O MOMENTO DA (R)EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE CONTAS À RECEBER

Parcerias com fintechs potencializam a relação entre as empresas e seus clientes

 

 

Manter a saúde financeira e os controles no departamento de contas a receber são objetivos comuns das organizações, mas que oferecem desafios operacionais ao gestor e sua equipe. Quanto maior a companhia, maior tende a ser a complexidade da gestão de faturas e recebíveis, e no centro desse processo estão os clientes, que desejam encontrar canais de atendimento que respeitem suas preferências.

 

A revolução tecnológica observada nos últimos anos provocou o desenvolvimento de soluções inovadoras pelas fintechs que conduzem organizações para um novo nível de eficiência e produtividade financeira, integrando todos os participantes em processos mais fluidos.

 

Apesar da difusão das inovações no mercado, ainda é comum haver dúvidas sobre o impacto da tecnologia nas rotinas operacionais dos departamentos financeiros. Quando um profissional de 20 anos passa a atuar no departamento financeiro de uma grande organização, ele frequentemente executa atividades operacionais semelhantes aquelas realizadas pelo profissional de 40 anos que passou pela área um dia. Ou seja, a gestão de contas a receber e as atividades de cobrança de pagamentos em atraso foram desenhadas há muitos anos no mundo dos negócios, e como os times financeiros desempenham atividades importantes que não podem sofrer grandes interferências, os profissionais acabam muitas vezes tendo menor contato com novas tecnologias e sentem menos segurança em propor mudanças relevantes nos processos operacionais.

 

A consequência desse sistema inibidor de eficiência operacional é a presença de muitas atividades manuais nos departamentos financeiros, pouca inovação tecnológica, e a ocorrência de erros prejudiciais aos times e aos resultados das organizações. Logo, é fácil supor que o cliente não fica no centro do processo e acaba sendo mais um participante insatisfeito.

 

Os diversos aspectos presentes no dia a dia da área, se não gerenciados, costumam reduzir o desempenho dos times gerando externalidades, como o aumento da inadimplência por atrasos de pagamentos pelos clientes. É o que eu chamo de ‘Lado B’ da inadimplência, em outras palavras, é a face da responsabilidade das empresas sobre o tema. A falta de processos otimizados das empresas acaba prejudicando a comunicação com os clientes e interferindo na pontualidade dos pagamentos de seus compromissos.

 

Neste contexto, algumas soluções inovadoras de fintechs oferecem a segurança necessária para os times repensarem as suas atividades do dia a dia, e alcançarem uma ‘vida boa’ nos departamentos. Com disso, integram os clientes em toda jornada operacional, e questões como envios de meios de pagamento, multicanais de atendimento e dúvidas sobre as faturas passam a ter fluxos personalizados e ágeis de tratamento.

 

Ao irrigar a área financeira com novas ideias e soluções tecnológicas, os gestores reúnem os requisitos necessários para uma gestão inteligente de contas a receber, e as empresas podem alcançar mais eficiência e qualidade em procedimentos críticos para a saúde financeira do negócio. Com o suporte do parceiro certo, os departamentos conseguem antecipar problemas, gerar oportunidades e diminuir os índices de inadimplência de forma efetiva e contínua.

 

 

 

Sobre a Receiv

A Receiv é uma Plataforma de Cobrança Inteligente, que potencializa a gestão de contas a receber e facilita as atividades do time financeiro em toda a jornada da cobrança. A Receiv atende empresas B2B e B2C, dentre elas o Grupo Ipiranga, TOTVS, Brinks, Unimed e Linx. Veja mais: https://www.receiv.it

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

SPRINT 040: NOVAS INVESTIDAS E O PAPEL TRANSFORMADOR DA KADMOTEK

O ano de 2024 foi um marco de realizações intensas para a Kadmotek, consolidando nosso compromisso em apoiar o ecossistema de startups. Com 40 vídeos publicados — incluindo 30 webinars e 10 institucionais — e 43 artigos entregues, nosso foco esteve em aprofundar a compreensão sobre os atores do playbook de startups. Isso incluiu investidores anjos, aceleradoras, crowdfundings, venture capitals, uma incubadora portuguesa, o governo britânico, e eventos no Brasil e no exterior.

CARTA AO MERCADO: MIAMI, LONDRES E SÃO PAULO – O Que Vai Ditar o Ritmo das Fintechs em 2025?

Em 2024, a Kadmotek investiu em duas novas startups: BWS Bitfy, focada em infraestrutura blockchain, e VALE:JÁ, especializada em antecipação de crédito para caminhoneiros. Além disso, publicou 40 vídeos (30 webinars e 10 institucionais) e entregou 43 artigos, sempre focados no ecossistema de startups. Para 2025, a Kadmotek vai manter o compromisso com a disseminação de conteúdo relevante, dando destaque para Fintechs, Web3, LegalTechs e EdTechs dentro da tese de investimento.

A CRIAÇÃO DE RIQUEZA É O COMEÇO DA SOLUÇÃO DA POBREZA

A criação de riqueza desempenha um papel fundamental no progresso das sociedades em todo o mundo.
Ela não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico, mas também influencia positivamente outros aspectos importantes, como a qualidade de vida, a inovação e o bem-estar geral da população.

Idioma »