MVP: Como tirar sua ideia do papel


Vale mais uma grande ideia no papel, ou uma ideia comum em execução? Começo esse texto com essa pergunta, pois muitos aspirantes a empreendedor não sabem ao certo como tirar sua ideia do papel e, para resolver esse problema temos o MVP (Minimum Viable Product ou Produto Mínimo Viável). A partir do meu case com a Cadê Guincho, a ideia aqui é dividir minha experiência e ajudar você que está pensando em empreender.

Hoje, trabalhamos na Cadê Guincho com um software robusto que para entregar o resultado atual precisou de um grande esforço em horas de desenvolvimento, mas o Cadê Guincho atual é muito superior ao MVP que criei, antes mesmo de sua fundação. Veja como coloquei meu projeto em funcionamento, espero que meu exemplo ajude você a transformar sua ideia em um negócio de verdade.

O que é MVP?

MVP é uma forma simples de lançar um produto com pouco esforço e desenvolvimento, ideal para validar um modelo de negócio.

A tecnologia nos ajuda a escalar empresas às novas praças com muita facilidade, mas antes de ter a ferramenta tecnológica precisamos compreender se o modelo de negócio que nossa ideia oferece é realmente viável.

Um MVP bem executado evita desperdício de investimentos e acarreta o entendimento da necessidade de modificar o projeto antes mesmo de seu lançamento definitivo, reduzindo assim as chances de “pivotagem” já em operação. Nunca ouviu falar em “pivotagem”, então já anota no seu dicionário de empreendedor, pivotar é uma expressão utilizada no meio, um neologismo, que significa dar uma guinada de rumo. Agora bora voltar ao MVP ou o mínimo viável para o seu produto.

Como criei meu MVP

O Cadê Guincho entrega aos seus usuários rapidez, economia e confiabilidade através de sua automação. Antes mesmo de pensar nas telas do App, imagens do site ou qualquer outro material de divulgação/usabilidade, defini o que realmente meu negócio deveria entregar de valor ao usuário final e isso facilitou muito a elaboração do projeto. Portanto, o primeiro passo que tive, e que recomendo que você tenha, é definir: O que meu negócio entrega de valor aos clientes/usuários?

Nesta etapa informação é o bem mais valioso por isso invista sempre em produzir dados e pesquisas que te ajudem, no meu caso, mesmo sendo guincheiro e conhecendo o ramo de perto decidi fazer pesquisas com usuários do serviço de auto socorro e outros profissionais do ramo, para validar se essa “grande dor”, que queria resolver com minha Startup, realmente existia e se as pessoas estariam dispostas a utilizar minha solução. Minha pesquisa foi simples, partindo de uma pergunta fundamental que utilizei no questionário foi: “O que mais lhe desagrada no serviço que contratou?”. Os resultados dessa pergunta geraram grandes insights para melhorar o produto e ajudaram o Cadê Guincho a se tornar a solução mais bem avaliada do mercado de assistência rodoviário do país.

Validando seu MVP

Após as pesquisa, seguindo na construção do meu MVPe sabendo o que realmente o usuário desejava ao contratar o serviço, percebi que precisava de um App na loja que ajudasse as pessoas a localizarem o guincho mais próximo, mas como o desenvolvimento da solução completa seria um longo caminho a percorrer, decidi lançar um aplicativo primário que possuía uma única tela e um único botão, tal botão não fazia nenhuma “mágica tecnológica”, ele apenas discava para minha empresa de guincho onde no atendimento procurávamos o guincho mais próximo de maneira manual.

Em nosso escritório com uma planilha, mapas online e muita disposição, nós calculávamos o preço e vendíamos o serviço via telefone para os usuários do App. Parece engraçado, mas isso validou nosso modelo de negócio, estávamos provando definitivamente que só precisávamos de mais tecnologia para escalar a Startup.

Validei meu MVP, o que faço agora?

Após validar meu modelo de negócio procurei meus sócios para conhecerem a operação, não somente a ideia, mas sim o modelo completo e isso os convenceu a fazerem parte do time pois não encontraram apenas um pitch em slide, mas sim um negócio em andamento que precisava de ajuda para crescer.

Vejo alguns empreendedores procurando investimento ou um time antes mesmo da validação, não entendo que esse seja um bom caminho a seguir, pois para que outras pessoas acreditem no negócio a ideia tem que se provar viável e essa prova só acontece quando ela está em operação.

Existem Startups que conquistam investimento, sócios e até mesmo são vendidas apenas na ideia? Sim, mas volto com a pergunta: Vale mais uma grande ideia no papel, ou uma ideia comum em execução? Com certeza as pessoas que irão montar seu time ou que estarão dispostas a investir em seu projeto ficarão mais envolvidas a encarar um desafio que já tenha no mínimo um MVP validado.

Meu MVP fracassou, e agora?

Nem tudo no MVP irá fracassar, ao menos o entendimento no que deve ser modificado ficará de experiência e com isso devemos rodar o MVP novamente com as mudanças repetindo o processo até entregar o valor real ao usuário.

O MVP nunca deixará de vender por não ter tecnologia ou grande estrutura, ele deve focar em entregar a solução de maneira prática, mesmo que seja manual. Agora, se o MVP não vende por não resolver um problema real do público-alvo a ideia deve ser repensada e a pesquisa com o público deve ser refeita, talvez algo não foi bem levantado com as informações iniciais.

Mãos à obra

Nós vendíamos por telefone, localizávamos o guincho mais próximo buscando informações pré cadastradas em uma planilha , calculávamos o preço com apoio de mapas online e resolvíamos a dor do usuário final com velocidade no atendimento, economia e confiabilidade. Nosso modelo de negócio estava montado, operando e validado, mas claro, precisávamos da tecnologia para automatizar esse processo

Espero que minha história sobre o MVP do Cadê Guincho ajude você a tirar a sua ideia do papel. Mãos à obra!

Quer saber mais?

Você está começando a empreender e quer mais conteúdos para se inteirar? Visite o blog da Kadmotek e confira outros insights que irão te ajudar nessa jornada.

 

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