Investimento em Lato Sensu


Mesmo com os desafios socioeconômicos que todos nós estamos passando há um ano em decorrência da crise sanitária mundial, há um fato inegável na mudança de comportamento da sociedade brasileira: nunca se falou tanto sobre investimento.

Na minha opinião, isto se deve a dois motivos: a melhora da qualidade de vida com aumento da renda dos brasileiros nos últimos 20 anos e o surgimento no mercado de profissionais inovadores que desmistificaram o investimento, como algo que parecia restrito somente àqueles com alto poder aquisitivo.

Hoje, uma boa parcela das pessoas economicamente ativas já teve contato ou investiram em Tesouro Direto, CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), ações de empresas e fundos de investimentos.

Porém, há alguns tipos de investimentos que muitos consideram como despesas ou gastos por não fazerem uma análise mais aprofundada da situação. Vou citar alguns exemplos para ilustrar melhor.

Quando um pai resolve matricular o seu filho numa escola particular, logo ele pensa nos boletos que chegarão e que serão parte das suas despesas mensais. Todavia, ele está fazendo um ótimo investimento para o futuro do seu filho pela boa educação oferecida, e que consequentemente, possibilitará a ele maiores chances no mercado de trabalho.

Eu, particularmente, tomei duas decisões que poucos tomariam se pensassem exclusivamente no dinheiro.

A primeira foi quando eu resolvi mudar de São Paulo em 2011, passando a morar num estado menor, que é o Espírito Santo, para uma oportunidade profissional em que não haveria vantagem em relação ao meu último salário, pelo contrário, eu aceitei o desafio de ganhar um salário menor da média que eu ganhava nos últimos anos, com downgrade de função. Mas, qual era o investimento que estava fazendo naquele momento? Qualidade de vida.

Morando numa cidade menor e com maior mobilidade, tive a oportunidade de realizar uma grande reforma íntima e praticar com mais ênfase o autoconhecimento. Com isto, eu adotei um novo estilo de vida a partir de 2012, e por meio da corrida de rua e hábitos saudáveis, eu saí da obesidade grau 2 até chegar no meu peso ideal. Nestes anos da prática do esporte, eu comecei do ponto zero até chegar à maratona.

Com todos estes acontecimentos, cheguei aos meus atuais 47 anos sem consumir nenhum tipo de remédio. Vocês fazem ideia de quanto representa para o bolso não ter gastos com farmácia anos a fio? Sem dúvida, isto é um excelente investimento.

A segunda decisão que eu quero compartilhar com o leitor é a de ter “investido” num projeto pessoal, com a construção de um canal de conteúdo no YouTube, o “Vida e Performance”. Planejado para iniciar em fevereiro de 2019 para comemorar o meu aniversário de 45 anos, idealizei um canal multicultural de entrevistas e de temas que eu mesmo desenvolveria. Para iniciar de forma minimamente profissional, eu contratei uma consultora de marketing para desenvolvimento da marca e do conceito e contratei um estúdio para gravação e edição dos vídeos.

Para muitos, gastar dinheiro e tempo com um projeto deste seria totalmente infundado por se tratar de algo lúdico, mas qual foi o retorno que eu tive nestes dois anos após entrevistar mais de 90 convidados entre artistas consagrados, empresários, jornalistas, professores, atletas, políticos e youtubers? Eu ampliei de forma inimaginável o meu networking, fiquei amigo de vários ídolos, criei parcerias comerciais com empresas apoiadoras do projeto e lancei no mercado um talk show de atendimento ao cliente e comunicação em parceria com uma grande artista que entrevistei.

Por fim, fica como reflexão que devemos ampliar o conceito de investimento.

E você? Qual será a sua próxima investida?

Abraços e até a próxima!

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook
  • One thought on “Investimento em Lato Sensu

Deixe um comentário

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »