GOVERNANÇA OU METODOLOGIA ÁGIL EM STARTUPS

Em fevereiro, tive o prazer de participar de mais uma live da kadmotek, dessa vez com o tema: Governança e Metodologia Ágil em Startups. A live foi mediada pelo CEO e founder da Kadmotek, Gilberto Albuquerque, com participação da advogada Camila Cruz e da empreendedora Ana Paula Arbache, além da minha presença com o objetivo de contribuir com uma visão estratégica quanto à importância da segurança de informação, sobretudo alinhada à LGPD (Lei Geral de proteção de dados), nos processos cotidianos de startups.

A conversa foi extremamente rica e, como os encontros anteriores, contou com uma diversidade de perspectivas, garantidas por meio das biografias e trajetórias ímpares de cada participante. Em termos gerais, detalho a seguir a contribuição de cada participante e os principais pontos de debate.

Ana Paula Arbache, com sua visão e experiência estratégicas, de mais de duas décadas no ecossistema de startups, destacou a importância da governança em startups, sobretudo, quando já contam com investimentos de fundos. Por outro lado, revelou que considera a agilidade das startups uma característica que compõe o DNA destas empresas. Para ela, uma precursora da metodologia ágil, em suas palavras, uma filosofia ágil, o principal aspecto é adotar modelos apropriados às necessidades das startups, que devem ter estruturas enxutas e definição clara de objetivos nos squads. Assim, as fronteiras de poder tendem a ser mais diluídas, com papéis melhor definidos, o que sem dúvida, trará um resultado ágil e eficiente.

Camila Cruz, por sua vez, trouxe sua experiência e bagagem enquanto advogada, destacando a necessidade de processos de governança para dirimir riscos às empresas. Ou seja, é necessário conjugar o dinamismo natural das startups com formalidades jurídicas mínimas. Um aspecto fundamental para ela é o Compliance, a burocracia que parece não ter relevância, mas que pode interferir no crescimento e consolidação do negócio. Adotar determinadas regras desde o começo garante, no médio e longo prazo, uma maior sustentabilidade à empresa. Camila, ainda destacou que a adoção de ferramentas, que auxiliem nos fluxos internos, facilita o mapeamento e controle de processos, permitindo sua gestão e vantagens estratégicas, além de ferramentas que contribuíam para a agilidade nativa das startups, são capazes de garantir longevidade e saúde jurídica às empresas.

 

Por fim, com minha contribuição, procurei conjugar os anos de experiência acumulados atuando em grandes empresas do setor privado e, atualmente, à frente da startup BeeLegal, uma Lawtech com ampla atuação na oferta de soluções inovadoras e tecnológicas para o mercado jurídico. Destaquei importância da agilidade nas startups, que deriva, sobretudo, da necessidade de tomada de decisões rápidas e capacidade de adaptabilidade, já que pequenos erros, implicam em custos significativos, sem contar com as redes de segurança tradicionais de grandes empresas. Com minha experiência à frente da Beelegal, destaquei a importância de começar startups com ferramentas e processos capazes de garantir a longevidade da empresa, um aspecto essencial, neste sentido, é atender aos parâmetros definidos pela LGPD. 

 

Trata-se de um novo olhar, uma mudança necessária de perspectiva em relação à Lei para entendê-la não apenas de forma burocrática, mas sim como uma vantagem estratégica.

Ficou curioso e quer ouvir a íntegra do bate-papo? Confira o registro abaixo:

 

Compartilhar:

WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Facebook

Mais artigos

CONSENTIMENTOS DE COOKIES

Na era digital atual, a proteção de dados e a privacidade dos usuários são prioridades indiscutíveis. As leis de privacidade são uma realidade, e vem monitorando e regulando o mercado global com grande eficiência.

MARKETING DE RELACIONAMENTO

É a combinação de pequenos detalhes que faz a grande diferença no sucesso das interações e de toda a cadeia de atendimento. Por isso, é essencial que se invista em uma equipe especializada para o relacionamento em Redes Sociais, para que, além de passarem informações precisas, com empatia e humanização, sobre produtos e serviços, possam, acima de tudo, gerar negócios.

EXPLORANDO O ECOSSISTEMA WEB 3.0 NO BRASIL: UMA JORNADA DE DESCOBERTAS E INVESTIMENTOS

A pergunta que lanço no título desse artigo é para contar que não é preciso sair do Brasil para localizar startups que estão no ecossistema Web 3.0. Temos vários cases interessantes no Brasil. Nas últimas semanas participei de dois eventos, onde pude ver um conteúdo rico para todos os entusiastas e curiosos do que está acontecendo no que chamo de movimento Web 3.0.

7 TENDÊNCIAS DO MERCADO DIGITAL

“Tendências do Marketing Digital Automotivo 2020”. São reflexões que acreditamos que podem te ajudar a pensar sua estratégia de marketing digital automotivo.

Idioma »