LEGADO DIGITAL E SOCIAL DA PANDEMIA

Embora não tenha acabado, a Pandemia de Covid-19 finalmente parece começar a arrefecer, o que vem gerando em todo o mundo medidas de flexibilização no uso de máscaras, entre outras medidas de liberação na circulação de pessoas.

 

Sem dúvida nenhuma, tudo é muito bem-vindo, com a salutar parcimônia que deve (ou deveria) permear as ações de cada um de nós.

 

Mas, qual o legado desta pandemia?

 

Será o mesmo da Copa de 2014 ou das Olimpíadas de 2016? Espero que não…

 

E do ponto de vista tecnológico e social? Há algum legado?

 

Certamente este tema continuará a ser estudado ao longo dos próximos anos, e deveremos colher diversos benefícios disso, e, visando colaborar um pouco com este debate, analisando o que vem acontecendo mais especificamente no Brasil, acredito que seja unânime a percepção, por exemplo, dos seguintes tópicos:

 

• Foram mais do que evidenciados os problemas estruturais na Gestão da Saúde Pública;

 

• Medidas Emergenciais de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho foram implementadas em uma realidade empresarial que pouco se preocupa com o tema;

 

• Medidas Emergenciais de Gestão Trabalhista foram implementadas até que com êxito, apesar das costumeiras discussões políticas que pouco tem mostrado eficiência;

 

• Aceleração do Processo de Transformação Digital;

 

• Agora todo Brasileiro sabe o que é um Equipamento de Proteção Individual (EPI);

 

• Intensa digitalização de processos governamentais, empresariais e pessoais (escalabilidade);

 

• Transformação Cultural e Comportamental Forçada

 

 

Tópicos de análise certamente não faltam, mas existe um em especial que permeia, se não todos, a grande maioria, que foi o uso massivo da Tecnologia.

 

Mas, quando falamos em tecnologia, o que primeiro nos vem à mente são computadores potentes, internet das coisas, super smartphones, etc.

 

Porém, é importante lembrar que, Tecnologia, é o uso de técnicas e do conhecimento adquirido para aperfeiçoar e/ou facilitar a vida das pessoas, por exemplo com a resolução de um problema ou a execução de uma tarefa específica.

 

Dessa forma, ela pode ser aplicada em diversas tarefas diferentes, inclusive aparecendo em situações, desde o simples aproveitamento dos recursos naturais, até a transformação do ambiente em nosso favor.

 

Nesse momento de retomada (se é que assim podemos considerar), aparecem diversas iniciativas, dentre as quais elencamos abaixo, com os correspondentes links para que possamos nos aprofundar juntos:

 

• Governo brasileiro atinge marca de 1.500 serviços digitalizados em 34 meses

 

• BR inicia envio de mensagens aos cidadãos para ofertar serviços públicos digitais

 

• Ministro do Trabalho e Previdência assina acordo para realização da perícia médica com uso da telemedicina

 

• Fabricante global de equipamentos de segurança doou 20 mil máscaras de proteção

 

• Nova lei cria regras de proteção para entregadores de aplicativo

 

• Como as empresas podem reduzir em mais de 80% o tempo de contratações com uso de inteligência artificial

 

• Adoção de modelos permanentes e opcionais para home office, trabalho híbrido ou presencial, em prol da saúde mental dos colaboradores

 

• Formato permanente de trabalho remoto

 

 

Agora, outra coisa também é certa…

 

A Tecnologia é usada tanto para o bem, quanto para o mal, uma vez que a evolução tecnológica não surgiu somente para “despertar o que há de melhor” nos seres humanos.

 

Em diversos fatores, como nos instrumentos bélicos e de guerra, por exemplo, ela também exerceu grande influência, ajudando na sua evolução e na criação de máquinas cada vez mais mortíferas.

 

Outro exemplo é a disseminação de notícias falsas (as tais “FAKE NEWS”), e o dilema da liberdade de expressão e utilização cada vez mais massiva das redes sociais, que, por si só, não são boas nem ruins, pois essa classificação aplica-se muito mais às pessoas que delas fazem uso!

 

Também temos os constantes vazamentos de dados pessoais e a criatividade das pessoas, neste caso usada de maneira condenável, para a criação de diversos golpes inovadores:

 

• De novo: vazamento expõe dados de 223 milhões de brasileiros;

 

• Em novo golpe, falso entregador pede ‘foto de confirmação’ e recebe financiamento de até 100 mil reais em nome da vítima;

 

• Anatel descobre programa espião em aparelho ‘gatonet’ mais vendido do país;

 

 

Novamente, e como já dissemos em outras ocasiões, embora a tecnologia, via de regra venha para nos ajudar, o ser humano é a chave para o sucesso ou para o atraso de tudo…

 

Portanto, neste reinício, e pegando emprestado um trecho da descrição de um vídeo de Deivison Pedroza, publicado no You Tube bem antes da pandemia, e visando que nós, SERES HUMANOS, possamos utilizar a TECNOLOGIA a favor de nossas relações interpessoais que aos poucos são retomadas, te pergunto:

 

On ou off – De que lado você está?

Está passando a hora de Reiniciar!

Tudo pode ser diferente

Basta você se ligar

Que o mundo pode ser igual, mas diferente! …”

 

 

Assista ao vídeo, vale a pena!

 

Mas, principalmente, façamos diferente e melhor!

 

Sucesso para nós!

 

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »