O BRASIL E SEU GRANDE MERCADO DE SAÚDE

“O Brasil gasta perto da média da OCDE em saúde mas tem menor expectativa de vida e maior mortalidade infantil”

 

A chamada acima é bastante forte, é difícil entender como nós investimos quase o mesmo que a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), e mesmo assim somos donos da menor expectativa de vida e maior mortalidade infantil.

 

Uma das possíveis explicações é nossa extensão territorial, número populacional e diferença social, mas essa informação por si só não é desculpa para nossa gestão de saúde ser como é.

 

A frase acima foi retirada do Digital Health Report, produzido pela Aggir Ventures e Elogroup, que se uniram para produzir o maior relatório de saúde do Brasil. O objetivo desse texto não é repassar cada ponto do relatório, mas gerar em você leitor uma curiosidade para buscar um pouco mais sobre o mercado de saúde Brasileiro e encontrar oportunidades que não seriam visíveis se não tivéssemos um material tão rico em mãos.

 

O relatório cita outras frases impactantes que sozinhas já são um indicativo de grandes oportunidades, veja:

 

  • • “O Sistema de Saúde Suplementar no Brasil é insustentável no longo prazo”

     

  • • “A saúde ainda é vista na perspectiva do tratamento e controle de dados, ao invés da prevenção”

     

  • • “Baixo nível de captura e digitalização de dados em organizações de saúde”

 

A tabela abaixo também foi retirada do relatório, ela foi simplificada para tornar mais fácil a leitura. Mas veja como o setor de saúde está hoje e o que deve ser feito para mudar o Status Quo. A tabela mostra que nosso mercado de saúde é muito baseado em volume, que diretamente gera má qualidade de atendimento e procedimentos, o volume é gerado mas é descontrolado e totalmente subotimizado, adiciona a isso a cultura do Brasileiro de remediar e não prevenir e temos aí um setor gigante mal aproveitado. A escassez e desconexão de informações também nos mostra a grande oportunidade do uso de tecnologia, bom, podemos fazer várias leituras da tabela, vou deixar pra você mesmo fazer suas leituras, veja a tabela:

 

Status Quo

                       Novos pilares

Tratamento e contenção

Prevenção e Antecipação

Foco em volume

Foco em criar valor

Lócus de saúde restritos

Healthcare Everywhere

Escassez e desconexão de informações

Enriquecimento de informações

Cuidados descontinuados e subotimizados

Cuidados personalizados e integrados

 

Trazendo tudo isso para nosso mundo de venture capital e startups, enxergamos que o setor de saúde é gigantesco, descontrolado, desorganizado, carente e tecnologicamente arcaico.

 

Somado a isso, o fato que Saúde é um dos fatores da nossa vida que nos mantém felizes, ativos, operantes, trabalhando e produzindo, e que enquanto houver um ser humano andando sobre a Terra, o tema Saúde será sempre uma preocupação e objeto de pesquisas e investimentos, temos em mãos um assunto e campo vasto para investir nosso dinheiro e nosso tempo.

 

Trouxe pra vocês uma pincelada leve do setor de Saúde brasileiro, a leitura do relatório é muito válida e lá você vai encontrar todos os dados na íntegra e de forma detalhada, para acessar clique no endereço do site digitalhealthreport.com.br.

 

Fico por aqui, obrigado e até mais.

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »