Parcerias com fintechs potencializam a relação entre as empresas e seus clientes
Manter a saúde financeira e os controles no departamento de contas a receber são objetivos comuns das organizações, mas que oferecem desafios operacionais ao gestor e sua equipe. Quanto maior a companhia, maior tende a ser a complexidade da gestão de faturas e recebíveis, e no centro desse processo estão os clientes, que desejam encontrar canais de atendimento que respeitem suas preferências.
A revolução tecnológica observada nos últimos anos provocou o desenvolvimento de soluções inovadoras pelas fintechs que conduzem organizações para um novo nível de eficiência e produtividade financeira, integrando todos os participantes em processos mais fluidos.
Apesar da difusão das inovações no mercado, ainda é comum haver dúvidas sobre o impacto da tecnologia nas rotinas operacionais dos departamentos financeiros. Quando um profissional de 20 anos passa a atuar no departamento financeiro de uma grande organização, ele frequentemente executa atividades operacionais semelhantes aquelas realizadas pelo profissional de 40 anos que passou pela área um dia. Ou seja, a gestão de contas a receber e as atividades de cobrança de pagamentos em atraso foram desenhadas há muitos anos no mundo dos negócios, e como os times financeiros desempenham atividades importantes que não podem sofrer grandes interferências, os profissionais acabam muitas vezes tendo menor contato com novas tecnologias e sentem menos segurança em propor mudanças relevantes nos processos operacionais.
A consequência desse sistema inibidor de eficiência operacional é a presença de muitas atividades manuais nos departamentos financeiros, pouca inovação tecnológica, e a ocorrência de erros prejudiciais aos times e aos resultados das organizações. Logo, é fácil supor que o cliente não fica no centro do processo e acaba sendo mais um participante insatisfeito.
Os diversos aspectos presentes no dia a dia da área, se não gerenciados, costumam reduzir o desempenho dos times gerando externalidades, como o aumento da inadimplência por atrasos de pagamentos pelos clientes. É o que eu chamo de ‘Lado B’ da inadimplência, em outras palavras, é a face da responsabilidade das empresas sobre o tema. A falta de processos otimizados das empresas acaba prejudicando a comunicação com os clientes e interferindo na pontualidade dos pagamentos de seus compromissos.
Neste contexto, algumas soluções inovadoras de fintechs oferecem a segurança necessária para os times repensarem as suas atividades do dia a dia, e alcançarem uma ‘vida boa’ nos departamentos. Com disso, integram os clientes em toda jornada operacional, e questões como envios de meios de pagamento, multicanais de atendimento e dúvidas sobre as faturas passam a ter fluxos personalizados e ágeis de tratamento.
Ao irrigar a área financeira com novas ideias e soluções tecnológicas, os gestores reúnem os requisitos necessários para uma gestão inteligente de contas a receber, e as empresas podem alcançar mais eficiência e qualidade em procedimentos críticos para a saúde financeira do negócio. Com o suporte do parceiro certo, os departamentos conseguem antecipar problemas, gerar oportunidades e diminuir os índices de inadimplência de forma efetiva e contínua.
Sobre a Receiv
A Receiv é uma Plataforma de Cobrança Inteligente, que potencializa a gestão de contas a receber e facilita as atividades do time financeiro em toda a jornada da cobrança. A Receiv atende empresas B2B e B2C, dentre elas o Grupo Ipiranga, TOTVS, Brinks, Unimed e Linx. Veja mais: https://www.receiv.it