A Febraban Tech aconteceu em agosto e foi uma oportunidade única de conhecer startups e empreendedores que estão atuando em seus respectivos mercados de forma inovadora e inspiradora.
Como founder de uma Venture Capital, essa foi uma oportunidade de trazer até a comunidade da Kadmotek algumas destas empresas que cruzaram meu caminho no evento e que considerei cases a serem apresentados aqui em nosso blog. O texto que você confere abaixo é um excerto da LIVE que está linkada ao final do artigo. Uma boa leitura e bons negócios para todos nós!
Mintech: PITCH VENCEDOR
A MIntech foi um dos pits vencedores da Febraban Tech e na live realizada em 26/08 pudemos contar com a presença de Gustavo del Favero Cruz, founder de Mintech, Gustavo se define como um crítico eterno do status quo, para ele, no que diz respeito a tecnologia é necessário estar aberto as possibilidades que proliferam ao redor do mundo.
A principal razão para que seu Pitch tenha sido selecionado como o vencedor entre outras 20 startups deve-se, sobretudo, a sua capacidade de inovação e disrupção na obtenção de dados. Não se trata apenas da captura de dados, mas também na capacidade inventiva de entregar resultados a partir destes dados. Em síntese, a Mintech vale-se do celular como a principal fonte de captura de dados .
Ao longo do nosso bate-papo Gustavo foi enfático quanto ao papel dos celulares em nossas vidas cotidianas, provocação que ele registrou na seguinte afirmação “Afinal, quem nos conhece mais, nossos (as) companheiros (as) ou nossos devices?”.
BIG DATA, CELULARES E COMPLIANCE: A IMPORTÂNCIA DA LGPD
Ao longo da conversa com a Mintech, Gustavo destacou que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é um grande aditivo que traz qualidade e benefícios para ambos os lados, sendo os benefícios, sobretudo, para os consumidores. A fronteira que a LGPD determina é o Opt-In e, diante do avanço dos APP’s, ele acredita que seja possível criar um movimento cultural no qual o consumidor é capaz de entender a relevância e papel de seus dados pessoais! Ele destacou ainda que se trata de um movimento pela criação de uma cultura de dados em que seja possível estabelecer uma relação transparente e honesta entre empresas e usuários. Há de se destacar que
nossos dados já eram captados e havia uma grande invasão de nossa privacidade, mas diante da LGPD, a Mintech acredita que há uma oportunidade na captura e uso correto dos dados de clientes, mediante o aceite dos mesmos e a compreensão dos benefícios e implicações da captura de seus dados pessoais.
DADOS PESSOAIS: CONTRATO DE ACEITE, VANTAGENS E DESVANTAGENS NAS TRATATIVAS JURÍDICAS
Quando provocado quanto a compreensão dos clientes, diante dos diversos contratos e aceites virtuais, no que diz respeito aos contratos aceitos e suas implicações, o founder da Mintech destacou um case de uma empresa de médio porte que, para além de incluir em sua política de privacidade os termos relativos a captura de dados, eles valeram-se de um pop-up detalhando que a captura de dados do cliente visava oferecer um serviço, experiência de usuário e sistema, superiores ao aplicativo vigente.
Assim, o respectivo case, serve de exemplo de como é possível atender aos parâmetros impostos pela LGPD e valer-se de uma política transparente de dados que cite a finalidade e as vantagens na coleta de dados. Para o futuro, Gustavo acredita que a captura de dados pode ser uma extrema vantagem para os clientes que podem vir a receber coisas em prol da sua troca de dados. Logo, a
tecnologia de acesso de dados possui forças e vantagens para além do atendimento único e exclusivo da LGPD.
NOVOS RECURSOS: FRAUDE & MEMBER GET MEMBER
A solução apresentada pela Mintech tem foco em serviços oferecidos por meio de app’s, por meio de uma tecnologia embarcada, que não prejudica em nada o desempenho dos serviços. Por meio de um pacote de desenvolvimento (SDK) a tecnologia embarcada é capaz de capturar dados dos mais diversos como marca e modelo do aparelho celular, se o aparelho está carregando e qual sua capacidade de bateria, quão atualizados estão os aplicativos, entre outras informações. São aproximadamente mais de 40 variáveis que podem ser capturadas mediante o aceite dos usuários.
Diante dessa vastidão de dados, Gustavo detalha um exemplo de como empregar, por exemplo, a informação quantidade de contatos da agenda gerando riqueza de valor. Hoje, um brasileiro tem em média 350-400 contatos em sua agenda telefônica, logo um aparelho que não tenha mais de 10 contatos cadastrados tende a ser um aparelho frio, com grande probabilidade de se tratar de um aparelho fraudulento. Este é apenas um exemplo de como usar o dado quantidade de contatos a favor de uma política de combate à fraude. Mas também seria um ótimo exemplo de como selecionar bases que tenham uma maior probabilidade de realizar uma ação de member get member, diferenciando os usuários por perfil com maior ou menor quantidade de contatos.
MONETIZAÇÃO DE DADOS
Todo esse processo acredito queestá e muito alinhado com outro tema que está em alta, a Monetização de Dados,ou seja, os usuários caminham para ter o controle e criar sua poupança de dados. Acompanhe nosso blog e em breve teremos um artigo aprofundando esse tema.
QUALIDADE DE DADOS E O FUTURO NA CAPTAÇÃO DE DADOS
A conversa com a Mintech trouxe ainda uma série de implicações e usos possíveis para os dados de clientes, por meio de seus aparelhos celulares. Mas simplificar toda a conversa que tivemos ao longo de 30 minutos deixaria ainda muitos assuntos de fora. Assim, se você se interessou pelo assunto te convido a seguir a leitura deste texto agora ouvindo a live com a MIntech, tenho certeza que esta solução de tecnologia com consumidor será instigante e, quem sabe, possa ser a solução que sua empresa precisa.