PORQUE ASSESSORIA JURÍDICA, DESDE O INÍCIO, É INDISPENSÁVEL PARA O FUTURO DA SUA STARTUP?

Saiba por que sua startup precisa de assessoria jurídica

 

Introdução

 

Iniciando a sua startup, certamente haverá necessidade de confeccionar um acordo societário entre os fundadores, o qual estipulará a participação de cada um conforme seu papel, bem como responsabilidades assumidas, além das tratativas atreladas a possíveis desligamentos. Há de se observar que existem questões relativas à propriedade intelectual, como, por exemplo, o registro da marca e a patente de tecnologia – o que não pode passar despercebido, afinal você irá expor o seu negócio ao mercado, e todo tipo de proteção do seu negócio é fundamental.

Com a evolução da sua organização surgirão alianças estratégicas com parceiros ou fornecedores e os termos de tais processos deverão respeitar a legislação vigente.

Da mesma forma ocorrerá na hipótese de investimentos de terceiros: será necessária uma assessoria para revisão dos acordos e contratos firmados com aqueles investidores!

 

Para que a assessoria jurídica?

 

O assessor jurídico é uma figura próxima ao empreendedor e a sinergia entre os seus papéis é evidente. O risco para o seu negócio pode ser gigantesco ao não buscar assessoria especializada.

Estudos indicam que os principais problemas enfrentados por startups são tributários, trabalhistas e de propriedade intelectual. Nesse mesmo parecer, apontam que 46% dos empreendedores sofreram gastos desnecessários por não considerar uma assessoria jurídica adequada.

Conclusão

 

O planejamento jurídico é fundamental na hora de empreender, em se tratando de empresas desta estirpe, que essencialmente desbravam mercados e acabam atuando em campos sem regulamentação específica pela natureza da sua operação.

Atualmente existem advogados especializados em startups, cuja experiência transcende questões societárias. O mercado tem observado que a assessoria jurídica tem sido custeada pelo investidor da empresa, ou adota-se o modelo work for equity, no qual o profissional recebe uma participação na companhia pelo serviço prestado.

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

TEMPO CERTO, LUGAR CERTO

Em minhas discussões com Higor sobre a captação de startups para a incubadora sempre deparamos com o tema sobre vantagens e desvantagens que temos a oferecer por estarmos em Portugal e principalmente como melhor utilizamos nossas expertizes para concretizar e impulsionar os processos das startups.

SPRINT 039 – DA SALA DE AULA AO PALCO DA INOVAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE Web3, BLOCKCHAIN E IMPACTO SOCIAL

Nos últimos meses, tive a oportunidade de me envolver em uma série de eventos que refletiram a transformação e o dinamismo do ecossistema de inovação, sustentabilidade e Web3. Cada um trouxe novos insights, desde as discussões de vanguarda sobre ativos digitais e o papel da IA na Sociedade Brasileira de Inovação, até a rica troca de ideias sobre ESG e impacto social no setor financeiro, explorada no Fórum de Ativos Digitais e no 3F — Futuro, Finanças e Floresta.

PAGAR COM DREX

Na semana passada, explorei o potencial do Drex para otimizar processos e reduzir custos nas empresas. Mas como o Drex pode impactar o dia a dia das pessoas? Foi a pergunta que deixei para hoje.
Imagine que você possa adquirir ativos digitais, reservar quartos de hoteis  e até mesmo comprar ingressos para shows de forma rápida e segura – sem complicações.

IMÓVEIS E BLOCKCHAIN: CONHEÇA O ENORME POTENCIAL TRANSFORMADOR

É um erro presumir que a tecnologia Blockchain só é adequada para vender criptomoedas, embora tenha sido assim que tudo começou. Na verdade, o blockchain é um banco de dados distribuído em milhares de computadores de diferentes usuários. Cada bloco de informação é criptografado com uma chave, o que significa que é quase impossível hackear, falsificar ou alterar os dados.

Idioma »