHS
- TENDÊNCIAS DE INOVAÇÕES DA INDUSTRIA FINANCEIRA! O QUE NOS AGUARDA EM 2023?
- STARTUP SUMMIT 2022 Florianópolis/SC – 3 Dias Mergulhado em Startups e Inovação