Você, como founder, deve entender que pitch deck é o seu cartão de visitas, é a porta de entrada para atrair investidores de peso e mostrar o real potencial da sua startup.
E para garantir que a sua apresentação seja congruente, é imprescindível que você destaque os indicadores financeiros corretos.
Mas quais são eles? O que os investidores avaliam em cada um? E como calcular?
Vamos desvendar isso agora!
1. Margem Bruta e Margem Líquida
Estas métricas revelam a saúde financeira da sua empresa. A margem bruta indica quanto você lucra em cada venda, excluindo os custos variáveis. Já a margem líquida leva em consideração todos os custos, mostrando o lucro real da sua empresa.
Como calcular:
– Margem Bruta: (Receita – Custos Variáveis) / Receita
– Margem Líquida: (Lucro Líquido / Receita Total) x 100
Os investidores observam essas margens para entender a viabilidade financeira e a eficiência operacional do seu negócio.
2. Lifetime Value (LTV)
O LTV indica o valor financeiro que um cliente traz para sua empresa durante todo o período em que ele faz negócios com você.
Como calcular:
– LTV = (ticket médio por compra x frequência de compra x tempo de retenção do cliente)
Investidores avaliam o LTV para ter uma noção do valor real que cada cliente pode trazer para o seu negócio.
3. Customer Acquisition Cost (CAC)
O CAC é o custo para adquirir um novo cliente. Um CAC baixo e um LTV alto são sinais de um negócio saudável.
Como calcular:
– CAC = (Total de custos com marketing e vendas) / (Número de novos clientes adquiridos)
Investidores analisam o CAC em relação ao LTV para avaliar a sustentabilidade do seu modelo de negócio.
4. Burn Rate
Indica a velocidade com que a sua empresa está gastando dinheiro. Um burn rate controlado sinaliza que a empresa tem uma gestão financeira sólida.
Como calcular:
– Burn Rate = (Total de despesas – Total de receitas) / período
Os investidores querem ver um burn rate moderado, que indique crescimento sustentável, sem gastar capital de forma imprudente.
5. Taxa de Crescimento Mensal
Essa taxa demonstra o crescimento da sua empresa mês a mês.
Como calcular:
– Taxa de Crescimento Mensal: [(Receita do Mês Atual – Receita do Mês Anterior) / Receita do Mês Anterior] x 100
Neste caso, os investidores buscam empresas com uma taxa de crescimento saudável, indicando um negócio em expansão.
Dominar e apresentar esses indicadores financeiros de forma clara e precisa no seu pitch deck não apenas fortalecerá a sua apresentação, mas servirá como uma bússola, guiando você na hora que os investidores ‘apertarem’ para ver os números da sua startup.
Lembre-se, os números contam a história do seu negócio, certifique-se de que eles estejam contando a história certa! A matemática por trás do seu negócio é uma narrativa poderosa, não deixe de usá-la ao seu favor.
Até a próxima!
>> Artigo publicado por Ubiràttam Alessio, confira aqui.
Posts relacionados:
- Serviços financeiros, uma transformação silenciosa
- Como fazer um ótimo Pitch sobre sua Startup
- SPRINT 015 – STARTUPS, FINTECHS, LAWTECHS E LEGALTECHS DO PITCH AO UPSCALE
- A IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO CONSISTENTE DE MÉTRICAS E INDICADORES PARA STARTUPS
- O RH e a análise de Processos por Indicadores, quais resultados e valores a adoção desta estratégia pode agregar ao seu negócio?