O QUE FAZER DENTRO DE CASA?

O grande dilema entre desenvolver dentro de casa ou contratar no mercado.

 

Eu mesmo já tive que lidar com esse dilema no passado, e digo de cara, não há caminho certo ou errado, existe o que é melhor para você e sua atuação naquele momento, levando em consideração a visão de médio e longo prazo, o que está cada vez mais dinâmico.

 

Existe uma trilha a ser seguida, não se entra em um estádio de futebol pelo campo, primeiro é preciso comprar o ticket, ir até ele, entrar, procurar o assento e por aí vai. Assim são os processos de definição e iniciação, principalmente com digitalização envolvida, pré-requisito, hoje, para todos os segmentos. É possível e necessário em alguns casos a presença de algo físico, com circulação de público e afins, mas a presença online só demonstra dia a dia o quanto potencializa os negócios.

 

O medo na contratação de provedores terceiros é uma das barreiras a serem quebradas, é necessário levar em consideração que hoje as relações são colaborativas e cada um tem seu espaço ao sol, se especializando em frentes que muitas vezes não merecem dispêndio de energia, por se desconhecer se vai dar certo ou ao menos se está mirando na direção correta.

 

O tempo que se ganha e a vantagem competitiva que se obtém ao terceirizas de forma assertiva valem muito mais que o simples ego do dizer “eu desenvolvi dentro de casa” e por isso ficar para trás, batendo cabeça, havendo ainda o prejuízo financeiro.

 

Desastres assim acontecem porque muitos ainda têm dificuldade de perceber, na prática, a vantagem que se tem com as ferramentas, plataformas, informações e por aí vai, só percebendo isso tudo quando as perdas aparecem. Mas aí quase sempre é tarde, já se perdeu não apenas o crédito, mas o próprio cliente, que hoje sequer vaticina em dar preferência a outro player do mercado, capaz de atendê-lo melhor em outro canal, ou seja, demonstrando ser um competidor com a mente mais aberta e disposto a investir.

 

Admiro players de mercado que estão abertos ao novo, a experimentar o que há no mercado, entendendo que aquilo pode gerar valor para sua relação com clientes, reduzindo o riscode crédito e melhorando a experiência em geral.

 

E mais, aqueles que juntam mais de uma solução, ainda mais nos dias de hoje, quando existe muita coisa possível de se usar em sua própria marca, o provedor nem aparece (“White label”), e com algumas soluções ainda é possível personalização, ao ponto de integrar tudo que se possui, e ter um fluxo fluído para se administrar e para o cliente na ponta também.

 

Entre o segmento tradicional, sendo ele financeiro, ou outro, e o segmento de desenvolvimento de tecnologia existe um grande espaço, e a maturidade e experiência, assim como em qualquer setor, demora para se tornar expert, para se ter as famosas 10.000 horas, por isso, essa é uma forma de se comprar tempo, oportunidade e sair na frente.

 

Um movimento interessante nesta direção é o híbrido, iniciando-se com terceiros especializados e, aos poucos, ir criando a expertise em casa, criando do seu jeito, mas para isso, irá muitas vezes tirar o foco do seu negócio principal e então é preciso colocar na balança, se essa energia irá ser compensada do outro lado, ou o terceiro continuará sendo o melhor caminho.

 

>>>Este texto foi originalmente publicado no Portal de Notícias INFOCREDI360, confira aqui. 

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »