Os desafios de comunicação com equipes

Os desafios de comunicação com equipes

 

 

Para gerenciar uma empresa de sucesso é preciso planejar cada particularidade, incluindo a melhor e mais funcional forma de comunicação entre equipes.

 

Quando liderei times que tinham muitas divergências, devido à falta de comunicação, procurava ter constância na troca de informações através de reuniões pontuais, e estar sempre disponível para ouvir a equipe e buscar uma boa organização, um bom clima empresarial e, consequentemente, nos deparávamos com a melhor performance no desenvolvimento das atividades.

 

A boa comunicação também possibilita que as ameaças de falhas diminuam. Para que a comunicação funcione, a empresa precisa avaliar e vencer algumas adversidades tais como:

 

 

1. Impedir obstáculos do propósito da mensagem

 

Muitas vezes refere-se à percepção que as pessoas têm de uma determinada mensagem, frase ou palavra. No momento em que a comunicação interna é feita em uma linguagem diferente da que o time consegue compreender, não haverá comunicação — ou, ao menos, haverá ruídos e desentendimentos, o que será muito ruim para a harmonia e a eficiência do time.

 

A melhor maneira de evitar as barreiras de comunicação é conhecer exatamente quem são seus colaboradores. Assim, a empresa conseguirá se comunicar de forma clara e eficiente.

 

Com esse objetivo, avalie bem algumas informações de sua equipe cruzando formação, perfil comportamental e o momento de carreira em que estão inseridos.

 

 

2. Suavizar os desvios comunicacionais

 

A comunicação precisa ser fluida entre todos os setores da empresa, desde a diretoria até os colaboradores. Os ruídos são os problemas que podem prejudicar a integridade da mensagem que se pretende passar, antes de chegar ao receptor.

 

A distância pode causar alguns contratempos nas falas e nos discursos, incluindo o novo cenário de home office por conta da pandemia, podendo retardar a divulgação da mensagem ou até mesmo problemas de interpretação de e-mail ou mensagens de texto.

 

 

3. Saber escutar sua equipe

 

Toda comunicação tem um emissor e receptor, no entanto em muitas empresas há uma grande falha de não receber/ouvir o que seus colaboradores têm a dizer sobre a empresa ou sobre seu trabalho nas equipes. Muitas empresas e gestores nem mesmo se revelam abertos a dar atenção a ideias sobre como otimizar o trabalho e melhorar o negócio.

 

Para que as pessoas acreditem na empresa e em seus líderes é preciso dar a voz para eles, compreendendo seus perfis comportamentais e no trabalho, para inseri-los nas posições corretas. Para isso é preciso se mostrar acessível para ouvi-los, sejam em suas sugestões, reclamações ou dúvidas sobre determinado projeto ou procedimento.

 

Escutar também possibilita compartilhar experiências, conhecimentos e até mesmo emoções. A empresa poderá disponibilizar mecanismos para que o time possa se sentir parte da empresa, por meio de sua contribuição, através de discussões em reuniões onde cada colaborador poderá opinar sobre os projetos com sugestões de melhorias, sem sofrer críticas ou impedimento pelo que for mencionado, e nesta hora serve como uma excelente troca de experiências, em busca de melhoria no desempenho geral da companhia.

 

Por fim, a comunicação empresarial bem sucedida é um desafio que precisa ser mantida pelas empresas que querem ter sucesso e crescer no mercado. Afinal, para que a empresa possa expandir, é necessário adaptar e repensar o modelo de liderança, buscando proatividade na comunicação diária, acolher as equipes aliado a tecnologia que possibilite ainda mais que seus colaboradores estejam alinhados com a comunicação e desenvolvam um trabalho em conformidade com as metas e os objetivos do negócio.

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook
  • One thought on “Os desafios de comunicação com equipes

  1. Ana, parabéns pela ótima visão que você tem de comunicação. Esse seu profissionalismo a fará avançar bastante na carreira. Estou orgulhoso de você…

Deixe um comentário

Mais artigos

OS CICLOS DO CRÉDITO

O desafio começa logo na primeira análise, primeiro ciclo que pensamos em sua maior parte, fazer em um período maior, a sua renovação, manutenção ou alteração. A abertura de limite, um processo geralmente mais minucioso e por isso, o pensamento de ter uma manutenção menor, uma vez que grande parte, ou parte dos players do mercado, realiza várias buscas e análises manuais.

SUPERANDO DESAFIOS: A JORNADA DAS STARTUPS EM ESTÁGIO INICIAL

No panorama global atual, pequenos empreendedores que lançam startups de tecnologia estão se deparando com um terreno cada vez mais complexo e desafiador. Tais desafios começam com a captação de recursos, um processo que se mostra particularmente difícil em países onde o ecossistema de capital de risco ainda é incipiente.

SXSW: O QUE ROLOU SOBRE WEB 3 E IA

De 8 a 16 de março de 2024, mais de 350 mil pessoas estiveram em Austin, para acompanhar quase 3000 palestrantes, onde foram recebidas pessoas do mundo inteiro, a Sandy Carter trouxe a palestra “A fusão mente-máquina: sete tendências futuras em um mundo pós-inteligência artificial no trabalho”, e Chris Dixon em um bate-papo com Camila Russo, founder, The Deflant, compartilhou a “Construindo a Próxima Era da Internet”.

Idioma »