Educação Financeira: o papel do RH junto aos Colaboradores

Empresas são o reflexo da sociedade. Isso significa que na medida em que evoluímos como seres humanos, as empresas também evoluem. E, do mesmo modo, se retrocedemos de alguma forma, as organizações tendem a dar um passo para trás.

Apesar de todo o avanço – humano e tecnológico – que dispomos hoje, existe um assunto que ainda é tabu. Tabu para a sociedade brasileira, num geral, e tabu para as empresas. Pois, seja entre as quatro paredes de casa, ou nos corredores do escritório, poucos são os corajosos que se atrevem a falar sobre dinheiro.

Pais não conversam com os filhos sobre o valor do dinheiro. Empresas não orientem seus funcionários a respeito de como se organizar financeiramente. E a questão é: por quê?

Talvez porque, como mencionado anteriormente, esse tema ainda seja um tabu. São raros os que se sentem à vontade para falar de salário, de benefícios, de investimentos, de saúde financeira. Talvez porque comunicar e despertar o interesse a respeito desse tema seja um desafio.

Por estarmos lidando com um assunto que, para alguns, gera desconforto, trata-se de um verdadeiro desafio para o RH se capacitar para motivar seus colaboradores a participarem de iniciativas que promovam educação financeira. E estando cientes e da importância de abordar esse assunto, o RH não deve, em hipótese alguma, se omitir. Pelo contrário! Devemos nos munir da melhor forma; com informação, diálogo, diretrizes e seguindo o propósito de cooperar para que nossos funcionários não sejam vítimas do estresse financeiro.

Então, mais uma pergunta surge: como falar de educação financeira?

Não existe receita de bolo, fórmula secreta ou uma lista de “todo”. O que sei é que cada empresa deve se conhecer, conhecer seus funcionários e estar disposta a fazer o melhor por eles e para eles. Esse é o primeiro passo. E, claro, algumas práticas são essenciais.

 

Educação Financeira e RH

Se você tem interesse em conhecer formas de se comunicar com seus colaboradores para despertar neles a educação financeira, confira a íntegra do nosso webinar “O Papel do RH na Conscientização Financeira de seus Colaboradores”, realizado em agosto de 2021.

Eu, Camilla Clemente, diretora de Marketing e Recursos Humanos na ConsigaMais+,  estivemos juntos com André Barretto, criador e CEO da n2, startup inovadora de educação e orientação financeira, também com Luís Gustavo Oliveira, consultor de projetos de Recursos Humanos da Pulse RH, consultoria de gestão estratégica, e ainda como moderador Gilberto Albuquerque, que está presente no mercado financeiro há 30 anos, é CEO e fundador da Kadmotek.

 

Inscreva-se e participe

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »