Produtividade e Agilidade na Área Fiscal: vale a pena terceirizar?

No momento atual com a rápida evolução tecnológica e suas contribuições para o seguimento tributário brasileiro, é exigido por suas autoridades fiscais maior transparência de informações.

 

Vejo que são diversas as complexidades das quais as empresas enfrentam na tarefa de se adequarem aos regulamentos e ficam expostas a riscos tributários e incertezas de como sustentar seus  negócios, considerando a volumetria abaixo no âmbito fiscal e folha de pagamento no Brasil  temos:

 

• Mais de 30% do PIB refere-se a carga tributária;

 

• 27 Estados / 5.570 Municípios legislando individual e isoladamente;

 

• Média de 16.517 entidades sindicais com cadastro ativo no Cadastro Nacional;

 

• As equipes contábeis e de RH em empresas de médio porte gastam quase metade do tempo (45%) em atividades administrativas repetitivas, como folha de pagamento, administração de RH, gestão de inserções no ponto e faltas, lançamentos contábeis e grande número de impostos e obrigações acessórias;

 

 

Além da grande quantidade de volume e prazos acirrados, as empresas se deparam com o custo de manutenção e administração para operacionalizar esse processo de entrega considerando:

 

• Configuração do software para operação contábil, fiscal e folha de pagamento;

 

• Hospedagem e manutenção do sistema;

 

Atualizações do sistema de acordo com a legislação vigente e compliance;

 

• Responsabilidade de realizar os lançamentos dos dados;

 

• Controles de apoio e exceções;

 

• Apoio com a validação e qualidade;

 

• Controle afinco de prazos e obtenção da aprovação final para envio.

 

 

Redução de custos – a vantagem da terceirização

 

Posso afirmar que é melhor confiar a gestão fiscal e de folha de pagamento a um prestador de serviços mesmo seu sua empresa for uma startup, pois há recursos focados em  responder as inúmeras mudanças tecnológicas, de compliance e detém de profissionais  preparados para suportar qualquer dúvida ou dificuldade diária.

 

A exemplo disso posso citar alguns cases:

 

 

 

Conforme pesquisa realizada pela Deloitte em Maio de 2021, quase metade (44%) dos entrevistados C-suite no estudo – que era composto principalmente de CFOs – afirmam que a terceirização será a estratégia mais importante para obter modelos de recursos a baixo custo:

 

 

O estudo completo está disponível em:

 

https://www2.deloitte.com/content/dam/Deloitte/global/Documents/Tax/Deloitte-tax-operations-transformation-trends-survey-2021.pdf

 

Nesse sentido concluo que a terceirização permite flexibilidade e eficiência nos processos de negócios considerando inclusive o benefício da inteligência artificial (A pesquisa global da Deloitte *“Inteligência artificial nos tributos” apresenta como as organizações estão enfrentando a esses e outros desafios de compliance com a ajuda da inteligência artificial, que permite a otimização de análises de dados na identificação de irregularidades e mitigação de riscos), trazendo assim maior produtividade, segurança e diminuição do custo fixo e despesas da empresa.

 

*Link:https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/tax/articles/inteligencia-artificial-tributos.html

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »