Hoje o nosso bate papo será um pouco mais leve e interativo!! (Será?..)
Novas oportunidades de desenvolvimento de carreiras estão surgindo a cada dia, e isso é muito bom para a nossa empregabilidade.
Alguns exemplos de carreiras emergentes enumeradas pelo Fórum Econômico Mundial são:
• Especialista em Inteligência Artificial
• Cientista de Dados
• Engenheiro de Dados
• Desenvolvedor Big Data
Para entender um pouco do motivo pelo qual essas carreiras são apontadas como tão promissoras, é necessário conhecer os seguintes conceitos:
• Big Data: São dados muito grandes ou muito complexos para serem gerenciados por técnicas tradicionais de processamento, análise e armazenamento de dados.
• Ciência de Dados: É a ciência que analisa dados brutos para extrair conhecimento útil deles.
O big data está mais preocupado com a tecnologia, enquanto a ciência de dados busca a criação de modelos capazes de extrair padrões de dados complexos, e com o uso desses modelos em problemas da vida real.
Para extrair conhecimento útil deste multiverso de dados disponíveis hoje em dia, é preciso, também, entender mais dois conceitos/ferramentas utilizadas pela ciência de dados para atingir este objetivo:
• Inteligência Artificial (IA): Consiste na capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos: aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional, diante de determinadas situações.
Como analogia, pode-se considerar que IA aprende como uma criança, ou seja, aos poucos, o sistema absorve, analisa e organiza os dados de forma a entender e identificar o que são objetos, pessoas, padrões e reações de todos os tipos.
• Machine Learning: Técnica que visa deixar que a máquina aprenda regras (anteriormente pré-programadas) por conta própria a partir dos dados, chegando ao resultado de forma autônoma.
Exemplo: Recomendações personalizadas na Netflix e na Amazon, baseadas nos títulos assistidos pelo usuário. Conforme você inclui dados (assiste) o sistema aprende o que você gosta.
Outros exemplos de carreiras promissoras residem na área da saúde, principalmente pelo fato da população mundial, em especial a brasileira, estar envelhecendo.
Como exemplos, também elencados pelo Fórum Econômico Mundial, podemos citar:
• Técnico de Saúde e Segurança Ocupacional
• Auxiliares de Enfermagem
• Assistente de Cuidados Pessoais
• Terapeuta de Radiação
Neste ponto gostaria de chamar a atenção para a carreira destacada acima, pois, especialmente no Brasil, a área de Saúde e Segurança Ocupacional passa por uma verdadeira revolução regulatória, digital e cultural, pois:
• As Normas Regulamentadoras (NRs), originalmente publicadas em 1978, estão sendo modernizadas;
• O processo de Gestão precisa ser reorganizado, em função da criação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), fruto da modernização da NR-1;
• Pressão interna e externa para a redução de acidentes de trabalho, pois, o Brasil é o 2º País do G20 em mortalidade por acidentes de trabalho;
• A Pandemia da Covid-19 exigiu uma adaptação relâmpago das empresas, obrigando uma aproximação da área com o restante das organizações, especialmente com recursos humanos, tecnologia e cibersegurança;
• E tudo isso regado à implantação do eSocial e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Importante alertar o caro leitor que a fiscalização do trabalho também está atenta e modernizando-se na direção da criação de modelos de Predição de Acidentes, baseados em big data (eSocial, RAIS, CBO, CAT, etc) e em técnicas de IA e Machine Learning, fazendo com que os profissionais da área de Saúde e Segurança Ocupacional, e as empresas em geral, estejam ainda mais atentos aos conceitos citados ao longo deste artigo, e a mais esse:
• Compliance: A palavra COMPLIANCE deriva do verbo inglês to comply, que significa estar em conformidade. Ou seja, trata-se da necessidade de uma postura empresarial de conformidade aos valores éticos e ao ordenamento jurídico vigente.
Neste momento, possivelmente você deve estar pensando…
“Ahhhh não!!! Aí já é demais!! Você é um terrorista!!! Isso tá mais pra ficção científica!!”
Pois é.. ouço isso com certa frequência, é bem verdade…
Mas, se você não acredita em mim, te convido a assistir esse vídeo então…
Não tem jeito…
É preciso se adequar.
E, para desanuviar um pouco depois de tudo isso, sugiro que você assista a um bom filme, que apesar de antigo, foi lançado em 2002 e é um ótimo entretenimento: MINORITY REPORT – A Nova Lei.
MINORITY Report. Direção Steven Spielberg. EUA: 20th Century Fox, 2002, ficção científica/ação ‧ 145min