O USO DO APRENDIZADO DE MÁQUINA (MACHINE LEARNING) E SEUS BENEFÍCIOS PARA AS EMPRESAS

Processar uma enorme quantidade de dados disponíveis e ainda aprender com eles é um diferencial e tanto.

 

A digitalização e o uso de tecnologia estão cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade, e entender como a solução de aprendizado de máquina, machine learning em inglês, pode impactar as empresas é de extrema relevância. O que antes era privilégio de empresas gigantes e ícones no seu mercado de atuação, agora podemos ver acontecendo também em indústrias de diversas áreas.

 

Hoje, portanto, trata-se de algo não mais limitado a segmentos específicos ou puramente tecnológicos, havendo uma verdadeira onda de investimentos desse tipo também em segmentos considerados tradicionais.

 

Assim como nós humanos aprendemos ao longo da vida, por meio de associações, exemplos, conteúdos, estímulos e ambientes, as máquinas podem aprender com uma massa de dados e informações organizadas e estruturadas. Esse aprendizado computacional funciona muito bem na otimização de processos, reduzindo custos e podendo significar um grande avanço para qualquer empresa.

 

Mas tal implantação nas empresas é um grande desafio, por isso é importante identificar quais são as reais demandas de cada uma, geralmente representadas por processos que consomem quantidade significativa de tempo, feitos de forma ineficiente, não estruturada, com informações em vários cantos da empresa e grandes chances de erro, por envolver mão de obra intensiva.

 

Entre alguns pontos a serem tratados, as empresas podem detectar e serem preditivas em relação a falhas, previsão de futuras demandas, gestão financeira, controle de estoque – sendo este um ponto muito sensível, por demandar grande parte do capital de giro.

 

Do lado creditício, hoje existem plataformas de marketplace de recebíveis, por exemplo, que conseguem conectar fornecedores, sacados e empresas financeiras para realizar a antecipação de recebíveis com o uso de machine learning, o que acaba por aumentar o engajamento dos programas, análises preditivas e classificação adequada de rating de cada fornecedor versus sacado e financiadores.

 

As revoluções tecnológicas têm um poder disruptivo nos mercados, são agentes transformadores que unem o melhor dos dois mundos, tecnologia e eficiência nos processos. Sincronizar toda uma cadeia de fabricantes, distribuidores, varejos e empresas credoras por meio de máquinas inteligentes pode significar uma bela virada de chave, ainda mais quando pensamos no futuro da duplicata escritural, o que fará com que todo esse processo fique mais azeitado do que nunca.

 
 

>Artigo publicado por Leandro Zen em 15 de março de 2022, confira aqui.

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »